li que a novela Fina Estampa, Rede Globo, está chegando ao fim.
só lamento porque começará outra na sequência.
sim, meus amigos, eu não sou adepta às novelas globais.
na verdade, não sou nenhum pouco fã da ''plim-plim''.
mas não vim aqui discorrer, novamente, meu veneno contra essa emissora, vim para comentar um comentário (!) feito por um assíduo telespectador referente à notícia: ''vocês metem ''pau'' na novela, mas ela dá 40 pontos no Ibope''.
confesso que adoro ler e rebater muitos comentários feitos nas páginas de discussão do Yahoo!.
mas esse merece destaque em nosso Naco de Prosa.
não discordo do comentário do moço.
a Globo dá Ibope, sim.
as novelas globais dão Ibope, sim.
não apenas as novelas, mas bem como outros programas que dão um bom retorno financeiro à emissora, como o Fantástico, que há muito deixou de ser.
um dos motivos é a falta de opção, o outro é que fomos educados desde pequenos por essa emissora, cujas novelas sempre existiram e nos criaram.
não é apenas a classe menos favorecida que acompanha as novelas ou BBB, temos letrados, mestres e doutores que apreciam, e muito, tais programas.
é isso que não entendo, como uma pessoa com um nível cultural ótimo, prende sua atenção em programas pobres?
quer entretenimento? quer relaxar? alugue um filme, leia um livro, bata papo com um velho amigo.
faça qualquer coisa PRODUTIVA, que não vai cansar a sua mente e vai lhe trazer benefícios e nenhuma renda para a ''toda poderosa''.
mas voltando ao foco, histórias cujos personagens fazem e desfazem uns dos outros, mostrando uma riqueza exacerbada em um País cuja renda é sim muito mal dividida.
ensinando como fazer maldades, inclusive assassinando pessoas, para saírem impunes no final.
e todo final é igual.
todos se dão bem!
ou seja, sejamos maus, pois vale a pena!
meus caros, não pensem vocês que a novela não influencia.
influencia até mesmo na escolha dos nomes para os futuros rebentos desse país.
a novela dita moda, dita regra, dita postura, dita piada, dita sua lágrima, dita como agir, dita a sua vida.
os brasileiros se enganam ao pensarem que as novelas globais são puro entretenimento.
se fosse assim, passariam batidas.
as novelas manipulam uma boa parte desses telespectadores, que colocam em prática algo que jamais deveria sair da ''caixinha preta''.
mãe se envolvendo com namorado da filha, tia falsificando quadro da sobrinha para ganhar dinheiro, gays ou lésbicas estereotipados, sem contar a violência física.
sim, eu sei que boa parte do que é mostrado é a nossa realidade, mas quem quer ver a realidade numa telinha, sendo que basta olharmos pela janela, muitas vezes, sem sairmos de casa?
a questão, meus amigos, é que, se a Globo quer mostrar temas realísticos, ela tem a obrigação de ajudar as pessoas sem discernimento qual o caminho certo, e não fazer um ''final feliz para sempre'', porque a vida não é assim.
ela sempre cobra o preço.
a TV não deveria fazer o papel de educadora, a escola sim, porém em nosso País, cujos papéis estão invertidos há anos, a TV deve sim educar.
o Futura é um ótimo exemplo, mas cá entre nós: às 5 da manhã?!
porque não às 21:00? 22:00?
poderiam passar o BBB às 5:00 e deixar o Futura para as 22:00.
sugestão JAMAIS aprovada.
a Rede Globo sempre será meu açúcar amargo, ela é a maior emissora do Brasil.
ela tem o dever, a obrigação sim de cuidar da educação do povo que ela ''cria''.
porém a Rede Globo é uma empresa capitalista, que não está nem aí para as pessoas pobres culturalmente que a acompanham.
as novelas globais deveriam ser extintas há muito tempo, porém dão Ibope=dinheiro.
