6 de ago. de 2020

Vida e Morte

Morte assunto difícil de ser abordado, mesmo sabendo que a qualquer minuto, hora, dia ou mês ela virá nos levar. Podemos fazer uma analogia com o nosso nascimento, quando ficamos por nove meses no útero de nossa mãe, que é um lugar quietinho, quentinho, literalmente, um ninho onde recebemos alimento na hora certa e cuidados necessários para a nossa sobrevivência futura.É o nosso mundo, o único que conhecemos, é repleto de boas e únicas experiências. Passado o tempo, o corpo da mamãe se prepara e nos ajuda a sairmos ou melhor somos expulsos, levados para fora sem ao menos sermos questionados sobre a nossa vontade em ali, permanecer, no aconchego do nosso único e conhecido mundo. De repente, nos vemos em um lugar barulhento, repleto de luz, dor pelas palmadas e o choro é o que nos resta.

Passado algum tempo nos sentimos acarinhados pelo papai e mamãe, que nos dá o seio e nos descortina aos poucos todas as surpresas que prepararam para nos receber. Claro, que estamos falando em uma família estruturada e um lar, então aquele mundo que foi só nosso, (útero),o qual pensávamos ser o único, onde tínhamos tudo acaba sendo esquecido, nem cogitamos para lá voltar.Semelhante, a morte nos leva sem nos questionar, ela ainda é tida como um tabu, muitos já foram vencidos, porém a "Morte", ainda traz grande mistério e medo. As crianças são poupadas em velórios, os pais as querem longe dos que morrem, nem conseguem dizer seu adeus, porém se elas fossem acostumadas aos velórios, entenderiam melhor o significado de "está junto de Jesus".


Certamente, se fôssemos questionados, indagados, na hora da morte, provavelmente, não deixaríamos esta vida, por pensar ou não saber o que encontraremos do outro lado, mas se papai e mamãe, aqui, na Terra,nos proporcionaram um mundo bom, (dentro de suas possibilidades), não há dúvidas de que Deus Criador, nos dará no mundo espiritual,todas as dádivas de que somos merecedores, pois o Mestre Divino nos prometeu uma vida de acordo com nossas obras , por isso, o nascer é uma analogia do morrer.

10 comentários:

  1. Pois é Marli, ninguém escapará da morte, como você diz neste seu belo artigo, mas todos querem viver por muitos anos, mesmo com as dificuldades que possam ter com a saúde e com os meios pecuniários para uma vida regular. Estes dias de Coronavírus dizem bem do apreço que a maioria tem pela vida. Parabéns pelo ótimo trabalho, Marli.

    Um abraço e votos de uma boa semana.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. A morte é um outro nascimento. Deveríamos ser preparados para ela, principalmente quando envolve perda. Evita-se falar sobre o assunto, como mencionou, mas ele deveria ser tratado com naturalidade, para evitar algumas consequências devastadoras quando ocorre. Não pensamos, também, em nossa morte, já que não desejamos sua visita rss. O hoje nos tem mostrado o quanto somos impotentes e frágeis, mas nos tem levado à fé, com mais vigor.
    Voltando, aos poucos, aos meus blogues. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Pensar na morte. Faz parte deste tempo de tragédia. O seu texto é excelente. Claro que nascer é melhor que morrer, mas entendo a analogia dos momentos.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite de domingo, querida amiga Marli!
    Um post muito reflexivo onde, mais uma vez, constatamos algo que nenhum de nós escapará.
    E tempo de revisarmos nossas vidas num modo contemplativo como sua imagem introdutória reflete.
    A morte é a única coisa certa na face da Terra.
    Enquanto vivemos nos mantenhamos vestidos de fé e esperança.
    Tenha uma nova semana abençoada, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa noite!

    "o nascer é uma analogia do morrer".

    Nem mais! É isso!

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  6. A humanidade, na sua maioia,encara a morte como algo muito ruim, mas se nascemos a morte do corpo um dia se dará.
    Creio que se acreditásemos mais que a vida espiritual é uma realidade e que conrtinuaremos vivendo em um outro plano, tudo seria mais fácil.
    Creio na vida eterna e que a Terra é uma escola onde por um tempo temos que passar.
    Um grnde abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
  7. Querida Marli, eu falo normalmente da morte, ela virá, não há como escaparmos. O ruim, é que somos surpreendidos! Se soubéssemos que iríamos viver até 100 anos e depois morreríamos, as coisas talvez seriam mais aceitas, daria tempo de uma preparação, despedidas, arrumações... Sem dúvida uma bela utopia. O fator surpresa, não sabemos nem se vamos sofrer, altera as coisas. Não tenho medo de morrer, tenho preocupações é como vou morrer!
    Gostei muito de tua crônica, amiga,
    uma boa semana,
    até mais, beijo!

    ResponderExcluir
  8. A vida é um milagre da Natureza.
    Pena é que a morte, que é certa, venha destruir esse milagre...
    Gostei do seu texto, muito interessante.
    Bom fim de semana, querida amiga Marli.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, como está?

    Sim, amiga... só que é ao contrário!

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  10. Olá, como está?

    Não falemos da morte, agora.

    *

    Conhece Lagos, a terra onde eu nasci?

    Convido-a a visitá-la.

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...