2 de abr. de 2019

Pessoas abnegadas

Foto do GOOGLE


      Abnegação significa abrir mão dos interesses próprios em detrimento dos interesses de outros, exemplo de abnegação que experimentamos é nosso amor de pais pelos nossos filhos, quando muitas das vezes abrimos mão de confortos e até de necessidades para suprir as deles, abnegação  é “abrir mão”, “renunciar”.Segundo Carlos Bernardo González Pecotche:
“Do amor verdadeiro nunca estão ausentes a abnegação e o sacrifício.” E Jesus é o nosso maior exemplo de altruísmo e abnegação.
  Pessoas que trabalham pelo bem de outras colocando,às vezes em risco, a própria vida, são as que já ascenderam no caminho do bem, pois a pessoa abnegada nega as suas próprias necessidades e se volta para atender as necessidades dos outros. Assim como em (Coríntios 13.5):
 "Não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal".
  Temos grandes exemplos de pessoas abnegadas, muitos nomes que fizeram e fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Podemos citar a catástrofe de Brumadinho, o rompimento da barragem em 25 de janeiro de 2019, que resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. A barragem de rejeitos classificada como de "baixo risco" e "alto potencial de danos", a 65 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Provocando muito sofrimento ao ser humano, deixando-os em agonia. Há inúmeras tragédias que assolaram muitas pessoas, deixando-as na destruição total.
   Em meio a tanta aflição existem as pessoas altruístas, abnegadas, e entre muitas estão os verdadeiros heróis, os bombeiros, hoje conhecidos como: OS HERÓIS DE BRUMADINHO, que se deslocaram para o local do acidente, e esqueceram-se de suas vidas, entregando-se ao trabalho para ajudar a todos, que mesmo sem conhecê-los não mediram esforços para auxiliá-los.
   Eles são pessoas instruídas, que sabem que a causa do desastre foi o descaso e porque não afirmar que foi a ganância de algumas pessoas, mas ao invés de ficarem com raiva, indignados, submeteram-se  colocando em risco as suas vidas, colocando   seu corpo no meio da podridão, confrontando-se com cenas traumáticas de morte e desespero, para levar um pouco de conforto aos outros, desconhecidos seus, e estas pessoas não se acham especiais ou extraordinárias. São apenas pessoas normais, fazendo o que acham ser o certo a fazer e que não param, pois continuam em outros lugares onde ocorrem catástrofes, possuem quem sabe um grau mais elevado de empatia, a qual está profundamente ligada à abnegação, que os ajuda a compreender a dor e o sofrimento das pessoas ao seu redor, incentivando-os a encontrar mecanismos que façam com que possam ajudá-las de maneira mais assertiva e efetiva.
   São atos semelhantes de pessoas abnegadas que auxiliam na transformação das pessoas e do mundo no qual vivemos. Há muitos heróis na nossa história, mas hoje os aplausos vão para os Bombeiros de Brumadinho. O trabalho foi tão grandioso que ganhou um poema da menina Helena Silva, que foi declamado pelos integrantes da corporação, cada militar fardado ficou responsável por uma estrofe do poema:

  Os Heróis de Brumadinho
Tanta lama
Tanta destruição
No meio de tanto verde
Só ficou poluição

Tristeza é o que todos tem sentido
Mas com a ajuda dos bombeiros
Tudo vem sendo resolvido

Dia e noite eles trabalham
Procurando vítimas
Ajudando famílias
Que esperam por notícias

Ser bombeiro não deve ser fácil
Precisa de força
E muito trabalho

Até para os bombeiros
Existem pessoas boas
Que valorizam seu trabalho
E lavam suas roupas

Os bombeiros são pessoas como nós
Mas salvam muitas vidas
E são realmente verdadeiros HERÓIS


Admiro os heróis abnegados!

13 comentários:

  1. Esses heróis merecem ser homenageados e as pessoas que de uma ou outra forma os ajudaram a ajudar, igualmente merecem! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Uma bonita homenagem:))Adorei

    Hoje:- Quando há vida, na vida da gente. Felicidades meu bem.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto em homenagem! Amei!