40 pontos no Ibope.
como é reta final ( graças a Deus ), chegou a incríveis 52 pontos.
cada ponto no Ibope dá cerca de 33 MILHÕES* de pessoas com a TV ligada assistindo Fina Estampa.
temos praticamente o Brasil ligado nessa emissora.
e alguém falou uma vez que o reinado estava acabando.
neste mesmo dia, SBT e Record deram, juntas, 4 pontos.
sem mais por hoje.
despeço-me.
* http://www.midiainteressante.com/2011/10/quanto-vale-1-ponto-no-indice-do-ibope.html
Querida Marli! adorei a postagem, é bem isso mesmo e eu às vezes me sentindo fora da cainha por quase não assistir tv...realmente, é a consciência coletiva que se não cuidarmos, faz a nossa cabeça...bjs
ResponderExcluirClaudia, minha resposta ao seu comentário ficou abaixo.Beijos!
ExcluirCara Marli,
ResponderExcluirgostei da postagem, é uma pena que milhões de brasileiros não consigam entender a baixeza de certa programação. Grata pela visita ao meu blog.
Sinto pela perda do seu pai e pela sua dor. Que bom que o blog possa ajudar seu coração a seguir em frente. Há muito bons textos, que certamente, a farão se sentir melhor.
Abraços e Namastê!!!
Um Caminho de Luz,seu blog realmente possui muitas respostas para nossas dúvidas,li alguns textos.Sabe, no meu tempo de criança eu conseguia dar gargalhadas com programas humorísticos,com filmes inesquecíveis e culturais.Hoje, nem me atrevo a ver programas que nada me dizem,ao contrário me deixam zangada.Obrigada pela visita,volte sempre.Um abraço!
ExcluirMarli, perdi meu pai tbm. Acredite, nada que eu disser vai amenizar a sua dor, apenas Deus para fazê-lo.
ResponderExcluirReze, minha amiga.
Apegue-se ainda mais Nele, e tudo dará certo.
Abraços do amiguinho camarada.
P.S.: sobre a postagem: BOICOTE TOTAL ÀS NOVELAS GLOBAIS.
Olá Gasparzinho,meu amiguinho camarada,que bom ler suas palavras,meu pai sempre foi um exemplo de tudo,mesmo com 81 anos dirigia,era bem independente,bonito,cuidadoso,almoçavamos sempre juntos,era um homem que sempre estava de bem com a vida, se o conhecesse saberia do que falo,ele ainda possuia muitos planos para o futuro,mas se foi....ah! saudades... são tantos assunto para falar sobre ele,você nem merece ficar aqui lendo minhas tristezas.Quanto tempo faz que seu pai faleceu?No final de semana vou a Curitiba,ficarei por lá para fugir um pouco onde tudo está com a marca dele.Tenho sim, rezado muito.Obrigada e um grande abraço!
ExcluirClaudia,realmente já foi comprovado que a consciência coletiva exerce grande influência na humanidade.Quem sabe possamos fazer com que ela seja com força para o bem.Obrigada pela visita e volte sempre, pois é muito bem vinda!Um grande abraço!
ResponderExcluirMARLI,
ResponderExcluirpara esta questão de "dar Ipobe", e se o que vale é só isso, em meios de comunicação que deveriam ter preocupações mais nobres, sugiro três eventos televisivos, previmente encomendados, com absoluta exclusividade, na transmissão das imagens:
1) Mandar um maluco arrancar a saia da Dilma numa solenidade oficial;
2)Fazer uma trucagem com photshop na mão do Lula, recolocando o dedo mindinho e pedir para que ele afirme que aquilo deveu-se a imensa energia positiva que emanou dos milhões de telespectadores da emissora.
3) Fazer uma entrevista forjada com o Paulo Salim Maluf, na cadeia, dizendo:
-Fui condenado a muito mais de 300 anos de cadeia!
Um abração carioca, Marli.
Muito bom seu texto e estou a favor, mas as pessoas tem sua parcela de culpa, pois são elas que ligam a TV, são livres para isso, então as emissoras passam aquilo que querem assistir não importante a elas se é educativo ou não, apenas importa o retorno financeiro,bastaria as pessoas desligarem a tv e como você disse, quem sabe ler um livro,alugar um filme.Beijos
ResponderExcluir