14 de jul. de 2020

Proibiram-na de viver

Imagem do Google

Hoje, a tristeza veio me visitar, lembrei-me com muita saudade de uma amiga muito próxima, da minha adolescência e juventude. Ela era muito bonita e vivia com muito entusiasmo pela vida. Estudamos juntas até o curso superior aí, ela casou e assim ficamos mais distantes, porém eu sempre estava bem informada sobre a vida dela, assim como ela sobre a minha.

Ela era professora em duas escolas, fazia os três períodos, dizia que logo diminuiria o número de aulas, para aproveitar mais a vida em família, pois ela já tinha um bebê, porém, nunca conseguiu diminuir o número de aulas, pois outro filho nascera. O marido não dava conta de tudo sozinho, ela nunca reclamava, porém já não vivia com entusiasmo de outrora. Certa vez, viajei para a cidade dela, marcamos um café, foi maravilhoso, pudemos conversar muito e relembrar muitas coisas, que vivemos juntas. Os filhos já estavam na faculdade, mas ela ainda continuava a trabalhar nos três períodos, estava feliz, pois faltavam apenas dois anos para sua aposentadoria, tinha mil planos. Ainda gostava de falar sobre tudo. Disse-me ela, que os filhos eram maravilhosos, mas também gostavam de chamar a sua atenção quando ela falava demais à mesa, riu muito, disse-me ainda, que sentia vergonha quando pediam que ela não falasse sobre alguns assuntos, como doenças, morte e outros assuntos, porque a eles não interessava. Então ela riu e me disse:- Pior é que estes são os assuntos que me restam e acabou rindo muito, talvez para não chorar. Perguntei a ela, qual foi a atitude dela perante isso? Ela me respondeu que agora ela come junto com a família, todo final de semana, o que ela mais gosta, mas fica calada ou fala apenas o essencial. Meu peito parecia doer demais depois que ouvi a história da minha amiga, ela precisava desabafar e o fez comigo, fiquei muito triste, pois ela nem percebia o quanto estava sofrendo calada.

Houve a despedida. Fui caminhando e analisando a situação, ela, uma mãe dedicada, professora exemplar, esposa esforçada e que estava aos poucos se calando, devido à proibição velada dos filhos. Uma mulher cheia de energia, nunca deixou faltar nada a eles, ela que estava sempre de bom humor, sorria cheia de vida, estava ficando quieta, comigo ela desabafou, porém parece que ela aceitava como normal não poder falar o tanto que gostaria e participar mais da vida dos filhos, das conversas, das risadas.

Os almoços de domingo, com todos à mesa, não podiam faltar, pois era neste dia que as conversas eram divertidas e todos participavam das notícias.

E, assim passou mais um tempo, quando recebi o telefonema de que a minha amiga havia falecido. Fiquei chocada, paralisada, lembrei-me da nossa conversa, dos planos, e ela nem chegou a se aposentar. Pensei: Será que a tristeza recolhida na alma, ajudou a minha amiga a ir embora, antes de realizar seus sonhos?

Cheguei quase atrasada para o enterro, o caixão já estava sendo levado.

Chorei silenciosamente e pensei:

Conseguiram calar a minha amiga para sempre.

Será que eles têm noção disso?


10 comentários:

  1. Boa noite querida amiga, li com atenção e sei bem como você deve estar sofrendo pela sua amiga!
    A vida é assim, mas não se pode achar que seja culpa das pessoas, a familia, no caso, as diferenças existem em familia também, enfim... Como saber né mesmo?!
    Meus sentimentos pelo falecimento de sua amiga!
    Abraços apertados querida amiga Marli!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de serenidade, querida amiga!
    Permita-me chorar...
    Quantas pessoas se vão caladas...
    Engolem seus dissabores, dão a vida em prol de todos e,na sua vez, ninguém lhe dá um retorno que merece.
    Sinto a dor dessas pessoas... Doi muito.
    Você tem muita sensibilidade.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhodo e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!

    Pois, amiga.

    Há amigos que não esquecem...

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  4. Que texto comovente! :'(
    ~~
    Na emoção dum sonho meu...

    Beijo e uma excelente dia!

    ResponderExcluir
  5. Triste, muito triste. A verdade é que ninguém entende os contrastes da vida...que descanse em paz
    .
    Deixando cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. Nooooooooooossa, que triste realidade dessa mulher. Sabe-se lá quantas outras existem e que são obrigadas a calar, falar apenas o que lhes é permitido! Triste,muito triste mesmo! Imagino tuas recordações e o nada poder fazer....Pena! beijos, chica

    ResponderExcluir
  7. Marli, por isso que amo suas postagens, você traz situações comoventes, bem contadas, mas que nos assustam um pouco... Coitadinha de sua amiga, nada do que sentia, nada do que lhe incomodava poderia ser dito porque incomodava os outros, a família que pensava muito na sua alegria. Conheço gente que diz algumas coisas parecidas, sim, que querem alegria sem limites, e a vida, os sentimentos dos outros não pesa.
    Aplausos pela sua crônica!
    bjs, até mais!

    ResponderExcluir
  8. Uma história muito triste e comovente ao mesmo tempo. Gostei de a ler.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Por vezes a família não se apercebe como está a ser cruel com um dos seus membros.
    Uma história triste de uma realidade que é bastante comum.
    Continuação de boa semana, querida amiga Marli.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia minha amiga estou de volta as ondas e voltei poeticamente :-) Assim além de um abraço imenso estou a te convidar a participar do 11º Pena de Ouro, decidi reativá-lo, pois neste momento de clausura nada melhor que colocar a mente para funcionar, topas brincar? Não querendo vai uma visitinha no meu novo Ostra só para conhece-lo, ok! Beijos ♥ Eis o link https://ostra-da-poesia2.blogspot.com/

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...