22 de mai de 2016

O perdão de uma mãe

Domingos são típicos para aproveitarmos ao lado da família, regados com bom papo e filmes. Principalmente, domingos cinza e frios, como estão sendo ultimamente em minha cidade.
No final do dia, aproveito para ver o que está passando no canal aberto. SBT, programa Eliana, um quadro me chamou a atenção.
Claro que o efeito de programas assim é utilizar-se ao máximo do recurso que os apresentadores, já escolados, têm em suas mãos: o sensacionalismo.
Mas, dessa vez, o apelo foi baixo.
Uma personagem, com os braços abaixados e mãos cruzadas, narrava sua juventude sofrida no interior da Bahia.
Parei para prestar atenção. Sempre aprendemos um pouco.
Num determinado momento, revelou-se o que aquela senhora, cujos olhos demonstravam toda tristeza, e um vazio imenso, buscava no programa: o reencontro com seus quatro filhos.
Devido a um marido machista, ele a expulsou. Mandou-a embora, sem nada, sem seus filhos.


E os anos passaram, ela voltou à Bahia algumas vezes, atrás de informações, mas foi como se eles virassem fumaça.
30 anos depois, Eliana, consegue ajudá-la, e encontra seus filhos. Porém, um deles não quis ir ao programa e conhecer sua mãe.
Claro, é aceitável, só Deus sabe o que o pai falou sobre a mãe biológica a eles.
Mas, pensei comigo... e se fosse o inverso? Eu tenho certeza,de que a mãe não pensaria duas vezes para tomar seus rebentos em seus braços, perdoá-los e viverem todos juntos, em harmonia, retomando a vida que lhes fora negada por terceiros.
Aí surge a dúvida: Por que para os filhos é mais difícil perdoar às suas mães? Já que o oposto não ocorre?
Mistérios divinos?
Uma vez li que mãe é um anjo que Deus manda à Terra para proteger Seus filhos.
Pois bem, se assim for, justifica-se que toda mãe perdoa. Que toda mãe ama incondicionalmente “seu pedacinho”.
Acredito que seja esse o papel principal: amar, amar e amar.
Quantos machucados já foram curados através do abraço de uma mãe, ou um beijo, ou apenas um afago?
Mãe nasce com essa fagulha a mais, com esse toque divino, porque deve ser assim.
Por isso, a poucas é dado tal privilégio.
Muitas colocam filhos no mundo ( vezes por um descuido ), mas poucas são mães.
Mas, voltado ao programa, no final, os três filhos que foram ao encontro daquela senhora, apenas uma, a filha caçula a abraçou com carinho e saudade. Os outros dois, ainda machucados, abraçaram aquela mulher como abraçariam a outra senhora qualquer, por educação.
O que também me fez pensar: que direito aquele pai teve em fazer isso com seus filhos? Que amor é esse que, por vaidade, pune a seus rebentos?
Ele construiu uma imagem monstruosa, que fez com que os corações dos seus filhos congelassem em relação à mãe biológica. E como reverter isso?
A mãe deles já sabe e demonstrou: amando-os incondicionalmente.
No momento certo, o amor os unirá, e dissipará toda mágoa e angústia que há ali. E os danos serão reparados.

O amor sempre dá um jeito de refazer, remontar e curar. Principalmente o de uma mãe.  

3 de mai de 2016

E agora? Bloqueou!

