22 de ago. de 2015

A desinformante


O que pode acontecer quando o que falamos não é entendido como deveria ser ? Há inúmeros prejuízos que ocorrem quando a comunicação é falha. Lembrei de um fato extremamente interessante, que aconteceu na época da grande enchente de 83, em nossas cidades. Meu tio, trabalhava como gerente em uma firma local, o rio transbordou, e a água cobriu as ruas, deixando todos sem ter como ir ou voltar, por elas. Então, ele e alguns funcionários que moravam em outras áreas,usavam o meio de transporte que lhes era oferecido, uma draga de puxar areia, e assim atravessavam o rio Iguaçu.

Certa manhã, ele ligou para minha casa ( morávamos ao lado ) e pediu para que a moça que trabalhava em minha casa, desse um recado à minha tia ( esposa dele ).

Ela deu o seguinte recado:

- Dona Iraci, seu marido ligou avisando que quebrou a perna.

Foi um reboliço total, meu pai tentou entrar em contato com meu tio, e com os demais funcionários, ligou para o escritório da firma, para o dono ( amigo dele ), mas não conseguiu obter resposta. A preocupação aumentava, pois meu tio já não era um garotinho e, ficar sem atendimento só poderia causar maiores problemas.

E, assim foi passando o dia, sem informação. O hospital mais próximo da firma também estava sem acesso, devido as águas. Meu pai e tios foram ao outro hospital para ver se havia alguma notícia do tio, com a perna quebrada.

Tornou-se um caos, pois estava anoitecendo, águas escuras, casas alagadas, gente sem teto e meu tio sem dar notícias. E, justamente nesta noite, todos iriam ficar na firma, pois era perigoso voltar com o rio enchendo e, sem saber onde estava o leito do rio. Como estaria meu tio ? Quanta dor, sem ter o que fazer e sem poder voltar para casa. Eu já disse aqui, que acredito em milagres e, à noitinha, conseguiram voltar para casa. Vimos meu tio estacionar o caminhão da firma, ficamos sem saber o que dizer, apenas corremos para saber como ele estava. Meu pai, foi o primeiro:

- Como você está ? E a sua perna quebrada ?

- Perna quebrada ?! Não quebrei nada.

 Aí, a história foi desvendada. Ele disse que havia quebrado a garrafa térmica e, como só voltaria na noite  seguinte, avisou para que minha tia providenciasse outra.

A ligação estava péssima, e aí a confusão de: - Eu quebrei a térmica, para eu quebrei a perna.

William James já dizia:

“ Não existe mentira pior que uma verdade mal-interpretada pelos que a ouvem.”


8 comentários:

  1. Lembrei da brincadeira de telefone sem fio, lembras? A palavra saia ao final ,completamente diferente! Adorei te ler! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Belo e comovente texto. Mas acontece em todo o lado....Chega a ser vergonhoso!
    Gostei de ler.

    Bom Domingo

    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Pois é amiga Marli, muitas confusões já ocorreram em virtude de uma palavra equivocada.
    Um abraço. Tenhas um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE, COLEGA MARLI!
    É... ESSAS COISAS ACONTECEM MESMO E SÃO DESAGRADÁVEIS.
    EI, MOÇA!
    TEM POSTAGEM NOVA EM "GAM DOLLS (2). PASSE POR LÁ PRA CONFERIR.
    FICAREI FELIZ COM TEU COMENTÁRIO E VISITINHA, SEMPRE TÃO SIMPÁTICOS.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  5. Todo o cuidado é pouco quando passamos alguma informação,para assim evitarmos grandes dissabores.
    Adorei Marli.
    Obrigada pela visita e um ótimo final de domingo.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Amiga Marli, é assim mesmo, as pessoas mal ouvem, mal falam, assim fica difícil a comunicação né mesmo? Nossa, quanta preocupação passaram, até saber do que havia acontecido!
    Amo ler, pois lendo é bem melhor, até para se falar em celular está difícil, daí digitar fica mais fácil, isso é, se a pessoa souber escrever e usar as vírgulas, como todos nós sabemos, dependendo onde é colocada, o sentido da frase muda e muito, acho que por isso há tantas brechas nas leis por aqui!

    ResponderExcluir
  7. rsssss, desculpe, amiga, mas no final não conseguia parar de rir!!
    Ficou muito engraçada essa história! Ou o telefone estava muito ruim; alguém um pouquinho surdo na linha ou a moça que trabalhava com você articulou mal as palavras! Isso aconteceu recentemente comigo rssss, há 1 semana! Eu acho que lá do outro lado a pessoa disse errado a mim.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Marli, muitas vezes, mesmo o que pretende seja boa comunicação, no boa a ouvido, acaba por chegar, mas desfasada da pura realidade.
    Abraços

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...