22 de mar. de 2021

Solidão

 

Google.com
Pinterest. com

Às vezes, nem sempre damos o devido valor à finalidade e importância da vida social. A vida em sociedade é uma lei da natureza, porém vem a pergunta: - E a solidão, será que ela pode ser uma boa companhia para nós? Contrariando o pensamento de Rosseau “Não há felicidade solitária".

Talvez possamos explicar que a solidão é boa para nós quando ela é constituída, por um curto período. A ‘nossa solidão’ nos faz bem, mostra o quanto somos ótimas companhias para nós mesmos, ajuda-nos a recarregar as energias, respirar melhor, reconhecer percepções que acabam esquecidas em nós. É quase um tempo de meditação, porém impossível quando há muita gente por perto. Não nos desconectamos do universo por estarmos solitários, e penso ser muito importante, pois assim temos a condição de reconhecer nossa força, nossa habilidade em conectarmos com tudo que nos rodeia.

Há muitas obras que tratam especificamente da solidão. Temos até alguns filmes que retratam bem este sentimento. Exemplos: "Até o fim", de J. C. Condor. Nele, Robert Redford, vive um velejador que sofre um naufrágio. Ele passa uma longa hora apenas com o silêncio.

"O velho e o mar", drama vivido por Spencer Tracy. Temos também o romance de Robinson Crusoé, depois de um naufrágio, em que foi obrigado a sobreviver em uma ilha por quase 30 anos.

“Mary e Max - Uma Amizade Diferente”

Uma menina solitária de oito anos, que vive na Austrália. Max vive em Nova York. Obeso e também solitário. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, desenvolvem uma forte amizade.

A solidão faz bem, na medida certa. É importante termos um tempo só nosso, quando é possível entrarmos em contato com nosso eu interior e nos descobrirmos. No entanto, quando a solidão nos é imposta, como o momento em que vivemos, quando a solidão nos coloca defronte com o medo, insegurança, a saúde mental pode ficar abalada. Podemos perceber, neste triste momento, que há grande relação entre saúde mental e conexão social. O isolamento social, na maioria das vezes deixa muitas pessoas solitárias por longos períodos, sem poder receber e abraçar as pessoas amadas. É bom termos pessoas,que gostamos perto de nós. Por isso, observamos dois tipos de solidão, esta que se impõe a nós devido à pandemia e nos faz mal, diferentemente daquela que se torna a nossa melhor companhia. Será que ainda somos a nossa melhor companhia? Todavia cada pessoa sente um efeito diferente da solidão, pois enquanto uns apreciam sua própria companhia e aproveitam esse tempo para se redescobrir, outros sentem-se intensamente angustiados com a falta de vivência coletiva.

O que cada pessoa sente quando está só, é de extrema importância para que ela se conheça e proceda de maneira correta, no momento propício. Cada pessoa deve achar uma solução para viver melhor, e não ser afetada em sua saúde mental. No entanto, percebe-se que muitas delas se anulam perante as tribulações, que ora se apresentam.

A internet é uma grande aliada para auxiliá-las a interagir com outras pessoas, principalmente, no momento de isolamento social.  Necessitamos de reforços emocionais, hoje, com mais intensidade, porque precisamos de contato social remoto com mais urgência, para que haja sintonia e solidariedade entre todos os indivíduos, estímulos eficazes, e com reação positiva perante as adversidades que se apresentam. Todavia, o uso da tecnologia digital é muitas vezes um grande desafio para os idosos, pois estão muito mais perturbados com os acontecimentos e sentimentos de solidão o que os leva à desconexão com o universo ao seu redor. Porém, o isolamento social é com certeza, mais desfavorável nesta época de pandemia porque ao elevar o nível de estresse ele danifica o sistema imunológico levando com isso, prejuízos a órgãos vitais.

Nos dias atuais é indiscutível a manutenção de pertencimento a uma comunidade para que haja condições para enfrentar e vencer a Covid-19.  Apesar da distância física, muitas pontes podem ser erguidas com a ajuda da comunicação, o que nos auxilia a cuidar dos mais vulneráveis nesse momento, é um ato de amor imensurável para que o isolamento social não se transforme em uma triste solidão.

14 comentários:

  1. .Nem sempre a solidão é má. Por vezes precisamos de um pouco dessa solidão a fim de "entrarmos" em nós mesmos.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Um texto bonito e inteligente. Bem, tem vários pontos, vou tentar ser breve rs rs. A solidão poir opção, por escolha, nem sempre é solidão, é escolha mesmo. Só não pode virar isolamento, é bem diferente e perigoso. Eu gosto de ficar sozinho, mas durante o dia, no dia a dia, sou um grande conversador, brincom fico cantando o dia todo. E concordo, nessa pandemia, a gente pode estar juntos, mesmo distantes, todos estão precisando dessa ponte amiga.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do texto! Estamos confinados e por vezes faz bem um pouco de solidão para poder refletir...

