19 de jul. de 2016

Ter ética e ser feliz.

Os verdadeiros amigos, nos fazem bem, sabemos disso com certeza, pois quem tem amigos pode se considerar dono de um tesouro imensurável.
Ouvindo o grande professor e historiador, Leandro Karnal, pelo qual tenho grande admiração, em uma palestra ele citou várias vezes, a importância de uma grande amizade, porém enfatizou a importância de termos ética. Achei muito pertinente, pois ele disse que quem tem ética é muito mais feliz, pois tem amigos, diferente de quem não a possui sendo assim, não tem amigos, tem cúmplices.
Amigos são poucos e raros, mas sentem-se bem, pois possuem ética, enquanto os maus apenas temem um ao outro. Penso que nada  faremos de mal, ao nosso amigo e, nem ele a nós, pois há um sentimento de honradez entre amigos leais, diferente, dos que são apenas cúmplices, e desperdiçam seu valioso tempo sendo aliado para tudo, por exemplo: se lhe for pedido para realizar um ato ruim, um ato criminoso, com certeza o fará, pois terá que provar a sua cumplicidade para mostrar-se "amigo". Vivenciamos muitos fatos relacionados a isso. Portanto, o amigo leal ficará conosco, em todas as fases da nossa vida, diferente do interesseiro que, de acordo com o que temos ou perdemos, ele vai se afastando.
Cícero já dizia:
- "Este é o primeiro preceito da amizade: pedir aos amigos só aquilo que é honesto, e fazer por eles apenas aquilo que é honesto" .
Sem dúvida a ética, nos trará mais felicidade e consciência tranquila, junto a muitos amigos leais.

8 comentários:

  1. Lindo texto Marli!
    Feliz dia do amigo.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, bem verdade! Gostei do texto!

    Beijo e um dia feliz.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Hola amiga. Todos estamos en este mundo con exigencias de felicidad. Solemos buscarla en otros lugares y personas. La amistad forma parte de la vida humana, pero no debemos confundirla. Lleva mucho tiempo consolidar una buena amistad, que si es verdadera nos acompañará en nuestro caminar, pero también hay que saber cuidarla para no destruir lo que con tanto tiempo y esmero nos ha costado construir. Es importante saber a quién tienes en la vida y saber disfrutar de su compañía sin nada a cambio.
    Un saludo

    ResponderExcluir
  4. Feliz dia do amigo, a própria palavra assim o define, amigo que é amigo não faz mal nenhum, é sempre o que nos dá alento na vida!
    Abraços linda amiga, feliz dia do amigo!

    ResponderExcluir
  5. Temos aqui a definição para a verdadeira amizade. Na verdade, a amizade verdadeira baseia-se na ética. Penso que a amizade interesseira, deixa de ser amizade, para um dia, quando e se convier, se tornar em inimi
    zade. Então vemos que tinhamos um falso amigo. Devemos pensar assim: os inimigos são mais controláveis que os falsos amigos.
    Postagem “Maranhão – Inicio da Colonização”
    Veja e comente o post
    http://amornaguerra.blogspot.pt/
    BRASIL: O SORRISO DE DEUS.


    ResponderExcluir
  6. Olá Marli,
    Gostei muito do seu texto sobre amizade. Aproveito o ensejo para dizer alguma coisa sobre esse tema:
    Os nossos primeiros amigos são formados na infância, e, de muitos deles, só nos separamos com a distância ou com a morte. Nessa fase da vida formamos amigos para com eles compartilharmos as brincadeiras próprias da idade, as disputas saudáveis nos esportes etc. Também na adolescência sentimos a necessidade de amigos para contarmos nossas aventuras amorosas, para termos dos amigos a confirmação ou não, de estarmos agindo da maneira certa, como, por exemplo, nas tentativas de aproximação de quem pretendemos namorar, ou apenas ‘ficar’, como se diz modernamente. Enfim, trata-se de um poema que nos desafia a escrever muito sobre ele.
    Parabéns, minha amiga.
    Abraço.
    Pedro.

    ResponderExcluir
  7. A ética na amizade: muito interessante e, certamente, a atitude que faz a diferença.
    Gostei imenso desta partilha, amiga.
    Meu bjo, Marli :)

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...