16 de out. de 2011

Dia 15 de Outubro, dia do Professor


Professor, aquele que busca a sensibilidade para poder viver em meio a tanta insensibilidade.
Aquele que vive o seu tempo com consciência da rudeza do mundo, do mal que afeta os pequenos
a quem ele como  educador dedica sua vida. Ensina, molda,lapida e procura dar sempre o seu melhor em sala de aula,mesmo sem as condições necessárias para atender a todas as necessidades que necessita para dar continuidade ao seu trabalho.
Quem é o professor? Podemos afirmar que ele é um habitante assíduo da escola, onde ensina, pois dedica-se a ela sem perceber que a sua vida está sendo esquecida, mas que está paralelamente sendo aquecida pelos pequenos alunos que o buscam para ouvi-lo, para admirá-lo, enfim para que o educador mostre sua magia, pois com certeza ele é um grande mágico e quem é educador vai entender o significado da palavra mágico. A velocidade da tecnologia não substitui o olhar carinhoso e compreensivo do professor que ao olhar seu aluno conhece o mal que o aflige.
E, é na figura do professor que ainda hoje buscamos aprender o respeito, o valor das pessoas, o caráter, enfim o professor ainda é o maior. Parabéns a todos os educadores!





ABENÇOADA SEJA A PAIXÃO DE ENSINAR

Vivemos tempos em que é permitido pisotear flores, ignorar pérolas, subjugar pessoas e a mãe natureza. Mas, em especial, também é um tempo em que é permitido menosprezar aquelas e aqueles que, heroicamente, tecem histórias suas, e de outros, construindo o mundo da vida e da sabedoria. Estes são tempos em que aqueles que cuidam, não são cuidados. Aqueles que educam, não são valorizados. Aqueles que amam, sofrem com o deboche e o desprezo daqueles que não acreditam mais no amor.
A vida daqueles que denominamos mestres, educadores, professores, infelizmente, também é triste e desmotivada. Sim, logo aqueles e aquelas dos quais a sociedade ainda espera muito (saber, sabor e sabedoria). Pouco valorizados e feridos em sua dignidade, estes resistem bravamente. Os educadores e educadoras, como os demais humanos, são movidos por suas utopias e paixões. Mas a realidade cotidiana é sempre dura, reveladora e cheia de contradições. A escola tornou-se um lugar de onde se espera muitas soluções; muitas delas estão muito além das demandas de ensino-aprendizagem e das competências a partir das quais a mesma se organiza.
Os professores não deveriam, mas já acostumaram. Acostumaram a ganhar baixos salários. Acostumaram a ter de trabalhar 60 horas semanais para garantir mais dignidade à sua família. Acostumaram a aceitar todo o tipo de pressão que a sociedade e os governos exercem sobre seu ofício e sobre a escola. E agora, pasmem, alguns já estão se acostumando com a desesperança, que pode ser lida na expressão de seus rostos e de seus olhares. Uma constatação triste, pois sempre foram e são vistos pelos adolescentes e jovens como um alento da esperança.
Nossos professores e nossas professoras estão doentes e estressados. Cuidaram, encaminharam e salvaram vidas alheias, mas não dedicaram o devido tempo para cuidar de sua própria vida. Como contemporiza a escritora Marina Colasanti, “eu sei que a gente se acostuma, mas não devida. A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto. E a lutar para ganhar o dinheiro com que paga. E a ganhar menos que precisa. A gente se acostuma para poupar a vida, que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma”. Apesar de já terem se acostumado com tantas coisas, a maioria mantém firme sua missão de semear esperanças.
Converse com alguns deles e você verá como resistem para não virarem números ou meras figuras decorativas. Muitos deles já pensaram em desistir, mas não conseguiram. “Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça” (Geraldo Estáquio de Souza). Ainda que tomados por uma imensa paixão de ensinar e por uma coragem que nem sempre sabem de onde vem, desejam compreensão e apoio para dar conta de grande missão de educar para a vida, para a cidadania,para o conhecimento.

Nei Alberto Pies, professor e ativista de direitos humanos.
Texto extraído da revista Mundo Jovem

13 comentários:

  1. Todas as profissões exigem sejam originárias de um ideal. Só assim, haverá amor na execução das atividades. Mestres são importantíssimos, em todos os setores da vida. Os professores, hoje tão relegados a segundo plano, são os responsáveis pela formação, pela educação, pelos primeiros passos do cidadão.

    Querida, espero que já esteja melhor. Tenho pensado muito em você e em seus desafios.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Marli, nem tenho como me desculpar por não ter te cumprimentado por esta data! Mas fique sabendo que é a profissão que tenho em mais elevada consideração, pois sem vocês professores fica impossível pensar em desenvolvimento de um país. Sou pela educação em todos os níveis, só assim o Brasil poderá, de fato, se desenvolver. Admiro o empenho de vocês, mesmo em situações quando o salário não compensa.
    Parabéns, amiga!
    Ah, olha a coicidência, minha prima Marilene no seu blog! Como nada é por acaso, mais um ponto em comum entre a gente!
    Beijão para você!!!

    ResponderExcluir
  3. oi Marli,

    abençoada seja essa linda vocação,
    de total dedicação e entrega...
    linda homenagem...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Querida! Sempre chique vc!!!!

    Bjs a todos os professores.... toda homenagem ainda é pouco....

    bjs meus

    ResponderExcluir
  5. Marli, no meu tempo professor era respeitado, era querido, era disputado, era amigo. Tenho as mais lindas recordações de meu tempo de estudante. Infelizmente estamos num tempo em que os valores se perderam; hoje o professor é desrepeitado, é chamado de tio ou tia quando não deveria. É humilhado e teme ser professor, pois as agressões são constantes. Quem perdeu? Todos. Abençoados aqueles que ainda querem ser professores!

    Meu abraço e carinho chegam um pouco atrasado...

    Tais Luso

    ResponderExcluir
  6. Marilene,é bom saber que existem pessoas como você que se importam com os amigos,obrigada.Estou tendo problemas de saude,mas é emocional,pois a crise foi extremamente delicada como mortes de três pessoas da família,meu marido em um tratamento com cirurgia,minha filha estuda e mora sozinha em Ctba,aí me vi acuada a cuidar de muita gente e,esqueci de mim.Hoje,estou devagar,mas com fé.Um grande abraço carinhoso.Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Milu,que bom ver você aqui e comentando sobre os professores,eu sou apaixonada pelo que faço, amo ser professora e concordo com você,pois é extremamente necessário termos bons profissionais na área,mas valorizados tbm.Ah! que interessante você e a Marilene primas e se encontrando aqui,em meu espaço,legal demais.Obrigada por ser minha seguidora eu já sou sua seguidora há tempo.Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Como professor, agradeço pelo post!

    ResponderExcluir
  9. Amiga, li agora sua resposta para Marilene; sinto muito pelos problemas que você está enfrentando. Que fique forte, que melhores dias cheguem logo.

    Meu carinho
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  10. Fred,nós professores é que somos um pouquinho responsáveis pelos jovens que nos substituirão com certeza,em um futuro muito próximo.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Taís,obrigada,muitíssimo obrigada pelo seu carinho.Peço a você com toda minha confiança que peça a Deus por mim.Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  12. Cátia,chique é você que me visita e como sempre é muito amável.Agradeço pelas palavras .Volte sempre,um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Cátia,chique é você que me visita e como sempre é muito amável.Agradeço pelas palavras .Volte sempre,um grande abraço!

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...