    Beijos. Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto e apesar de tanto confinamento,há mais de um ano em casa, não tenho vontade de misturar, circular com muitas pessoas... Prefiro sempre os poucos amigos que valem a pema, mas em geral, só mesmo com a família... Desisti de grandes festas e riquififis quando, em meio à uma delas, senti uma solidão intensa...Senti toda a frieza do lugar e das relações que eram ali apenas aparentes, fingidas. Então, creio que saber estar sós conosco mesmos faz bem e quando conviver, escolher com quem... E ainda bem, a internet nos aproxima e não podemos sentir solidão!Até nos grupos de whattsap temos belas oportunidades e rimos, brincamos.. beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Marli, nem toda a solidão é ruim, pelo contrário, ficarmos sozinhos muitas vezes é bom, temos um tempo necessário para nós. Então esse é por opção. Ficar sozinho também deve ser uma questão bem pensada, pois é proteção, sendo assim também acho muito bom,há neurônios funcionando. Porém, quem não sabe ter a si como parceiro, como amigo, como confidente e pensar um pouco, aí a coisa fica muito difícil.
    a verdade é que os indivíduos pensam neles, não no coletivo quando precisa. Muitos fazem um bicho de sete cabeças quando precisam ficar a sós um pouco, quando precisam proteger a si e à sua família. Eu gosto de solidão no momento certo. E aora, estamos no momento mais que certo.
    Concordo também com a Chica!
    Beijinho, amiga, uma feliz semana! Crônica muito boa!

    ResponderExcluir
  6. OLá, querida Marli!

    Espero k você e família se encontrem bem de saúde e felizes, na medida do possível.

    Leio sempre seus textos com muito agrado, pke para além de mto bem escritos, me põem a pensar.

    Estou inteiramente de acordo com você e suas palavras. Nós somos seres eminentemente sociais e precisamos todos uns dos outros. Evidente que gostamos de nosso espaço, tempo e privacidade, mas, provavelmente será por uns dias, apenas.

    Tenho uma amiga que diz com uma certa graça e verdade: antes mal acompanhada do que só. E ela tem um pouco de razão em minha opinião.

    Agora, em tempo de pandemia, as pessoas sentem imenso a falta de amor e afeto e a saúde mental delas não está bem, o que é natural. Vamos lá ser vacinadas(os) e esperar a imunidade de grupo, que tanta falta faz.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Nunca a solidão nos pesa se aprendermos a fazer companhia a nós mesmos. Que texto reflexivo, minha Amiga! Gostei muito de a ler.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marli, é verdade, em muitos momentos de solidão pode ser muito benéfico à saúde como física, como mental, desde que se propõe a ficar só, fazendo isso por sua vontade. Imagino uma pessoa que se senta numa varanda, voltada para um pátio no fundo de sua casa, em meio a árvores, flores e grama e ali fica por uma hora ou mais a selecionar o que houve de bom no seu dia, por um lado, e por outro lado o que houve de ruim. Certamente ele eliminará de sua vida os pontos negativos e procurará repetir tudo que fez de positivo. Mas, amiga Marli, essa não é a solidão que hoje vivemos, é, ao contrário desse exemplo, uma solidão imposta pela a ameaça do vírus. Isso tem muitos pontos negativos. Parabéns pela bela crônica.
    Uma boa semana,
    um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto.
    Para ler e refletir.
    Bom fim de semana e uma Páscoa Feliz, dentro do possível, querida amiga Marli.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marli, passando aqui com meu blog mais antigo, Panorama (que reabri os comentários) para desejar a você e sua família uma feliz Páscoa, com muita saúde e paz.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Feliz páscoa, querida amiga Marli!
    Neste dia de Ressurreição, venho lhe desejar paz e serenidade.
    Tenha dias de oitava Pascal Abençoados!
    Beijinhos Pascais
    🍬🌻🐇🕊️😘

    ResponderExcluir
  12. Forgiveness mercy of all my sins bless all of us and the whole world thank you gratitude jesus i trust you thank you gratitude 🙏

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida!

    Passando a essa hora local, pois o trabalho escolar é muito.
    Está tudo bem com você? Por aqui, avanços e recuos.
    Tenho sentido sua falta.
    Pensei que não tinha comentado ainda esse seu post, mas vi que sim. Ainda bem.

    Boa sexta-feira e fim de semana para você e família e saúde.

    Beijos e tudo de bom, Marli.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde com paz, querida amiga Marli!
    Um post muito atual. O peso da solidão é imensurável para alguns.
    Um suporte que seja já minimiza a dor que estamos vivendo todos pela separação dos entes queridos.
    Estive envolvida com tantos problemas de saúde e, por sorte, vim aqui ler seu profundo e bem escrito texto.
    Que seu final de semana seja abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...