22 de jun. de 2021

Lamartine Babo e Dr. Voronoff

                                                                                                                                                                             


                                                                                                   


 Sempre me causou curiosidade a letra da música de Lamartine Babo, principalmente estes versos:

"Seu" Voronoff...

"Seu" Voronoff...

Numa grande operação

Faz da tripa o coração.”

Para entendê-los precisamos saber de onde saíram tais versos, e o porquê de alguns compositores usarem o Dr. Voronoff como inspiração.

  Serge Voronoff foi fisiologista e cirurgião francês de origem russa e ganhou fama por sua técnica de enxerto de tecido testicular de macaco nos testículos de homens para fins supostamente terapêuticos, enquanto trabalhava na França nas décadas de 1920 e 1930.

Mundialmente famoso como um expert em cirurgias de enxertos e pelas séries de experimentos glandulares para melhoria de raças de ovinos e equinos. 

Foi um dos primeiros cientistas a acreditar na relação entre atividade hormonal e o envelhecimento. Pesquisou sobre atividades sexuais no homem e melhoria no desenvolvimento mental em crianças por transplantes de glândulas de macacos.

Morou no Cairo (1896-1910) quando observou que os eunucos eram obesos, sem pelos, pélvis alargadas, músculos flácidos com movimentos letárgicos, então concluiu que a falta dos testículos envelhecia e que sua presença rejuvenescia. 

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Doutor Voronoff trabalhou atendendo soldados franceses feridos. Várias averiguações e pesquisas nessas ocasiões, mostraram que Voronoff fez transplantes de ossos em soldados servindo-se de material procedente de combatentes, que tiveram seus membros amputados durante as batalhas e, que, Voronoff transplantou um osso de chimpanzé em um soldado ferido em 1915 , que essa cirurgia lhe deu a ideia de transplantar o testículo de um macaco em um homem.

Segundo ele (1928), o xenotransplante glandular permitiria uma produção constante de hormônio e que não haveria a necessidade do uso frequente de injeções. Houve numerosos fracassos, mas nada o desestimulou de prosseguir e seu crédito aumentou em toda a Europa

 Afirmava ainda que o enxerto da glândula tireoide de macaco dava resultados superiores aos daqueles enxertos, em que eram utilizadas glândulas humanas, porém a sustentação para o transporte desses órgãos ou mesmo hospitais e profissionais especializados continuavam na esperança futurística.  Voronoff confiava que em pouco tempo, os avanços da mentalidade e das leis alcançariam a evolução da ciência. E, que as pessoas deveriam entender que poderiam servir a humanidade mesmo depois de mortas.

“Para ele, a doação de um enxerto qualquer por um prisioneiro prestes a ser executado, por exemplo, poderia transmitir ao paciente características perversas do doador. “O macaco, por ser semelhante ao homem e com ele aparentado pela escala evolutiva, por ter um corpo forte e boa qualidade de órgãos e saúde, deveria ser o animal utilizado na melhoria dos seres humanos”, assegurava Voronoff, segundo os historiadores, que também dizia fazer uma seleção prévia baseada em um minucioso estudo sanguíneo de doador e hospedeiro, sem revelar detalhes.”

O excêntrico cirurgião operou 40 homens (engenheiros, intelectuais, arquitetos, advogados, professores universitários, um pintor, em suas clínicas particulares. E mesmo com a maior parte das operações tendo resultado em fracassos, o entusiasmo do cientista não diminuía, nem o número de seus admiradores. No final da década de 40, mais de 45 cirurgiões aderiram às técnicas de Voronoff e cerca de dois mil xenotransplantes foram realizados entre primatas e indivíduos em vários países, como Estados Unidos, Itália, Chile e Índia. 

 

Em 1928, o médico Serge Voronoff veio ao Brasil para divulgar nas Jornadas Médicas seus curiosos xenoimplantes glandulares. Para os idosos, a novidade representava esperanças de rejuvenescimento. Já entre jovens gerou zombarias e piadas, além de marchinhas de carnaval.


Seu Voronoff

Composição de João Rossi/Lamartine Babo


Toda gente agora pode

Ser bem forte, ser um "taco"

Ser bem ágil como um bode

E ter alma de Macaco.

A velhice na cidade

Canta em coro a nova estrofe,

E já sente a mocidade

Que lhe trouxe o Voronoff


"Seu" Voronoff...

