1 de jun. de 2019

A dor da fome



      Nas reuniões de conselho de classe os professores se reúnem para discutir alguns problemas, possíveis soluções e outros fatos pertinentes, à ocasião da reunião. Todos que sentaram nos bancos escolares, (seja como professor, aluno ou pai), sabem o que é conselho de classe.
    É o momento em que todos os professores têm a chance de comentar seus problemas em relação aos seus alunos e ouvir a opinião de toda a classe docente. O resultado costuma ser satisfatório, pois há muitas soluções, as quais são analisadas e tira-se a melhor escolha.
Lembro-me perfeitamente de um pequeno menino, franzino, vinha a pé, de uma distância considerável, pois se percebia que era de uma família com certas dificuldades, porém de uma educação e meiguice louváveis.
    Neste dia de conselho de classe, o nome dele foi citado, alguns professores que ainda não conheciam a história do pequeno, perguntaram ao grande grupo o que havia de errado com ele, pois era esforçado demais, mas parecia estar sempre cansado querendo dormir na carteira.
    Depois de tantos anos, ainda me vem à memória o rostinho do pequeno menino, eu tinha um carinho especial por ele, meus cuidados eram extremos, parecia que eu o defendia como se fosse a sua mãe. Muitas vezes eu levava a ele um pequeno embrulho, que lhe passava sem que os demais alunos percebessem, eu trazia a ele um lanche, pois soubera por ele que nunca dava tempo de tomar café, tinha que levantar muito cedo para ajudar ao pai com os irmãozinhos, porque sua mãe estava muito doente.
Notava-se nele que passavam por muitas dificuldades, e que a comida era escassa, ele fingia que não dava tempo de se alimentar pela manhã, mas nem café devia haver em sua casa.
  Nas escolas estaduais e municipais é servida merenda a todas as crianças, mas ele ganhou bolsa integral em um colégio particular, onde não se servia merenda. Ele jamais pediu nada, vinha sempre com seu uniforme impecável, material em ordem e lições feitas, após as aulas ele sempre ficava um tempo a mais para aproveitar a biblioteca, e ter paz para fazer seus deveres. Estava sempre sozinho.
   Voltando ao assunto do comentário do professor, percebi que nenhum dos colegas sabia o real motivo dele parecer desmotivado nas aulas. Ele tem fome, falei a todos que eu sabia um pouco da história triste dele, os meus colegas sentiram na alma o problema. O que fazer para resolver? Nosso diretor, como sempre bom de coração disse:
-Todos os dias ele deve tomar café aqui, no colégio, serviremos uma boa refeição para ele começar bem, o dia de estudo.
    O menino foi avisado em particular, para não melindrar seu coração, foi lhe dito que como a mãe estava doente, e o pai sem tempo para fazer seu café, ele poderia fazer a primeira refeição no colégio, assim que ele chegasse, antes do início de todas as aulas, ele deveria tomar seu café. Confesso que a mudança foi extraordinária, ele parecia ser outro menino, cheio de vida. Pudemos ir mais além, pois como ele ficava aguardando a biblioteca abrir, começou a almoçar lá também.
   E assim, passaram-se os anos, o pequeno menino já adolescente continuava fazendo suas refeições no colégio, nunca lhe foi perguntado se ainda precisava comer ali, mas era óbvio que tudo lhe fazia bem.
O tempo não perdoa ninguém e passou rápido, ele se formou e nunca mais soube dele.
   Certa noite, eu estava em um evento, e ao meu lado uma jovem começou a falar comigo, perguntando se eu era a professora do tal colégio.
   Como encontramos nossos ex-alunos em todos os lugares, sem reconhecê-la perguntei se ela havia sido minha aluna. Ela me respondeu que não, mas seu noivo sim, e sempre falava sobre mim para ela. Fiquei surpresa e curiosa, queria saber quem era ele.
Quando me contou, veio-me à lembrança o meu pequeno aluno. Ela me falou que ele terminou o ensino superior, e continuava fazendo cursos específicos à sua profissão. Senti que fizera a diferença na vida daquele pequeno menino, e que hoje é um homem realizando seus sonhos.
Que Deus o abençoe!

11 comentários:

  1. Emocionante ... Linda história de vida e da diferença que foi feita na vida daquele que se não rendia mais era por fome... Depois de suprida com esse gesto tão lindo e digno, tudo funcionou e nunca mais ele esqueceu! BELEZA! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Ai que linda e comovente essa leitura, querida Marli! Imaginei toda a cena, desde pequenino até adulto! Será em que que se formou? Você não o viu?
    Essa história, amiga, é de cortar o coração, me deu um nó na garganta.E quantos meninos desses existem no Brasil!! Esse fez muita diferença porque mostrou a garra de ir à frente...
    Beijo, querida, um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Uma belissima leitura. Adorei de coração:))

    Hoje:- Quem me dera voar nas palavras de alento. [Poetizando e Encantando]

    Bjos
    Votos de um óptimo Fim-de-Semana

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de paz, quarida amiga Marli!
    Emocionei-me, pois lecionei até me aposentar em escolas publicas e sei bem dessa realidade que você mostrou. Tive alunos assim e minimizar a dor deles é indispensável.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, colega Marli!
    Lindo texto, emocionante.
    Ei moça!
    Sei que há tempos não posto nada mas hoje tem arteirice nova lá no meu blogue. Passe por lá pra conferir. Ficarei muitíssimo feliz com tua visita e comentário, sempre tão gentis.
    Grande abraço pra você!

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Marli, que linda narrativa, emocionante, muito bom rever alunos e sabê-los bem na vida!
    A alma humana só pode se regozijar com resultados empenhados, no caso, de professores que amam o que fazem e aos seus alunos!
    Amei ler!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Que Deus o abençoe a ele e a si, minha Amiga que o ajudou a ser quem é. Uma história cheia de sensibilidade. Infelizmente há muitas crianças que passam fome e carregam a vida nas suas costas…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Marli.
    Não me surpreendi com esta sua narrativa, uma história escrita com sensibilidade e com os recursos da boa narrativa, que você conhece tão bem. Quanto ao seu conteúdo, deixa-nos uma lição de vida. Parabéns!
    Votos de uma boa semana, com muita paz
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  9. Lindíssima história de verdadeira humanidade! Belos professores e bela gestão do colégio, que ajudaram o menino dedicado também - há que dar valor igualmente ao seu empenho - a ser um Homem realizado!
    Adorei ler!
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Uma história linda e emocionante!...
    Como deve ser enriquecedor, sentir que realmente se fez a diferente na vida de alguém, em tais circunstâncias, bem difíceis!...
    Infelizmente, ainda haverá tantas histórias assim... e tantas vidas, pendem para um percurso errado... por não terem tido na altura certa, algum apoio...
    Uma história, que no fundo vem confirmar... nós não somos nós... mas apenas as nossas circunstâncias...
    Uma publicação, que muito me sensibilizou, Marli! Adorei!!!
    Beijinho! Bom domingo!
    Ana

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...