21 de dez. de 2020

O Natal de Lizzie

 

Foto do Google


 

    Lizzie estava atenta ao calendário, pois sabia distinguir bem os números, com seus cinco aninhos era muito esperta, inteligente e cheia de vida.

Tinha dois irmãos mais velhos, os quais sabiam a verdade sobre o bom velhinho, o Papai Noel, e que para os desvalidos, e mais necessitados, o Natal era apenas um dia qualquer, pois não havia árvore de Natal, nem presentes e muito menos uma ceia.

A pequena vivia no mundo da fantasia e, era muito feliz, mesmo que seus irmãos tentassem de todas as formas destruírem a imagem boa, que ela guardava em sua memória do Natal, que conheceu pela TV.

  Seu pai havia falecido em um acidente de trabalho, a mina desabou matando-o, juntamente com mais dois trabalhadores, sua mãe recebia uma pequena pensão, que mal dava para pagar as principais despesas, e ainda trabalhava em casa lavando roupas, as quais entregava passadas, tinha poucos fregueses, pois era difícil cuidar dos filhos, da casa, lavar e passar muita roupa.

  Os filhos maiores ajudavam na entrega das roupas, e sempre ganhavam um mimo dos fregueses da mãe.

  Certo dia, Lizzie pediu à mãe para ir com os irmãos na entrega das roupas, era quase Natal. Os três foram carregados de pacotes muito bem distribuídos para que nada ficasse amassado. Em cada vitrine que passavam, a pequena queria parar para ver o Papai Noel, os brinquedos, as pessoas alegres, com suas sacolas cheias, porém neste Natal havia algo diferente, pois  todos estavam usando máscaras, devido à pandemia. Ela já estava informada sobre tudo, e principalmente sobre os cuidados que deveria ter para se proteger e assim, proteger os outros também.

  Ao chegarem à casa da primeira freguesa, a porta se abriu e ela ficou extasiada com tanta beleza na sala de jantar, nunca vira igual. Uma árvore gigante enfeitada com belas bolas vermelhas, sob ela muitos pacotes de presentes, os olhinhos dela brilhavam. A dona da casa viu o encantamento da menina e disse:

-Qual é o seu nome? -Lizzie, ela respondeu rapidamente.

-Lizzie, venha admirar a árvore de perto. Ela ficou um pouco arredia, mas sentiu a aprovação no olhar dos irmãos, foi pisando  mansinho para não acordar o Menino Jesus, que dormia no presépio. Ficou um longo tempo olhando tudo com muito cuidado e amor.

   Lágrimas escorreram dos seus lindos olhinhos, nunca tiveram uma árvore de Natal em casa. Tudo eram promessas de sua mãe, que não podia cumpri-las.

Foram à casa de todos os fregueses para entregar as roupas, a menina não falou mais nada, seu silêncio mostrava-lhes o quanto estava triste e desiludida, os irmãos não quiseram falar nada também, e assim seguiram para casa.

  Nem a presença do Papai Noel em frente às lojas a animaram, os irmãos perguntaram se ela queria ir ao shopping para conversar com o Papai Noel, explicaram a ela que lá ele ficava em uma grande cadeira, apenas ouvindo os pedidos das crianças, mas ela apenas meneou um não, com a cabeça.

Em casa, a mãe notou a tristeza da pequena, que não quis falar nada, e sequer quis comer. Ela sabia que o motivo da tristeza era o que vira, pois seus olhinhos jamais haviam visto algo diferente do que conhecia em seu bairro, a beleza do Natal, tanto brilho, tanta luz.

  Lizzie em sua humilde cama não conseguia dormir, pensando no que vira, mas não estava triste por ela, mas sim por todas as pessoas que jamais teriam um Natal, como ela presenciara nos preparativos por onde passou. Em sua tenra idade pode mensurar o quanto as pessoas eram diferentes, o quanto padeciam e o quanto não percebiam além do seu mundo precário.

Levantou-se muito cedo e correu no quarto dos irmãos, sacudindo o braço de cada um.

-Acordem, por favor, acordem!

-O que aconteceu, Lizzie?

