25 de out. de 2022

A honestidade que ainda surpreende

O combustível para o crescimento das vendas online, com certeza, foi a pandemia. No Brasil, porém, esse aumento foi além, e lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025”.

Dois fatores cruciais influenciaram o forte crescimento das vendas online no Brasil.

O primeiro deles foi a pandemia, uma vez que, com as lojas físicas fechadas, diversos brasileiros passaram a realizar sua primeira compra online. Ao encontrar facilidade na compra, métodos de pagamento instantâneos e entregas rápidas (diversas lojas com entregas em 1 dia útil), muitos deles se tornaram consumidores recorrentes.

A facilidade que temos hoje em relação às compras, era inimaginável há uns 10 anos. Ainda mais em nossas cidades, em que chuvas e frio não nos encorajam a sair para ver vitrines e as melhores ofertas.

Confesso que no começo, tinha “pé atrás” com a tecnologia e suas facilidades, foi uma conquista morosa, mas que teve um final feliz.

Entre uma compra e outra, eis que recebo uma mensagem do vendedor pedindo desculpas e perguntando se ele poderia finalizar a minha compra como entregue, pois no meio do caminho houve um problema, e iria atrasar, e sem este aval de recebido, o produto iria voltar e iria demorar ainda mais para eu receber.

Confesso que fiquei em dúvida, são tantos golpes nos dias de hoje, mas arrisquei, afinal, se eu tivesse algum problema, eu tinha as conversas gravadas e o Procon para me amparar. Sendo assim, respondi que poderia encerrar a venda sim, e que eu aguardaria o produto.

Porém, minhas dúvidas de que eu receberia a mercadoria aumentaram, porém no dia seguinte, logo nas primeiras horas, a campainha tocou, e lá estava ele, o entregador com o meu pacote.

Agradeci aliviada, confesso.

Após conferir o produto, fui até minhas mensagens arquivadas e agradeci ao vendedor pela honestidade e comprometimento comigo.

Aí comecei a pensar em algo que antes, não havia me dado conta: eu agradeci por uma pessoa ter sido honesta.

Algo que deveria ser corriqueiro, que não precisaria de agradecimentos, virou algo raro: a honestidade desceu da prateleira, e raramente é encontrada.

Vezes ou outra nos deparamos com histórias como: fulano encontrou dinheiro em um saco dentro do lixo e devolveu ao dono, ou sicrano encontrou o cachorrinho desaparecido e não aceitou a recompensa, ou beltrano viu cair do bolso do cidadão algum dinheiro e foi atrás para devolver.

É tão raro que vira manchete de primeira página.

Fico pensando em que caminho nos perdemos?

Não quero entrar em questões religiosas, apenas me pergunto onde está a empatia? Porque para mim, é claro que se houver empatia, há honestidade, não faça com o outro o que você não quer que façam com você.

Claro que eu mandando aquela mensagem de que estava tudo bem, e agradecendo, trouxe alívio para o vendedor também, mas a obrigação dele era ser honesto, não pela venda em si, e para manter sua reputação, mas por ele ser humano, assim como eu, e também passar por situações similares ao longo da vida.

Comprar online é rápido, fácil e muito prático. Uma das primeiras vantagens ao escolher comprar pela internet, é justamente a da comodidade.

Basta vencermos o medo e a insegurança e fazermos boas compras.


imagem Google


2 comentários:

  1. Que bom te ver! E eu fui obrigada a começar a comprar online na pandemia e o faço até agora. Bem prático, fácil!

    Claro temos que cuidar com os golpes, mas vamos saudar e agradecer que temos bons entregadores,né?
    Ainda bem! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Marli, as compras pela internet sempre nos trazem preocupação e merecem minuciosa análise sobre o vendedor. Realmente, a pandemia quase que nos obrigou a fazer uso delas. Sempre tive receio mas me surpreendi com a seriedade e honestidade de alguns sites. Está corretíssima, isso deveria ser usual. Infelizmente, aumentou também o número de golpes, dos mais variados, e qualquer um de nós, mesmo cautelosos, podemos cair neles. Grande abraço.

    ResponderExcluir

O porta-retratos

  Foto do google     Era quase uma da manhã, lembro-me que estava inquieta naquela madrugada, talvez pelo vento, que fazia o galho bater...