14 de out. de 2016

Dia do Professor


Foto do Google

Dia 15 de outubro, sábado, é celebrado o "Dia do Professor", interessante porque, como em todas as outras datas celebradas em nosso país, ele é lembrado e festejado "APENAS" neste dia, salvam-se raras exceções quando alguns ex-alunos, no decorrer de sua vida, lembram e relembram de seus mestres. Ao ler diversas matérias, que já ocupam páginas de revistas e jornais a respeito dos professores, observei quanto ainda temos que caminhar para a valorização real deste que, é pilar para os profissionais de hoje, e não falo apenas de valorização monetária, falo mais de valorização humanitária. Vejo professores sobrecarregados, estressados, desmotivados, sem tempo para a vida pessoal, fora as cobranças feitas por alguns pais, que exigem que seus filhos sejam educados por eles, impondo uma função que é exclusivamente da família, deixo mais claro: ensinar matérias e criar pilares para que o cidadão se torne um bom profissional, é função do professor, e termina aí. O que resta, é função dos pais. Vejo fotos de professores, principalmente no interior do Norte e Nordeste do país, dando aulas em situações precárias, muitas vezes, em salas improvisadas onde se juntam alunos das mais diversas idades, cujas faixas etárias são, às vezes, de até dez anos de diferença. Aí, o professor precisa identificar cada aluno, com seu grau de aprendizado e dificuldade e parear o ensinamento para que todos ali presentes, entendam e não sejam prejudicados. Há anos, isso acontece, e não vejo uma organização por parte do governo para melhorias. Em grandes centros, o problema é outro, com o
fotos do Google
crescimento na área tecnológica e o aceso fácil a celulares e tabletes, o professor precisa usar toda sua criatividade para prender a atenção do aluno e desviá-lo de Whats e Faces, tarefa não muito fácil, visto que a educação esperada que os pais assumam já não se encontra com facilidade como há alguns anos. Acredito que este dia 15 de Outubro, não deva ser de flores à porta ou abraços pelas ruas das cidades mas, sim, uma profunda análise de todos em como podemos melhorar a educação em nosso país, o caminho é fácil, mas é preciso dar o primeiro passo e, este primeiro passo, está na casa de cada criança que vai à escola, que saiba respeitar o profissional que está lá na frente, repassando conhecimentos. Valorizam-se médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, dentistas, mas se esquecem que, se não fosse o professor, que muitas vezes enfrentou dificuldades imensas para chegar até a sala de aula, todas as outras profissões seriam falhas ou não existiriam.

11 comentários:

  1. Ser-se professor nos tempos atuais não é nada fácil. Merecem o meu respeito e aplauso pela paciência e força que muitas vezes mostram ter... sem ter perante situações difíceis que certos alunos provocam. Bem hajam
    .
    Fim de semana feliz.

    ResponderExcluir
  2. Que linda postagem, bem verdade isso querida amiga, acho que ser professor é ter uma missão, a mais difícil que há, a de ensinar!
    Deixo aqui meu abraço apertado e com os meus parabéns pela sua profissão, amiga professora querida, Marli!

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto
    É pena que hoje não respeitem tanto o Professor(a) como nós respeitávamos antigamente.

    Beijo e um bom fim de semana.
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Lindo! Pena uma profissão tão importante não ter o devido reconhecimento! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Uma linda homenagem Marli pelo dia tão lindo que é do Professor.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Acróstico

    Das profissões esta é a mais nobre
    Início da primeira real noção
    Assim, que o aluno na aula descobre
    Dalguma dúvida a explicação.

    O professor nos mostra, descobre
    Põe sabedoria em cada questão
    Repete, explica e nada encobre
    Obtendo assim toda nossa atenção.

    Feliz dia! Ó mestre desprezado!
    Este Patropi nem lhe dá valor
    Suor e desprestígio é seu legado.

    Seja, por sequência, lá onde for
    O meu mais sincero muito obrigado
    Reconheço: do saber és portador.

    ResponderExcluir
  7. Ser professor no Brasil não é fácil.
    Qdo eu era pequena foi meu grande sonho,me formei mas as condições não permitiram que eu seguisse carreira.
    Parabéns aos mestres!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  8. Professor: uma profissão das mais importantes mas sempre tão pouco acarinhada.
    Bonita homenagem ao dia do Professor.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, a educação dos filhos são da responsabilidade do pais, o professor tem a função de transmitir o conhecimento, os pais não compreendem que o professor tem a função (profissão) mais importante de todas as profissões, um pais sem professores não tem desenvolvimento.
    Bom fim de semana,
    AG

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Marli, estamos sempre dando um passo à frente de dois atrás justamente porque não é tradição de nosso país a formação de pessoas capazes de assumirem responsabilidades.
    Os países desenvolvidos sabem que a base de sua política econômica não está assentada na indústria, no comércio ou na produção pecuária e agrícola, mas sim na formação de jovens, principalmente em nível superior. Países como os Estados Unidos e Espanha tem um alto nível de pessoas formada em universidades: 90% nos EUA, quase 85% na Espanha. E somente che consegue esse feito, que impulsionará todas as áreas da economia, com professores preparados e com muito boa remuneração. (Pobre do nosso País!)
    Abraço. Pedro.

    ResponderExcluir
  11. Subscrevo. Por cá, situação idêntica, amiga.
    Professores esgotados!
    Bjo, Marli :)

    ResponderExcluir

O porta-retratos

  Foto do google     Era quase uma da manhã, lembro-me que estava inquieta naquela madrugada, talvez pelo vento, que fazia o galho bater...