    *
    Primavera agreste ...
    Beijo e uma excelente tarde...

    ResponderExcluir
  4. Ouvimos falar da tragédia através dos meios de comunicação aqui em Portugal. Os bombeiros são gente formidável pela sua abnegação. Fazem um trabalho notável e é bom homenageá-los! Belo poema, o da menina Helena!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga amiga Marli desde já fico grato pelo comentário ao meu poema, pelas boas palavras. Depois, servindo a grande tragédia de Brumadinho, para serem inaltecidos os altruistas bombeiros, tentado salvar vidas, sobretudo. Verdade que o que vai salvando o mundo é a abnegação de muitas pessoas. Ai e agora em Moçambique com outra grande tragédia, esta climatérica, que afectou mais de um milhão de pessoas. Daqui de Portugal, seguiu de imediato ajuda de Médicos, Bombeiros, militares, técnicos etc. Até se constituiu uma maternidade. Em suma; todo o País está mobilizado, com roupas e géneros de alimentação. Além de dinheiro, que é depositado em contas bancárias, abertas para o efeito.
    Bem Marli, é a partir destas catástrofe, que fica provado o quanto pode a solidariedade humana.
    Haja sempre altruísmo!...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Marli!

    Grata por sua visita e tão gentis palavras em meu blog.

    Qdo comecei a ler seu excelente texto, pensei que iria falar de abnegação no senti lato do termo, e que pudesse surgir uma história sobre alguém mto abnegado, mas de facto, você fez um preâmbulo, muito bem escrito, se diga, sobre abnegação e depois soube introduzir perfeitamente em sua escrita a tragédia de Brumadinho e seus heróis: OS BOMBEIROS.

    De facto, numa tragédia, seja ela de que índole for, sempre há quem se destaque e em Brumadinho foram os bombeiros, que dia e noite, sem parar, se esqueceram deles e das famílias, para poder socorrer e auxiliar quem tanto deles precisava. Muito obrigada em nome da Humanidade.

    Gostei imenso do poema da menina, que de forma simples, mas mto realista, falou dos "Heróis de Brumadinho". Ela acha e acha mto bem, que eles são pessoas como nós, mas nós ficamos em nossa zona de conforto e eles arriscam suas próprias vidas, o que tem todo o valor.

    Beijos e dias bem felizes.

    ResponderExcluir
  7. Há pessoas assim, abnegadas, que fazem tudo o que está ao seu alcance para ajudar os outros.
    Excelente texto, gostei imenso.
    Marli, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Justíssima homenagem aos Heróis de Brumadinho: os bombeiros.
    Essa tragédia me comoveu muito. O seu texto é muito bonito e a iniciativa de cada bombeiro ler uma estrofe do poema de Helena Silva é muito inspiradora.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Que belo post, Marli! Precisamos, realmente, abraçar e homenagear esses abnegados e anônimos heróis! Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  10. Belo texto, querida Marli! Junto-me a você para essa homenagem entre tantas outras ao Corpo do Bombeiro do Brasil, corajosos, abnegados homens do nosso Brasil.
    Vou lhe contar uma historinha pequena: Há anos, quando meus filhos eram pequenos, e vinha o Ano Novo, tudo parava aqui em casa quando os Bombeiros passavam pela minha rua à meia-noite com a 'sirene' ligada, sua luz piscando. Íamos para o terraço um pouco antes para esperá-los, abanar, gritar e deseja-lhes um feliz ano, e aplaudi-los! Esses sim, merecem!
    Beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  11. Homenagem merecida;
    Que Deus conforte o coração da família

    ResponderExcluir
  12. Uma bonita homenagem! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir

O porta-retratos

  Foto do google     Era quase uma da manhã, lembro-me que estava inquieta naquela madrugada, talvez pelo vento, que fazia o galho bater...