27 de fev. de 2021

Minha boneca viajante

 

 


 

   Veio-me à lembrança um período de minha infância, quando eu ganhei uma boneca, tinha um vestido de estampa poá, dei-lhe o nome de Emily. Naquela época, íamos, com meus pais todos os domingos à sessão de cinema, com direito a dois filmes, e na pressa esqueci minha boneca, na varanda de nossa casa, é claro que na volta ela havia sumido. Chorei muito, pois não ganharia outra, com facilidade. A esperança sempre existe, quem sabe há uma chance de reencontrá-la, mesmo após tantos anos. Questionei-me:

- Poderia ela ter viajado para conhecer novos mundos, assim como na obra: Kafka e a boneca viajante?

Pois é, imaginei Franz Kafka, um dos escritores mais influentes do século XX, envolvido com o desaparecimento de minha boneca. Eu ficaria famosa, hein!

Dizem que Kafka ao passear pelo parque de Steglitz, em Berlim, encontrou uma menina chorando por ter perdido a sua boneca. Conversou por muito tempo com ela, mas não obteve êxito. Fez a ela algumas perguntas para amenizar a dor da pequena.

-Como é o seu nome, garotinha?

Choramingando ela respondeu:

-Elsi.

O diálogo continuou.

-Que nome lindo, onde você mora?

-A sua boneca tem nome?

-Claro que tem, é Brígida.

Ele elogiou o nome da boneca dizendo que era um nome muito forte, e com certeza, ela não havia se perdido estava por ali, pois ninguém esqueceria uma boneca chamada Brígida.

Disse a ela que era ‘carteiro de bonecas’ e havia lembrado que recebera uma carta endereçada à menina. Não a trazia consigo, pois nem pensava encontrá-la por ali, e muito menos que ela seria a Elsi, da carta.

Prometeu que no dia seguinte, traria a carta que sua boneca lhe escrevera. Ficou marcado o encontro no mesmo lugar e hora.

E, naquela noite, Kafka passou muito tempo dedicando-se a escrever uma linda carta para Elsie. Ao chegar ao parque, ele muito atencioso leu para ela pausadamente, é claro que com a empostação de voz, deixou o assunto mais emocionante. Na carta, Brígida lhe contou que estava viajando, e resolveu não avisar, nem se despedir, pois tinha medo de que, suas ideias fossem impedidas. Contou todas as peripécias que estava vivendo em sua nova vida, conheceu muitas pessoas, muitos idiomas, muitos estilos de roupa, tudo era maravilhoso.

 Foram três semanas de intensa dedicação de Kafka para com a pequena, todavia ele se preocupava com o final da história, pois não sabia como seria, e como ajudaria a menina sem magoá-la.

Após três semanas, Kafka avisa Elsi que sua boneca estava voltando de sua aventura pelo mundo, planejou como faria, organizou um plano, comprou uma boneca, mas como não conhecia a boneca que sumiu, precisou escrever uma carta repleta de histórias, para que  ela pudesse acreditar que era a mesma, que havia voltado.

Na manhã seguinte, ao encontrar-se com a menina ele lhe entregou a boneca, dizendo:

-Tome a sua boneca, ela está muito feliz em voltar.

É claro que ela relutou em chegar perto da boneca e foi logo dizendo em alto e bom tom:

-Esta não é a minha boneca.

Difícil situação para o nosso escritor. O que fazer? Agiu rapidamente e disse:

-Há uma última carta que vou ler a você.

Leu com muita propriedade, o que ele próprio havia escrito, contou que sua boneca havia se transformado com tantas viagens, que fizera ao redor do mundo, havia ficado mais estilosa e mais atraente, mais educada, contou que até um namorado havia deixado, mas era passado, veio para viver junto com Elsi.

E assim, Franz Kafka deixou a menina com um largo sorriso e a boneca nos braços.

  Posso além disso, ter a esperança de que, minha boneca de vestido com estampa de poá, também esteja viajando por alguns países, e quem sabe já arrumou um noivo e nem possa voltar. Esta ideia é preferível, a pensar que perdi para sempre, a minha querida Emily. Sempre temos a opção de escolha para sermos felizes.

9 comentários:

  1. Que lindo e essa história de Kafka é comovente... Tomara todas nossas bonecas perdidas tivessem tanta história... Eu tenho uma perdida que se chamava TIDA, nunca a encontrei, Quem sabe está com tua Emily?rs beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Um texto/conto maravilhoso. Interessante de se ler! Obrigada pela partilha!.)

    *
    "A vida é uma passagem..."
    *
    Um excelente fim de semana, em casa
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ah, essa Emily fujona!...
    Aprendeu com Kafka a arte
    De viajar e então parte
    De tua varanda a Marte,
    Saturno, Venus, Plutão
    E numa constelação
    Fixa-se como uma estrela.
    Erga teu olhar e ao vê-la
    Faça-lhe acenos do chão.

    Que bela analogia! A criança não conhece o impossível. Sejamos crianças ou aprendamos com ela! Sinta-a na luz de uma estrela. Abraço cordial! Laerte.

    ResponderExcluir
  4. Lindíssima história!
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Quem gosta nunca perde a esperança. O coração é um mundo de porta aberta, sem dúvida. Relato/conto que gostei de ler.
    .
    Abraço - e um dia feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Aue linda história querida amiga Marli, amei ler!
    Quando eu era criança e aprendi a ler, lia muito, porque minha madrinha tinha uma livraria, eu quando chegava da escola ia logo ajudar a atender os clientes da loja, e quando dava eu lia, podia ler de graça, foi por isso que nunca mais deixei de ler!
    Amei sua visita em meu blog, deixei resposta explicando sobre Lua Vazia e Lua Cheia, assim que der va lá pra ler!
    Abraços brm apertados e estamos bem, todos da familia espero que também estejas!

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Marli!

    Grata por sua visitinha e seu abraço, que retribuo.

    Que história tão inteligente e meiga! As bonecas, qdo somos crianças, têm uma grande importância em nossos afetos e podem representar nossas futuras filhas, até.

    Kafka se interessou mto pelo desaparecimento da boneca da menina e arranjou um estratagema que até funcionou, mas não em pleno. O importante é que deixou a menina feliz, mesmo esta reconhecendo que não era a sua boneca. Quem sabe se Emily um dia não voltará!

    Beijos, dias felizes e resto de boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. O mundo das bonecas é mágico, já que as crianças fazem que o "faz de conta" pareça real.
    Uma bela história, a do Kafka. E quem sabe um dia a sua bone apareça mesmo...
    Bom fim de semana, querida amiga Marli.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida amiga Marli!
    Em primeiro lugar, agradeço seu carinho no blog em minha ausência.
    Você conta belamente histórias e emociona.
    Gosto de ler contos bem Escritos aqui.
    Nada como fazer a quem pudermos felizes de alguma forma.
    Esteja bem, proteja-se!
    Beijinhos, saúde, paz e preces
    https://flordocampo3.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O porta-retratos

  Foto do google     Era quase uma da manhã, lembro-me que estava inquieta naquela madrugada, talvez pelo vento, que fazia o galho bater...