22 de jul. de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos (?)

ontem o SBT reprisou o programa: O Maior brasileiro de todos os Tempos.

a lista final conta com 100 nomes, destes, apenas um será o merecedor do "troféu".

enquanto o jornalista Carlos Nascimento apresentava os nomes ao público presente e televisionado, fiquei imaginando quais os pré-requisitos necessários para estar na lista:

caráter, sensibilidade, romantismo, honestidade, inteligência, perspicácia?

pensei: vou descobrir, com certeza, quais requisitos são necessários vendo quais os candidatos escolhidos.

a lista começou a ser apresentada, com nomes como: Maria da Penha, Jô Soares, Vital Brazil, Ana Paula Valadão, Jorge Amado, Romário, Chacrinha, Joelma, Ronaldinho Gaúcho, Datena, Sócrates, Fernando Collor de Mello, Michel Teló, Carlos Chagas, Paulo Freire, Tiririca, Chico Mendes, Dom Pedro II, Pastor Silas Malafaia, São Frei Galvão, Eike Batista, José Alencar, Roberto Carlos, Zilda Arns, Dercy Gonçalves, Chico Anysio, Bispo Edir Macedo, entre outros.

a lista completa pode ser conhecida no site: http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/

pois bem, o jornalista foi neutro em todas as apresentações, enaltecendo as qualidades, em alguns casos, mais maquiando os defeitos.

voltando ao que eu pensava ser pré-requisito para estar na lista, observei que estava enganada desde o começo.

eu não sei se o povo que escolheu os nomes ( escolha livre, ou seja, não havia nomes para marcar "x", mas, sim, você escrevia os nomes ) entendeu o objetivo do programa, e a seriedade que ele tentou trazer.

no meio dos grandes nomes, grandes pelo feito que os mesmos trazem em seus sobrenomes, temos pessoas que congelaram nossos salários, zombam da nossa inteligência como deputado federal não fazendo, absolutamente, nada, cantores que estouraram nas rádios com músicas cujo sucesso é momentâneo pois não têm conteúdo algum, outras pessoas que incitam o ódio pelas palavras homofóbicas, outras que fizeram de palavrões suas falas corriqueiras, outros que jogaram futebol, gastaram milhões em festas, carrões importados, mulheres e não fizeram bem algum a outra pessoa que não fosse a elas mesmas, e outras que, graças aos milhões, bilhões em suas contas bancárias, conseguem livrar seus filhos das grades, mesmo após ter causado a morte de um ciclista quando seu carrão importando bateu no mesmo.

eu não sei se sou quadrada, ou fora dos padrões brasileiros, mas a minha lista inclui pessoas de boa índole, caráter sem nenhuma suspeita de desvio, que trouxeram ou trazem algo de bom ao nosso País tão carente de tudo.

Zilda Arns morreu no outro lado do mundo, quando ajudava famílias e crianças a combater a extrema pobreza. Maria da Penha é exemplo às mulheres que sofrem violência doméstica, e está sempre na mídia alertando às mesmas.

José Alencar foi um exemplo ao lutar, por 14 anos, contra o câncer que o venceu.

Roberto Carlos canta o amor, conta o amor, emana o amor. Chico Anysio retratava em seus personagens a luta do povo brasileiro todos os dias, bem como os temas abordados sempre traziam críticas contra os governos e a inflação.

Agora, há nomes nesta lista que eu gostaria que me explicassem se, mais uma vez, brincaram com algo que tentou ser sério... como quando elegeram, em forma de protesto, o Deputado Federal Tiririca.

mais uma vez, com pesar, prova-se que alguns brasileiros não têm condições de levar nada a sério neste País.

por este motivo, tudo termina em pizza, tudo é amortizado com futebol e samba, e as pessoas más estão enriquecendo cada vez mais, e os pobres pagando ainda mais impostos e se afundando em dívidas.

não é a política o problema, não é o dinheiro encontrado em meias e cuecas o problema, não é a justiça não prender os "grandes" o problema.

o problema são estes brasileiros que fazem chacota de tudo.

que não fazem nada vezes nada para mudar a realidade que, é sim, mutável.

que acham "Bonito" indicar uma pessoa que não acresce NADA de bom, numa lista com brasileiros que foram e são notáveis.

das duas uma: ou alguns brasileiros não entenderam a proposta do programa, ou simplesmente perderam a noção das qualidades que uma pessoa precisa ter para ser a MAIOR DE TODAS.




