O combustível para o crescimento das vendas online, com certeza, foi a pandemia. No Brasil, porém, esse aumento foi além, e lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025”.
Dois fatores
cruciais influenciaram o forte crescimento das vendas online no Brasil.
O primeiro
deles foi a pandemia, uma vez que, com as lojas físicas fechadas, diversos
brasileiros passaram a realizar sua primeira compra online. Ao encontrar
facilidade na compra, métodos de pagamento instantâneos e entregas rápidas
(diversas lojas com entregas em 1 dia útil), muitos deles se tornaram
consumidores recorrentes.
A facilidade
que temos hoje em relação às compras, era inimaginável há uns 10 anos. Ainda
mais em nossas cidades, em que chuvas e frio não nos encorajam a sair para ver
vitrines e as melhores ofertas.
Confesso que
no começo, tinha “pé atrás” com a tecnologia e suas facilidades, foi uma
conquista morosa, mas que teve um final feliz.
Entre uma
compra e outra, eis que recebo uma mensagem do vendedor pedindo desculpas e
perguntando se ele poderia finalizar a minha compra como entregue, pois no meio
do caminho houve um problema, e iria atrasar, e sem este aval de recebido, o
produto iria voltar e iria demorar ainda mais para eu receber.
Confesso que
fiquei em dúvida, são tantos golpes nos dias de hoje, mas arrisquei, afinal, se
eu tivesse algum problema, eu tinha as conversas gravadas e o Procon para me
amparar. Sendo assim, respondi que poderia encerrar a venda sim, e que eu
aguardaria o produto.
Porém,
minhas dúvidas de que eu receberia a mercadoria aumentaram, porém no dia
seguinte, logo nas primeiras horas, a campainha tocou, e lá estava ele, o
entregador com o meu pacote.
Agradeci
aliviada, confesso.
Após
conferir o produto, fui até minhas mensagens arquivadas e agradeci ao vendedor
pela honestidade e comprometimento comigo.
Aí comecei a
pensar em algo que antes, não havia me dado conta: eu agradeci por uma pessoa
ter sido honesta.
Algo que
deveria ser corriqueiro, que não precisaria de agradecimentos, virou algo raro:
a honestidade desceu da prateleira, e raramente é encontrada.
Vezes ou
outra nos deparamos com histórias como: fulano encontrou dinheiro em um saco
dentro do lixo e devolveu ao dono, ou sicrano encontrou o cachorrinho
desaparecido e não aceitou a recompensa, ou beltrano viu cair do bolso do
cidadão algum dinheiro e foi atrás para devolver.
É tão raro
que vira manchete de primeira página.
Fico
pensando em que caminho nos perdemos?
Não quero
entrar em questões religiosas, apenas me pergunto onde está a empatia? Porque
para mim, é claro que se houver empatia, há honestidade, não faça com o outro o
que você não quer que façam com você.
Claro que eu
mandando aquela mensagem de que estava tudo bem, e agradecendo, trouxe alívio
para o vendedor também, mas a obrigação dele era ser honesto, não pela venda em
si, e para manter sua reputação, mas por ele ser humano, assim como eu, e
também passar por situações similares ao longo da vida.
Comprar
online é rápido, fácil e muito prático. Uma das primeiras vantagens ao escolher
comprar pela internet, é justamente a da comodidade.
Basta
vencermos o medo e a insegurança e fazermos boas compras.
imagem Google |
Que bom te ver! E eu fui obrigada a começar a comprar online na pandemia e o faço até agora. Bem prático, fácil!
ResponderExcluirClaro temos que cuidar com os golpes, mas vamos saudar e agradecer que temos bons entregadores,né?
Ainda bem! beijos, linda semana,chica
Marli, as compras pela internet sempre nos trazem preocupação e merecem minuciosa análise sobre o vendedor. Realmente, a pandemia quase que nos obrigou a fazer uso delas. Sempre tive receio mas me surpreendi com a seriedade e honestidade de alguns sites. Está corretíssima, isso deveria ser usual. Infelizmente, aumentou também o número de golpes, dos mais variados, e qualquer um de nós, mesmo cautelosos, podemos cair neles. Grande abraço.
ResponderExcluir