13 de nov. de 2018

Complexo de Vira-Lata


       A expressão “complexo de vira-lata”, que define a falta de autoestima dos brasileiros foi criada por Nelson Rodrigues em 1950, quando o Brasil foi derrotado pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. Nelson Rodrigues foi um teatrólogo, jornalista, romancista, folhetinista e cronista de costumes e de futebol brasileiro, e tido como o mais influente dramaturgo do Brasil. Em relação a expressão, muitos usam a palavra complexo ou síndrome, mas há diferença entre elas, pois síndrome não é uma doença, mas uma condição médica, um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças e pode ter vários fatores envolvidos. Complexo é um termo da psicologia para descrever um desvio ou um comportamento patológico.
Esta expressão é usada nos dias atuais, talvez por ela ser reforçada por nós, brasileiros, que desdenhamos o que temos em nosso país sem ao menos conhecer os problemas de outros países ou de seu povo, é uma expressão forte, que às vezes nos causa espanto, mas existe.
    Ouvimos "Este lugar não é bom" logo chegamos à conclusão, de que quem assim fala viveu ou vive em outros lugares, pois não é possível se fazer comparações sem possuir um parâmetro, e há anos que tentam reverter a tal expressão, vários estudiosos e intelectuais  pensaram em como resolver o danoso "complexo de vira-lata" dos brasileiros. Entretanto, apenas um chegou próximo, foi o historiador cearense Capistrano de Abreu, quando propôs a substituição de todos os artigos da Constituição Federal por apenas um: "todo brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara". Não vamos aqui, exagerar ou generalizar, pois nem todos agem desta forma.
    Frases como: “É só no Brasil” ou “Só podia ser no Brasil” apenas rebaixa o que temos como visão de mundo; não é só aqui que há dificuldades, e há muitas complicações para resolvermos certos problemas.
Nelson Rodrigues disse:
   Por “complexo de vira-latas” entendemos a inferioridade em que o brasileiro se coloca voluntariamente, em face do resto do mundo. Sendo assim estas atitudes nos tolhem as possibilidades de lutar e conseguir o que precisamos como brasileiros.  Chegará o dia em que poderemos ler notícias positivas sobre nosso país, aceitando que isso também acontece aqui e não apenas em outros países. Com a união de todos, com boa vontade, pois somos uma grande nação, acontecerá a mudança, que depende de nós. Interessante notar que na literatura também existe este complexo, pois a produção literária nacional muitas vezes é desprezada pelo simples fato de ser nacional, há muitos exemplos nas escolas pelos livros exigidos. Percebemos  em muitos  alunos, a falta de interesse, que  surge da inexistência de identificação do que foi proposto durante as aulas sobre clássicos nacionais, o mesmo acontece também, em filmes e séries; por não conseguirem situar o momento em que vivem, dentro de um contexto político e social, concluem e consequentemente generalizam: “Todos são ruins e nada disso faz sentido”. Com este pensamento em relação aos clássicos, já conhecidos pelo público, mensuremos então, a literatura contemporânea, pouco conhecida.  Assim notamos, que a expressão não se limitou ou limita apenas ao futebol, ela está sendo usada em várias áreas.
   Certo jornalista falou: Talvez a predominância da grande mídia, é ver um Brasil dependente em certas áreas, o que reflete uma situação confortável, ouseja mais que o complexo de vira-lata, é a pessoa se achar pequena, ou até mais que isso, é querer ser pequena.
    Temos todas as condições de retirar do nosso vocabulário essa expressão, a qual assusta a muitos, sabemos que aqui, em nosso país o povo trabalha e conscientemente deseja uma nação estável, dando-nos boas condições de vida, precisamos  entender que é um erro continuar usando essa expressão, que  teve sentido em 1950, além de entender isso, é preciso que reconheçamos  de uma vez por todas, que o real problema não é o Brasil, e sim, os brasileiros; porque a mudança depende de nós.
     Será que o “Complexo de Vira-Lata “já nos pertence?

12 comentários:

  1. Haqui em Portugal temos o mesmo problema, embora menos acentuado!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler! Emocionei-me, por saber e ouvir as noticias menos boas que o Brasil atravessa! Mas há frases que se podem evitar!!

    És o meu porto seguro...
    Beijos e um excelente dia

    ResponderExcluir
  3. Acho que temos mesmo essa mania. Mas nem tudo é SÓ aqui que tá ruim, mas aqui pra nós as coisas aparecem a cada dia e estamos estufadas disso tudo e nenhuma coisa com pinta pelo menos de melhorar com esses políticos que nos rodeiam...Aff,,, bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Isso até parece racismo... :/

    "Dando asas ao coração"

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderExcluir
  5. Um autorracismo eu diria. O título já diz tudo.

    ResponderExcluir
  6. Coisas boas e más acontecem em todo o lado. Espero e desejo que a situação do Brasil melhore e que rapidamente recupere o prestígio que merece.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei tua inspiração por lá agora! Obrigadão1 bjs, chica

    ResponderExcluir
  8. Um bom lindo dia com paz Marli. Venho de link lá na Chica com sua participação na leitura de uma imagem.
    Uma boa prosa sempre agrada e esta veio para fazer reflexão de nosso próprio amor e muito além o patriotismo. A mania de olhar sempre para fora, para definir o belo e o certinho. Claro que se aproxima de um auto flagelo ou racismo bobo. Aqui também muito se ouve nas coisas erradas: Só se vê na Bahia ou Pense numa coisa estranha que acontece na Bahia. Gostei da prosa e vamos ler outras por aí.
    E vamos cantar nosso Brasil como cantou Manuel Bandeira a sua saudade da terra.
    Prazer conhece-la.
    Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  9. Olá querida, boa tarde ! Estou conhecendo o seu brilhante blog devido a amigos em comuns. Acho que esse "complexo de vira lata", vem bem antes dessa partida de futebol. Jà está no inconsciente coletivo não acreditar no Brasil devido a inumeros acontecimentos que abalaram a nossa confiança. Porém somos uma nação feliz e somente com a positividade e cada um de nós é que podemoms mudar. O passado já era, temos que ter é mais ação no hoje e no amanha. Abraços, parabéns.

    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Querida Marli, muito bom esse teu texto! Olha, pensando bem, acho que temos um pouco, sim, noto que quando saímos para fora, seja Europa, América ou o que for, voltamos eufóricos, parece que visitamos a maior maravilha do mundo e que, somente lá fora, existem coisas tão belas e boas. Mas aqui?? O que temos de belo dentro desse país nem sabemos de todo. Um Gigante desses e não é valorizado? Tudo bem, estamos atravessando a pior de nossas fases, a ladroagem corre solta. Muitos, mas nem todos são corruptos e bandidos, é uma questão de termos governos sérios, de Instituições sérias, de leis fortes. Quando tivermos um país sério, com certeza não teremos esse complexo de vira-lata.
    Beijo, amiga! Uma boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Marli Teresinha, pois não é que nosso maior dramaturgo, nosso genial contista e cronista Nelson Rodrigues tinha razão? O brasileiro tem mesmo esse complexo de vira-lata, que podemos ver sobre muitos aspectos, além do futebol como você disse. Pena que tenhamos que ficar a exaltar pessoas que julgamos importantes ou países que admiramos pela sua riqueza. Mas somos assim mesmo. Que fazer?
    Uma boa semana, amiga.
    Abraços
    Pedro

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...