29 de out. de 2021

Quantas pessoas ainda vivem assim


 

Imagem do google

 

À tardinha de um dia com muito sol, resolvi fazer uma caminhada, pois a pandemia me deixou quieta em casa, por muito tempo.

Agora, como tudo parece estar mais calmo decidi que devia voltar a caminhar.

Gosto desta atividade, pois me dá muita liberdade para admirar toda a beleza da natureza. Percebi que sentados na grama havia uma família bem unida literalmente, estavam dividindo alimentos. O pai cortava em quatro pedaços o pequeno pão que tinha em suas mãos. Chocou-me muitíssimo aquela cena, prestei mais atenção. Depositada na grama estavam uma bolsa de lona suja e um cão, o qual também ganhou um bocadinho de pão. Após todos comerem, o pai retirou da sacola quatro bananas bem maduras, cada um ganhou a sua, o cão ganhou um pedaço de biscoito. Era a sobremesa e, havia mais, todos ganharam um pouco de refrigerante, que deveria estar quente devido ao calor, no mesmo copo descartável cada um tomou o suficiente. Ah, o cão tinha uma latinha com água, que foi tirada de uma garrafa pet.

E todos estavam surpreendentemente felizes.

Parei para conversar com eles, lindos e unidos. Quis saber a sua história. O nome do marido era Altamiro, ele então me contou que trabalhava cuidando de cinco grandes jardins, e sua esposa dona Neide trabalhava como diarista em quatro casas, das quais ele cuidava dos jardins. Contou-me que ganhavam razoavelmente bem. Continuou falando, mas muito emocionado, nossos dois filhos estavam na escolinha. Tudo ia muito bem até a chegada da pandemia. Meus patrões me dispensaram, pois, a época era de muitas mortes, minha esposa também teve que parar com seu trabalho, nossos filhos ficaram em casa. Tínhamos uma casa, alugada, mas confortável, a esperança era de que tudo logo ficasse bem. Tínhamos dinheiro para um bom tempo sem passarmos necessidades, porém o tempo foi maior, que o esperado, e hoje estamos sofrendo as consequências da pandemia.

A dona da casa, na qual morávamos nos determinou um tempo para que a desocupássemos. Parecia um pesadelo, os poucos parentes tentaram nos acolher, mas não tinham condições. Sabe, moça tenho até vergonha de falar tudo que passamos para sobreviver, só não roubamos.

Pedíamos comida, falávamos a verdade. Caso nos dessem um serviço, ficaríamos contentes em fazê-lo por um prato de comida.

No início até as contribuições eram generosas, mas aos poucos cada um se fechou no seu mundo. Hoje só isso que conseguimos para comer. Tenho vergonha por ser um homem forte e não ter serviço para mim. Já fiz um pouco de tudo, mas sempre é por pouco tempo. Percebi que tinham algumas roupas e, até mesmo um pedaço de colchão. Ele explicou que sempre procuram um lugar seguro para dormirem, o cão estava sempre atento.

Contou-me que um senhor lhe arrumou um serviço para ele limpar seu jardim, mas só para o final de semana seguinte, após passarem as chuvas. Minha mente estava confusa, um turbilhão de pensamentos me deixava sem saber o que fazer.

Como ajudar?

E quantas pessoas estão vivendo nestas condições?

No momento em que estávamos conversando, um casal se aproximou, notei que já se conheciam.

A mulher começou a falar.

Altamiro, nosso vizinho tem um barracão em ótimo estado, arrumamos tudo, e o deixamos em condições de vocês morarem por um tempo lá.

Muitos amigos nos ajudaram, ganhamos um fogão, instalamos uma pequena cozinha, tem um banheiro, que fazia parte do local, improvisamos quartos e camas para vocês. O chuveiro foi instalado há pouco. Uma loja local doou algumas roupas. O material de higiene foi doado por uma drogaria, para o momento vocês têm o que precisam para ter uma vida um pouco melhor, que às ruas. Percebi que as lágrimas escorriam em todos os rostos, eu que já estava crente de que nada mudaria com a pandemia, que a empatia tão citada não era real, porém eu estava registrando com meus olhos a bondade de um grupo de pessoas ajudando seu próximo.

O casal encaminhou a família para o carro, mas antes seu Altamiro fez questão de se despedir de mim e me agradecer. Não sei o porquê do agradecimento, mas fiquei feliz por eles.

Sabemos que muitas famílias ainda passam por esta amarga situação. Muito triste.


Queridos amigos, justifico aqui a minha ausência. Fiz um procedimento cirúrgico no olho esquerdo, só agora estou aos poucos voltando a escrever. Saudades de todos.