-Quero que me levem ao shopping, vou fazer meu pedido ao Papai Noel.

Sem saber o que fazer e dizer, pois seria mais uma decepção para a irmãzinha, que vivia no mundo da fantasia.

Ao chegarem ao shopping ela correu pegou as mãos do velho Noel e disse:

-Querido, Papai Noel, sei que você está mais perto de Jesus e com certeza, ele o atenderá. O bom velhinho arregalou os olhos e ficou ouvindo o pedido da pequena.

-Peça a Jesus para que todas as pessoas, que vivem como minha família, possam ter um Natal com pinheirinhos enfeitados com bolas cobertas de esperança, que haja muita alegria ao festejar o nascimento Dele, que Ele nasça e permaneça no coração dos humildes, que haja muito Amor para ser  fatiado, e que todos possam ganhar uma boa fatia deste Amor para completar a sua ceia.

  Feliz Natal a todos!

10 comentários:

  1. Um belo conto, Marli. Essa diferença é mesmo gritante. Mesmo sem presentes, se todos pudessem se juntar para comemorar a data, já seria uma felicidade. Terminou de forma encantadora sua narrativa. Que viva um abençoado Natal, ao lado dos que lhe são queridos. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que linda e tão tocante história da pequena Lizzie!
    Temos um Natal diferente pela frente.
    Mas temos de encará-lo assim como nos impõe os novos padrões.
    Porém, podemos fazê-lo com muito carinho e esperança.
    Que em 2021 novos desafios sejam realizados.
    Que assim seja, beijos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  3. Um excelente conto de Natal. Gostei imenso, parabéns pelo seu talento.
    Querida amiga Marli,
    FELIZ NATAL, dentro do possível e em segurança.
    Confina-te mas não te feches, infeta os outros de esperança e promove o contágio da justiça social.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. ❤️Natal, é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nós doamos, é Natal❤️

    Bom dia de semana natalina, querida amiga Marli!
    Hoje venho especialmente para lhe desejar um Feliz Natal como puder passar, amiga.
    É tempo de simplicidade e alegria.
    Muito obrigada por tudo neste ano.
    Deus nos enche de motivos de gratidão diariamente.
    Realmente é o Natal dos sonhos de todos. Que a esperança nunca falte a ninguém de nenhuma família!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso, fraterno e natalino

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, amiga Marli, desta bela história de Natal, tendo como personagem central uma menina pobre que deixou para seus parentes e conhecidos uma grande lição de vida.
    Um feliz Natal pra você junto à família e um Ano Novo com saúde e bem distante da pandemia.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Passando, lendo, gostando, elogiando e...
    .
    Deixando votos de um SANTO E FELIZ NATAL,
    extensivo a toda a sua família e amigos/as.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante de ler! :)) Obrigada por tudo!
    .
    Desejo um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27.

    .
    É OUTRA VEZ NATAL...
    .
    Beijo. Uma excelente semana. Boas Festas

    ResponderExcluir
  8. Marli querida, que conto comovente, amiga!! Que criança querida que trouxeste ao conto. Parabéns!!
    Desejo pra você e sua família um Natal lindo, mesmo sendo atípico, isso não vai durar pra sempre, no próximo haveremos de ter os nossos habituais Natais. Mas o espírito do Natal é o mesmo.
    Que o Ano Novo traga muita paz e saúde para sua família e para todos nós! Há esperança.
    Beijinho, amiga, estaremos juntas sempre.

    ResponderExcluir
  9. Desejo uma excelente NOITE DE CONSOADA,

    a si à sua família,

    em PAZ e HARMONIA,

    repleta de FELICIDADES!

    ResponderExcluir
  10. Olá Marli
    Lindo e comovente o seu conto de natal
    Desejo a você um Feliz Natal pleno de paz, amor, fé e muita saúde e um Ano Novo cheio de realizações! Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz todos os corações. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
    Beijinhos Natalinos carregadinhos de amor

    ResponderExcluir

O porta-retratos

  Foto do google     Era quase uma da manhã, lembro-me que estava inquieta naquela madrugada, talvez pelo vento, que fazia o galho bater...