Despeço-me inconformada.





15 comentários:

  1. Gasparzinho22/7/12 10:46

    Penso que muitos brasileitos perderam a noção do que é ridículo.
    Assisti ao programa, e quando citaram nomes como Joelma, Collor, Lua Blanco (?), pensei comigo: é isso, o povo não quer ser levado a sério mesmo.
    Criticam tanto nossos "hermanos" argentinos, mas eles são os primeiros a ir bater panela na frente da Casa do Presidente quando algo dá errado.
    Estes brasileiros têm o País que merecem: roubalheira, tráfico, educação afundando, saúde no abismo, pois, no final, eles vão sambar e beber em algum bar de qualquer esquina.
    Estas escolhas refletem apenas a imagem do País, que bonito para nós, mais uma vez!
    Abraços do amiguinho camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gasparzinho,quando pensamos que alguma coisa vai mudar,que alguém tomou uma atitude certa vem a decepção.Transforma-se em um verdadeiro Fiasco,os exemplos estão aí para confirmar tudo.Vejamos um exemplo:A UNESCO, no ranking do desenvolvimento educacional de países,coloca o Brasil lá na rabeira.Uma vergonha! Sabemos que um povo educado,sabe ao menos distinguir o certo do errado.Vamos cuidar para não nos omitirmos.Obrigada meu amigo.Um grande abraço!

      Excluir
  2. Não vi o programa, mas votei e esperava seriedade no processo. Nada me surpreende no Brasil que valoriza certos estilos musicais, que mantém certos políticos no poder, que estimula o consumo, que investe em rodovias em detrimento das ferrovias, que não valoriza os educadores, etc. etc. mas, mesmo assim torço para que as próximas gerações não se enganem tanto quanto as nossas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui,que bom que ainda nos resta esperança nas futuras gerações.Sabemos que a seriedade está longe de ser prioridade em ações do nosso país.Um grande abraço!

      Excluir
  3. Não sei se felizmente ou unfelizmente, mas não assisto tv. Hehehe. Querida vim desejar-te uma semana maravilhosa e abençoada. Fique bem, beijo!

    ResponderExcluir
  4. Marisete,que bom vê-la aqui.Obrigada pela visita e comentário tão caloroso.Peço-lhe humildemente,minha amiga que peça a Deus,por mim em suas orações,pois na semana que vem vou fazer uma cirurgia na coluna cervical.
    Vou te confessar, estou com um certo medinho rssssssssss.
    Obrigada! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marli,

    Primeiramente agradeço suas palavras carinhosas.

    Quanto ao post, concordo contigo, essa lista foi decepcionante, tenho certeza que o Brasil é o que é, pela ignorância desse povo, infelizmente!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Marli
    Vim agradecer suas carinhosas palavras e sua adesão ao meu blog. Um excelente post. Simplesmente uma grande decepção.
    Tenha um dia iluminado. Beijos perfumados no coração
    Gracita

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você e digo mais,penso que vai levar um tempo ainda para que todos tenham a mesma consciência, de que através do voto temos o poder de mudar.Obrigada,um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marli, vim reteribuir o carinho da tua visita e participação no meu blog. Já estou seguindo o seu que é belíssimo e tem postagens maravilhosas. Postei na página de agradecimentos um mimo pra você, espero que goste. Abraços uma noite abençoada.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lourdes,é um prazer tê-la em meu espaço que agora é seu também.Volte sempre, pois és bem vinda! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Marli. Agradeço a você por visitar e participar do nosso
    Bestiário Alagoano. Sou solidário por sua revolta quanto ao "maior brasileiro de todos os tempos". Sua página é belíssima!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iremar,obrigada pela sua visita e comentário.Volte sempre, pois és benvindo! Um grande abraço!

      Excluir
  11. Prazer em conhecer seu blog!

    Abraços

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  12. Bíndi e Ghost, o prazer maior é meu em tê-los aqui em meu espaço que agora é seu também.Um grande abraço e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...