29 de set. de 2017

Ser cidadão e ter cidadania

Estávamos caminhando pelo parque da cidade, em companhia de duas pessoas, uma amiga de longa data e outra, que era amiga da amiga. Fomos conhecer o lugar, pois havíamos feito uma pequena viagem com esta intenção. Ao passar por uma árvore, percebi muitas latinhas e copos descartáveis jogados sob a belíssima árvore, e nada daquele lixo combinava com a paisagem, peguei uma sacolinha que estava no chão e coloquei o lixo dentro, e comecei a olhar em volta para ver onde estava o balde ou cesto para depositar o que eu estava segurando, e não longe dali eu o avistei, depositei  a sacola cheia e voltei. Quando me aproximei das duas, a amiga da minha amiga estava de olhos espantados comigo, e disse:
-Você é ativista?
Fiquei observando-a e respondi:
-Não, sou cidadã.
E ela continuou:
-Mas você nem mora aqui, para que se preocupar com a limpeza de outra cidade?
Eu estava pronta para ser um pouco grosseira, mas pensei melhor e respondi:
-Temos que cuidar de tudo e de todos, pois o que afeta uma pessoa afeta a todos nós, mesmo que indiretamente, e se temos caráter, somos inteligentes, é porque fomos educados, e a Educação faz parte de tudo isto.
-Mesmo não morando aqui, lembro que Sócrates já dizia, que não era ateniense nem grego, mas um cidadão do mundo. Eu me sinto um pouco assim, por isso, penso que tenho que cuidar dos lugares por onde passo. Senti-me na obrigação de continuar a minha explicação. Entendo que ser cidadão é ser gente, é respeitar o próximo como a si mesmo.
Ser cidadão não é apenas ter direitos, pois sabemos que o cidadão tem direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante à lei: ter direitos civis, também participar dos destinos da sociedade, possuir direitos políticos.
Ser cidadão é participar como agente atuante da sociedade, e não se limita em apenas cobrar pelo retorno dos altos impostos cobrados, mas com certeza, é respeitar ao próximo independente de sua cor, religião, sexo, pois ele é seu próximo e tem os mesmos direitos e deveres que você. O respeito vem de situações muito simples, como: respeitar as filas, e como o que aconteceu há pouco,não jogar lixo na rua, nas calçadas, nos parques.
Precisamos fazer sempre o melhor que existe em nós, lembrei de Martin Luther King quando falou:”Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito.”E, se isto acontecer já podemos nos sentir como bons cidadãos.
Ser cidadão é ser o criador de seu próprio mundo, seu ser, sua identidade, é ser agente do processo histórico  Ter cidadania é ter consciência crítica, é saber refletir sobre tudo.


“É o homem constituir-se como homem entre outros homens.”

16 comentários:

  1. Fantástico texto. Merecedor de leitura.

    Beijos
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. A cidadania deve estar em nós em todo o lado. Deve ser como o respirar. Mas nem toda a gente é assim...
    Magnífico texto, gostei muito.
    Bom fim de semana, amiga Marli.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, A família é o primeiro agente ao qual a criança tem contacto, sendo por isso o de maior importância, pois é este que transmite os primeiros valores, normas, regras, padrões.

    “Não sou esperto nem sou bruto
    Nem bem nem mal educado
    Sou simplesmente o produto
    Do meio onde fui criado.”
    António Aleixo

    Feliz domingo e semana,
    AG

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste texto sobre cidadania. É para reflexão...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto Marli!
    Respondendo a sua pergunta em meu blog,foi diagnosticada uma pneumonia,mas graças a Deus já estou me recuperando.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Porque será que nós temos
    na frente, aos montes, aos molhos,
    tantas coisas que não vemos
    nem mesmo perto dos olhos?

    ResponderExcluir
  7. Olá Marli! Passando para agradecer a tua visita e teu amável comentário com tão bela mensagem de felicitações e carinho quando da passagem do nosso aniversário, meu e dos meus dois filhos. Muito obrigado de coração.

    Belo, profundo e reflexivo texto. Há pessoas que ao invés de evitar que o vizinho contraia sarna, preferem contrair a sarna do vizinho.

    Abraços,

    Furtado

    ResponderExcluir
  8. O gesto natural de cuidar do meio ambiente revela a evolução a qual todos deveriam ter. beijos

    ResponderExcluir
  9. Querida,
    Fantástica a sua postura.
    Concordo em numero, gênero e grau.
    Vivemos em um lugar ( o todo, a biosfera, o mundo, o ar,
    o mar) e esse todo é de responsabilidade de
    cada um.
    Encantada deixo
    Bjins
    Catiaho Alc.

    ResponderExcluir
  10. Amigos são como as estrelas no céu. Eles são mais claros nos tempos de escuridão e quando a amizade perdura suportando a distância.
    E porque não dizer, podemos chamar de amigos, os virtuais que vence a distância para nos visitar e trazer um elogio, uma palavra amiga, um abraço... E como é maravilhoso! Quantas vezes senti que não estava só lendo seu comentário. Obrigada por sua amizade, que Jesus lhe proteja sempre e se estenda a sua família.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  11. Sem comentários o comportamento da outra, né? O planeta é nossa casa, temos que cuidar dele todo, sermos educados em todo lugar, não importa cidade, bairro ou país. Eu respónderia: sou ativista sim, ativista do planeta. Parabéns pelo comportamento e texto. Show!

    ResponderExcluir
  12. Ás vezes, apenas precisamos ter calma e paciência.
    Apenas por me chamar, por me dar um abraço quando me vê,
    sorrir pra mim, são coisas pequenas...
    Mas são as que realmente marcam..
    Desejo de todo meu coração
    um abençoado Domingo.
    Uma semana de vitorias
    Beijos no coração.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  13. Ótima reflexão. Que cada pessoa possa se espelhar no seu exemplo.
    Grande beijo e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Como a cabeça de muitas pessoas são vazias. Amiga, hoje vim ler e refletir sua bela e importante postagem. Na cabeça dessa criatura, se não moramos na cidade não temos obrigação de cuidar. Vivemos em um único planeta e a limpeza aprendemos desde pequeninas, Acho que ela esqueceu.Abraços com desejos de um dia feliz e de muita paz.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marli, ótimo esse seu texto, lendo fui pensando também nos oceanos, nos rios e riachos! quanta porcaria entopem os boeiros com uma chuva mais forte, e a culpa é nossa. Quantos que colocam porcarias nos terrenos baldios que juntam moscas, mosquitos e nos transmitem doenças? E ilhas distantes no meio dos oceanos, você já deve ter recebido videos onde as aves morrem com o estômago cheios de plásticos! Sua conduta é de alguém educada e preocupada com o meio ambiente. Mas o ser humano é assim, uns conscientes, outros vivem só pra si e a natureza que exploda!
    Muito bom seu texto!
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite amiga!
    Minha vinda aqui hoje é para lhe convidar mais uma vez a participar, amanhã Domingo, de mais um POETIZANDO E ENCANTANDO. Será o 5º e posso garantir que a imagem que sugeri está nos incentivando a desenvolver nossa criatividade. Será mais um lindo desafio!
    Postarei logo ao amanhecer.
    Amanhã como é dia dos professores estarei indo se Deus assim o permitir para Santa Missa agradecer por todas as graças recebidas e pedir a Deus por todos os professores e educadores, pais que foram nossos primeiros mestres na tarefa de educar e ensinar.
    Parabéns a todos os professores e que jesus continue nos abençoando e iluminando nossos caminhos. Abraços da amiga Profª Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...