Mais uma vez, em menos de dois anos, um dos aplicativos mais baixados no mundo, o WhatsApp, foi bloqueado. Para quem ainda não sabe o motivo dessa decisão, segue o resumo: o processo exige que o WhatsApp divulgue dados sigilosos de conversas pelo aplicativo que poderiam auxiliar na investigação sobre um esquema internacional de tráfico de drogas. 
Pois bem, o aplicativo, é utilizado por milhões de brasileiros, seja para um simples bate papo, ou para informações profissionais. Muitas empresas utilizam a ferramenta para marcar reuniões, informar quanto a decisões ou solicitar algo aos seus funcionários.
É um meio barato de comunicação, não há custo algum para o cliente, que paga só os dados, quando os utiliza, das operadoras.
Através do aplicativo, é possível transferir arquivos, realizar chamadas e,isso sem pagar um centavo. O que o difere, e muito, das operadoras.
A questão é: até onde é correto o juiz banir a todos da utilização do Whats? 
Muitos brasileiros manifestaram-se em outras redes sociais ( ainda não bloqueadas ), sejam com piadas irônicas ou acusações políticas, dizendo que é mais uma forma do governo censurar a todos.
Outros falam em complô das operadoras contra o aplicativo, pois o bendito produto norte-americano, está roubando clientes, pois desde que surgiu no Brasil,  rapidamente ganhou adeptos, muitas operadoras não têm conseguido vender os pacotes de dados, que incluem ligações ( o que no aplicativo é gratuito ).
Seja o que for, um dia virá à tona.
Hoje mesmo,  em uma conversa, estive falando a respeito: Não há mal tão bem escondido que um dia não seja descoberto.
No momento, indiferente do motivo, incomoda o fato de saber que, há tantas coisas erradas em nosso País,  juízes que poderiam obrigar, bloquear, manifestarem-se através de sua caneta e com embasamento nas Leis, parecem que hibernaram.

Rio de Janeiro, 2016, Olimpíadas. Gasto estimado: 39 BILHÕES de reais.
Rio de Janeiro, 2016, Ciclovia Tim Maia. Gasto estimado: 44 MILHÕES de reais.
Rio de Janeiro, 2015, Museu do Amanhã. Gasto estimado 8 BILHÕES de reais.
Copa do Mundo, Brasil, 2014. Gasto estimado apenas nos estádios: 8,4 BILHÕES de reais.




Não, não tenho NADA contra a cidade maravilhosa, que é sim maravilhosa, acolhedora, esplêndida em sua natureza. Mas cito-a como exemplo, porque essa semana mesmo, assistindo a um trecho do jornal nacional, aposentados e pensionistas choravam porque AINDA, a prefeitura não tinha pago seus salários, alegando FALTA DE VERBA.
Porque o dinheiro pra construir uma ciclovia ( utilizando areia, visto o tempo que durou ), não pode ser utilizado para pagar àqueles que tanto trabalharam e fizeram pela cidade, pelo estado, pelo país!
O que está errado, meus amigos do Naco de Prosa?
Somos nós que viemos de uma sucessão de erros políticos?
Somos nós que nos deixamos levar e hoje, estagnamos de uma forma que quem deveria nos servir nos pune?
Eu definitivamente não entendo!
Aí, o juiz, seja o estado que for, não faz diferença, aos invés de indagar isso que listei acima, ele simplesmente resolve “canetear” e bloqueia nosso acesso a um dos aplicativos mais utilizados no mundo.
A impressão que tenho, é que o Brasil está ótimo, economia, educação e saúde de primeiro mundo, o que desobriga pessoas com funções relevantes e, que nos deveriam proteger, fazem coisas assim... bloquear WhatssApp.
A minha indignação não é pelo bloqueio, embora senti falta porque tenho parentes e amigos espalhados pelo Brasil e, é sempre bom saber de todos, quando não nos é possível viajar. A minha indignação é pelo rumo que as coisas estão tomando, e tenho muito medo de que não consigamos mais virar o lado de tudo, e que muito já se perdeu e não terá como retomarmos.

Não me dói bloquearem o Whats, ou o Face, ou seja lá o que for. Dói-me, é ouvir o grito de desespero, é ver a lágrima escorrendo em rostos desconhecidos, mas não menos importantes, porque não saberá como irá gerir sua família a partir de amanhã porque está desempregado. Ou porque é a última pílula de um remédio controlado, e que amanhã não terá como comprar porque a prefeitura não tem VERBA para pagar o que é dele por direito!
Estão falando que o próximo a ser bloqueado é o Facebook, boato ou não, eu realmente espero um dia ler ou ouvir por aí: o Brasil saiu da UTI.



A existência de Deus

Antoine de Saint-Exupéry, notável escritor que se notabilizou pela sua grande paixão à aviação, sendo destacado para fazer a linha comerc...