10 de mar de 2013

Homenagem à Mulher


Hoje, 8 de março dia Internacional da Mulher, encontramos muitos textos e muitas escritas sobre ela, a MULHER.

Há tanto assunto ainda, para ser dito e escrito sobre o assunto que nos perdemos sobre o que é mais importante registrar. Falando sobre a mulher com uma amiga fiel e eterna, ela me disse :- Se perguntarem para mim quem é meu exemplo de mulher, de vida, de trabalho, de coragem, de ensinamento e mais....eu sem titubear vou responder :- Minha saudosa Mãe!

Minha querida amiga, lhe respondo também caso me perguntarem qual a mulher que admiro, quem mais poderia ser senão, minha querida mãe a qual em tempos difíceis não me deixou faltar o pão da vida e do coração. Ela, e apenas ela pode e será o modelo de mulher para mim, assim como para você, minha amiga. Há tantas mulheres que fizeram, fazem e farão a diferença em nossas vidas, no mundo, nas cidades, no interior,

na roça, na escola, nos clubes, enfim em todos os lugares há mulheres fazendo diferença de um mundo melhor.

Quis fugir, hoje do modelo padrão de escrita sobre a Mulher. Vou registrar algumas das mulheres que fizeram a diferença e continuam a fazer grandes mudanças na cabeça de homens e mulheres. Há um grande número de nomes, mas vou registrar alguns.

Mulheres importantes para a História:


- Cleópatra

Foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.

- Maria, Mãe de Jesus

Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu, provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C.

- Joana D'arc

- Joana D' arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

- Rainha Vitória

Foi rainha do Reino Unido entre 1837 a 1901. Embora com poucos poderes políticos, se tornou um exemplo nacional da moral e dos bons valores e costumes.

- Anita Garibaldi

Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos.

- Princesa Isabel

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.

- Marie Curie

Cientísta polonesa, ganhou dos prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avanços científicos na área da radioatividade. Foi também importante na descoberta de dois elementos químicos: polônio e rádio.

- Madre Teresa de Calcutá

Importante missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003.

- Irmã Dulce

Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitado., destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011.

- Indira Gandhi

Foi primeira-ministra da Índia entre os anos de 1966 e 1977 e depois entre 1980 e 1984. Fez um governo popular, voltado para os mais os mais pobres.

- Margaret Tatcher

Política britânica, foi primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a "dama de ferro" conseguiu implantar importantes reformas políticas e econômicas no Reino Unido.

 Fonte: Google

11 comentários:

  1. oi Marli,

    que homenagem mais linda,
    escolheu mulheres que foram e fizeram,
    que mostraram ao mundo o que é ser diferente...
    adorei a postagem...

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, desculpe-me o erro,minha resposta ficou abaixo, meu pc não obedece mais rsssss. Obrigada!

      Excluir
  2. BOA NOITE !!!!
    A POSTAGEM FASCINOU PELA MARAVILHA DAS MULHERES QUE FEZ HISTÓRIA...
    BJSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Severa, fico feliz com sua presença aqui e comentário sobre nós, mulheres. Obrigada e grande beijo!

      Excluir
  3. Olá amiga, Rô, há tanto a escrever e comentar sobre nós, mulheres,porém resolvi fazer algo diferente.Obrigada querida amiga. grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marli! Vim agradecer as lindas palavras que deixou no blog do Thiago, na GINCANA que estou participanddo. Fiquei feliz por ter gostado da minha poesia. Confesso que foi a primeira que escrevi. Tenho outras produções textuais, mas este meu lado poético não sabia que tinha!! Kkss Pra mim o que o Thiago falou que seria uma brincadeira está sendo maravilhoso, não só pela participação , mas pela aprovação da minha poesia tão simlples que agradou.
    Quando as suas, são lindas e você é uma poeta maravilhosa! Amo suas postagens e em relação a esta homenagem as mulheres, ficou perfeita. Parabéns! Obrigada, uma linda noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourdes, que bom que gostou das minhas palavras, nós aqui necessitamos de comentários que nos levem para frente, e tenho recebido só comentários ótimos e muito consistentes, você tem sim, uma veia poética, vá em frente, pois sua escrita tem nota dez.Obrigada por tudo, e parabéns pelo dia do Blogueiro. Abraço!

      Excluir
  5. Olá amiga
    Agradecemos a sua participação em nossa gincana ( Ô Trocyn Bão ) e desejamos uma semana de paz

    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, nem precisa agradecer, nós Blogueiros temos que nos dar a mão e nos ajudar, fiz com muita boa vontade. Obrigada! Grande abraço!

      Excluir
  6. Gaspazrinho17/3/13 20:19

    As mulheres merecem todas as homenagens!
    Abraços do amiguinho camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gasparzinho, por ser mulher agradeço suas palavras, porém ainda existem aquelas que nem mulheres são consideradas,sem olharmos o passado, mas até a Igreja nos ignorava, hoje já nos percebem, aos poucos quem sabe vão nos enxergar rs. Obrigada e grande abraço, meu amigo.

      Excluir

Em tempo de São João

Cresci vendo a fogueira ser montada, ser acesa e queimada, espetáculo que se repete todos os anos com a festa do Padroeiro do bairro São Pe...