"Seu" Voronoff...

Numa grande operação

Faz da tripa o coração


Operado foi na "pança"

Um velhote com "chiquê"

Ele vai virar criança

Das cartilhas do A.B.C

Um sujeito que se operou

Voronoff desculpou-se 

Logo, após, sentiu-se mal.

Voronoff desculpou-se

.. que houve troca de animal



 Noel Rosa o cita em versos da canção “Minha viola”.

 “Eu tive um sogro cansado dos rega-bofe, que procurou o Voronoff, doutô muito creditado, e andam dizendo que o enxerto foi de gato, pois ele pula de quatro miando pelos telhados...”

 Cantou Noel Rosa em alusão ao polêmico médico russo.

Dr.Veronoff morreu rico, mas sem reconhecimento.


16 comentários:

  1. Um pouco de Noel, muito de Voronoff para que fiquemos sabendo como ele ficou rico mas não teve o reconhecimento da sociedade e um texto elucidativo da sua lavra para nos informar, nos ilustrar. Valioso texto, valioso Naco de Prosa, Terezinha.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Sapiência de Dr. Imaginemos que ele em vez de um testículo de macaco transplantado num homem, se lembrava de transplantar o testículo de um boi? Seria certamente um caso (muito) sério (lol)Enfim... experiências médicas...
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. MUito bom de ler e saber um pouco mais da vida deles! Lindo dia! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não sabia disso, obrigado pela cultura. Os compositores João Rossi/Lamartine Babo foram muito inteligentes na canção. Reverencio esses médicos e cientistas do passado, que sem quase nenhuma tecnologia deixaram legados, com certeza a ciência hoje utiliza pelo menos parte do que usou o Dr Voronof. A ideia fundamental para mim é a principal. Assim é em todas as áreas.

    ResponderExcluir
  5. Publicação fantástica!! :)
    .
    Numa saudade que só tu sabes a dor
    .
    Beijos, e um excelente dia.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marli querida!

    Aprendi um monte nessa tua postagem, não sabia sobre isso, e achei muito interessante! Uma postagem de luxo!
    Engraçado, atualmente devido à pandemia, parece que temos o tempo do mundo para fazer as coisas que não conseguíamos fazer. Vejo, no entanto, que não consigo fazer quase nada, muito pouco.
    Sei que estou te devendo um e-mail, podes acreditar, irá amanhã o mais tardar, aguarde! Então veja na caixa de emails.
    Um beijinho, querida amiga, saudades do nosso "trololó"!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marli, o grande Lamartine Babo, que hoje é figura importante na História da Música Brasileira, tio do famoso Sargentelli (que também ficou famoso como o tio, pelos seus sambas e suas mulatas), criou, o referido Lamartini essa música, cuja letra fala desse médico, que agora graças a sua crônica, vim saber quem era o personagem.
    Agradeço pela partilha.
    Um bom fim de semana,
    um abraço, amiga.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ler sobre o Dr. Voronoff que desconhecia totalmente. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante.
    Eu desconhecia por completo a relação da músico com o médico.
    Continuação de boa semana, amiga Marli.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marli, passo por aqui para desejar a você e sua família um excelente final de semana, com os cuidados indispensáveis à saúde, pois a vacina não tem cobertura total, daí termos de usar ainda máscara, álcool e distanciamento social.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Na minha praia, contam que antigamente havia um trecho utilizado como porte de pesca de rede de arrasto ou arrastão. É um sistema de rede em que uma canoa sai da praia com uma rede de enorme extensão, deixando uma das extremidades dela no ponto de saída; faz um enorme cerco dentro do mar e deixa e outro ponto distante do primeiro, a outra ponta da rede. De vagar vão puxando, contínua e concomitantemente, ambas extremidades à praia em que a rede vem cheia de peixes. Dizem que em enchente do rio, veio uma enorme árvore com toda copa, a encalhar no porto do lanço (cerco à pescaria). Seria impossível removê-lo. Inventaram que o arbusto tinha poderes afrodisíacos, sendo o que fez toda árvore sumir em pouquíssimo tempo. Eu não conhecia a história do médico, mas só em inspirar esses dois ícones da música, virei fã da sua memória. Bela aula de cultura! Agradeço a partilha. Abraço cordial. Laerte.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...