13 de mar. de 2019

A heroína esquecida

Fotos do Google


    Mês de março, ouvimos falar muito a respeito das mulheres. Há tanto a comentar, tanto a homenagear pela bravura que demonstram em seu dia a dia.
 Mulheres que curam com a grandeza do seu coração, mulheres que são cativantes, pois ao seu redor não há tristezas, há mulheres de todos os tipos e há as verdadeiras heroínas, as que ficam invisíveis perante o grande bem que fazem à sociedade.
    Entre tantas heroínas, Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, foi a escolhida para aqui, homenagear a todas as outras mulheres, que como Aracy ainda continuam esquecidas.
    Ela nasceu na cidade de Rio Negro, PR e faleceu em São Paulo em 2011.
Aracy também é conhecida por ter seu nome escrito no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu do Holocausto, em Israel, por ter ajudado muitos judeus a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas. A homenagem foi prestada em 8 de julho de 1982, ela é conhecida como “O Anjo de Hamburgo”.
Prestou serviços no Itamaraty, foi uma poliglota brasileira, foi a segunda esposa do escritor Guimarães Rosa.
Aracy, ainda criança foi morar, em São Paulo com os pais. Casou-se em 1930 com o alemão Johan von Tess, teve um filho com ele. Separada  foi morar  na Alemanha com a mãe e irmã. Por falar quatro línguas (português, inglês, francês e alemão), conseguiu uma nomeação no consulado brasileiro em Hamburgo, onde passou a ser chefe da Secção de Passaportes.
No ano de 1938, entrou em vigor, no Brasil, a Circular Secreta 1.127, que restringia a entrada de judeus no país. Aracy ignorou a circular e continuou preparando vistos para judeus, permitindo sua entrada no Brasil. Como despachava com o cônsul geral, ela colocava os vistos entre a papelada para as assinaturas. Para obter a aprovação dos vistos, Aracy simplesmente deixava de pôr neles a letra J, que identificava quem era judeu. Nessa época, João Guimarães Rosa era cônsul adjunto. Ele soube do que ela fazia e apoiou sua atitude, com o que Aracy intensificou aquele trabalho, livrando muitos judeus da prisão e da morte.
A heroína permaneceu na Alemanha até 1942, o retorno ao Brasil foi tumultuado, pois ficaram quatro meses sob custódia do governo alemão, e foram trocados por diplomatas alemães.
A famosa obra "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa (1956), foi dedicado a ela.
   Foi companheira de Guimarães por trinta anos, era sua leitora fiel participando de suas decisões, era uma mulher que enfrentava tudo quando percebia as injustiças.
   Perguntaram-lhe certa vez, por que se arriscara ajudando aos judeus, ela respondeu:- “ Porque era justo.”
“Nunca tive medo, quem tinha medo era o Joãozinho. Ele dizia que eu exagerava, que estava pondo em risco a mim e a toda a família, mas não se metia muito e me deixava ir fazendo.” “O Guima tinha um papel fundamental. Era ele que assinava os passaportes.”
Ela sempre o chamava carinhosamente de Guima.
  Pelo seu trabalho em Hamburgo, em 1982 Aracy foi  incluída entre os quase 22 mil nomes que estão no Jardim dos Justos, no Museu do Holocausto, em Jerusalém. Homenagem e um reconhecimento que o Estado de Israel presta aos “góim” (não judeus) que ajudaram judeus a escapar do genocídio. Entre os mais famosos estão o empresário alemão Oskar Schindler - que inspirou o filme A lista de Schindler, de Steven Spielberg - e o diplomata sueco Raoul Wallenberg. Apenas outro brasileiro, o embaixador Luiz de Souza Dantas (1876-1954), recebeu a mesma honraria, em 2003. "Discreta, sem jamais ter caído na tentação de se promover por ter sido quem foi, Aracy pagou o preço do esquecimento", diz o historiador e escritor René Daniel Decol.
Aracy ficou viúva no ano de 1967 e não se casou novamente. Sofria de Mal de Alzheimer, faleceu em 3 de março de 2011, na cidade de São Paulo/SP, aos 102 anos.
Através de Aracy, nossa homenagem a todas as mulheres!

19 comentários:

  1. Bonito e interessante texto:))

    Hoje:- Caminhos da ilusão...

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida amiga Marli!
    Sua postagem revela muito bom gosto e significa nossa condição de sermos mulheres.
    Gostei de aprender muito dessa magnífica representante do nosso gênero.
    Tenha dias felizes e abençoados por Deus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderExcluir
  3. Uma idade linda! Belo texto!
    AMEI!
    Renascendo, em cada dia ...
    Beijo e uma boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Desconhecia esta grande senhora!
    Obrigada por falar dela!
    Boa quinta-feira!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Marli, em algumas obras que li sobre Guimarães Rosa conheci um pouco da vida de Aracy, a segunda mulher do escritor, mas desconhecia que ela era natural de Rio Negro, RS, cidade "gêmea" de Mafra, SC. Também não sabia que ela viveu até os 102 anos de idade, e, muito menos que faleceu em 2011. (Guimarães Rosa é que faleceu com apenas 60 anos, se não me engano).
    Eu tinha conhecimento do trabalho realizado por Aracy em favor dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi, sem dúvida, uma heroína.
    Parabéns, Marli, pelo belo trabalho.
    Um ótimo final de semana.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Gostei de conhecer esta grande Mulher. Bonita, a sua homenagem. Obrigada por partilhar.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Marli, que história, hein? Olha o que fez essa linda mulher a favor dos judeus, maravilhoso seu trabalho, e foi espertinha...quantas vidas salvou!! Essas são as pessoas de ouro, amiga, não tem preço que pague um ato de bravura tão grande. Quando penso no holocausto, o que um ser humano é capaz... dá vergonha de ser gente. Mas por outro lado, gestos assim, como de Aracy...
    Beijo grande, querida! Uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Mas que maravilhosa homenagem.
    Que todos os dias sejam das mulheres, do respeito mutuo!
    Abraço

    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderExcluir
  9. Oi Marli!
    Que show de história nos presenteaste, uma mulher e tanto valeu muito saber sobre ela.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a história desta heroína brasileira.
    Uma merecida homenagem, à Aracy em particular e às mulheres em geral.
    Marli, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Poxa, mas que maravilhosa lembrança, amiga. Fico sempre pensando na prática, como foras as coisas...beijos

    ResponderExcluir
  12. Aracy que agora chega ao meu conhecimento, bem vale o reconhecimento do mundo, pelo humanismo que demonstrou, segundo a tua bem justa crónica. Gostei da divulgação, até porque sempre me interessei, pela literatura que diz respeito ao nazismo de má memória. pelo guardo bastantes livros a respeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. .Your friendship means the world to me
    I know that we’re different, and we don’t agree with each other most of the time, but I wouldn’t be happy without you
    .Thank you, pal. آهنگ روز مادر شاد (یکجا)

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...