12 comentários:

  1. Infelizmente são muito mais do que nós imaginamos. Com tendência a aumentar!
    *
    Não é fantasia nem invenção
    *
    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de muita paz, querida amiga Marli!
    Nunca teve aqui em minha cidade tantos moradores de rua. Está sendo um caso muito sério e sabemos que em todo País e pelo mundo afora.
    A pobreza está se alastrando e a tendência é a pobreza atingir nosso país a ponto dele estar inserido num dos mais pobres daqui para frente.
    Quem não quer enxergar vai precisar se óculos...
    Muito triste e que bom você ter tido a paciência para ouvir um caso que seja.
    Parabéns pela empatia com os menos favorecidos!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos carinhosos de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Que bom te ver de volta e já passada a cirurgia ,tudo andando bem! Te cuida! Não força muito!

    Triste mesmo essa situação em que tantas e cada vez mais pessoas estão vivendo e passando pós pandemia...
    Ajudamos uma, duas, três família, mas nunca podemos a todos ajudar e dá uma dor incrível!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, essa é uma imagem que se tornou normal nas nossas cidades. Lamentavelmente, também se tornou normal, convivermos bem com elas!

    Bom fim de semana. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vivaaa! Você voltou, sejas muito bem vinda, sare logo! Te cuida!

    A pandemia é coisa muito triste, tanto por parte da doença em si, como pelos reflexos econômicos e sociais. Infelizmente é incontável o número de pessoas vivendo nessa situação, é um salve-se quem puder. A gente fica com o coração apertado. Bom seria se pudéssemos pelo menos amenizar as dores dos que nada têm. Pandemia é sinônimo de doença, crise, fome e miséria; e do outro lado, aumenta a abastança: quem tem menos, terá menos ainda e que tem mais terá ainda mais. A História nos mostra isso, desde os tempos bíblicos. Aqui também a gente acaba fazendo muita caridade, com pessoas e com animais. A vida está difícil para todos. Mas a caridade adianta até um certo tempo, depois aumenta ainda mais o problema, porque a pessoa perde a autonomia e a dignidade. E acaba acostumando a viver assim. Sigo rezando e, dentro de minhas possibilidades, prestando auxílio material para os que estão mais próximos. Fazer o quê, né?
    -
    Blog da Marli
    -
    Bjs, Marli

    ResponderExcluir
  6. Uma história igual a muitas histórias de pessoas que tudo perderam devido à pandemia. A solidariedade aconteceu no que conta mas está cada vez mais rara.
    Cuide-se bem para recuperar da cirurgia. Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida amiga, que bom que voltou!
    Essa tua crônica emociona e muito! Quantos estão assim? Meu Deus!
    Realmente as pessoas que fazem esse tipo de trabalho foram dispensadas, ninguém sabia muito dessa pandemia, e tantas mortes assustou a todos terrivelmente.
    Como você está? Cuide com o computador, fique pouco tempo de cada vez, amiga.
    Você escreve belamente, nos prende muito, até o final. Pobre família...
    Você está ainda no sítio ou já voltou?
    Um ótimo feriadão pra você, querida amiga.
    Saudades!! Vou lhe enviar um e-mail. Responda só se der, não se preocupe.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Terezinha!

    Infelizmente em muitas cidades esse é o cenário pós pandémico.

    Espero que esteja recuperando de sua vista. As melhoras.

    Beijos e dias felizes.

    ResponderExcluir
  9. Vejo, aqui postagem antiga,
    Mas quanto tempo eu não vinha,
    Postergando, Terezinha,
    Uma visita à amiga?
    A sede que à alma mitiga
    Deixa-me um tanto tranquilo.
    Vejo sem abrigo ou asilo,
    Por essa postagem tua.
    Gente dormindo na rua...
    Pergunto-me: que é aquilo.

    Parece um dantesco sonho,
    Mas é comum e normal
    Um ou outro marginal
    Da sociedade, alheia,
    Enquanto a droga permeia
    Família constituída.
    Qual o fim? Qual a saída?
    A realidade é feia.

    Abraço fraterno, amiga Terezinha. Laerte.



    ResponderExcluir
  10. Olá, Marli!

    Gostei muito deste seu texto, que certamente nenhum de seus leitores ficarão indifeerentes. Transcrevo abaixo este trecho:

    “O casal encaminhou a família para o carro, mas antes seu Altamiro fez questão de se despedir de mim e me agradecer. Não sei o porquê do agradecimento, mas fiquei feliz por eles.”

    Passando também para desejar-lhe um Feliz Natal e um ótimo 2002, juntamente com seus familiares.
    Um bom domingo, com muita paz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Marli, querida amiga, passando para deixar meus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo mais leve, com muitas esperanças e saúde! E um pouco mais de alegria.
    Cuide-se bastante, querida!
    Beijinho!

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...