Apreciadores de Um Naco de Prosa

6 de set de 2015

O lado mau do homem bom

Final de semana para ser completo tem que vir acompanhado por um bom filme, e neste sábado, não foi diferente, a nova versão que narra a história da arca de Noé, foi o escolhido.
Um filme repleto de reflexões, mensagens já nossas conhecidas, através da Bíblia.O filme, nos mostra  cenas fantasiosas, mas que se  encaixam com a mensagem profunda que ele nos  traz. Em um determinado ponto, Noé relembra o momento da criação do mundo, tudo tão minucioso, perfeito, tudo em seu lugar, até a criação do homem e da mulher, quando eles sucumbem à tentação, comem o fruto proibido e são expulsos do paraíso, neste momento é despertado o lado sanguinário, traiçoeiro e menos humano do ser. Depois 
disso, a perfeição deixou de existir... e será necessário recomeçar a vida novamente, para limpar o mundo de tanta podridão causada pelo homem. Aí, vem à mente, a cena daquele pequeno, morto, na praia. O menino sírio, de três anos, que escapava , das guerras, junto com os pais e o irmão de cinco anos. Eles só queriam uma vida digna, um lugar para viver, e não sobreviver, que pudessem acordar, levar os filhos à escola e trabalhar, e que, no final do dia, houvesse o reencontro de  todos em volta da mesa com momentos simples em família, como colocar seus rebentos para dormir, contando-lhes uma história e que, no dia seguinte, houvesse o recomeço de tudo e com toda a família. Assim como é para a maioria das famílias, pergunto :- Por que não para todas ? Como o homem chegou a este ponto ? Como ele se deixou levar pelo poder, pelo capitalismo de uma forma tão voraz, pois nem sabe mais, o que é estender a mão para o próximo e permitir-lhe a vida ? Em meio disso tudo,  há pessoas que ainda guardam um bom pedaço de si para fazer o bem. Mas o mal torna-se, a cada dia, mais forte e adentra até mesmo em lugares santificados. Pessoas boas, travam lutas constantes para dizimar o mal e plantar o bem, porém, o número parece ínfimo diante do que vemos noticiados todos os dias, nas mídias. Fomos criados com livre arbítrio, mas penso que se aproxima o momento em que, por não respeitarmos mais nada, por não sermos gratos e causarmos tantos danos à natureza e ao próximo, a arca será mesmo necessária.

13 comentários:

  1. Tantas reflexões importantes nos chegam ao ver as maldades desse mundo e essa semana, com o pequenino menino, foi triste demais! Até quando// bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Um texto bem reflexivo Terezinha.
    Adorei ler.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Um texto que infelizmente mostra a triste realidade em que vive a humanidade.Muito bom para uma séria reflexão.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Um pouco mais cedo e com muitas saudades
    venho convidar você para uma
    visitinha na minha postagem.
    Mesmo em meio as aflições temos que louvar
    a Deus pela nossas vidas.
    Comemorar é reunir com nossas amizades,
    que a dez anos muitos vem comemorando comigo.
    Eu tenho muito a agradecer a Deus por mais um ano
    pelo milagre da vida.
    Na verdade no decorrer desse ano nasci de novo
    após uma cirurgia.
    Gosto muito de falar as benção que recebo
    para lembrar que temos um Deus por nós.
    Pode ser grande a nossa luta ,
    mas grande mesmo é nossa vitória.
    Obrigada por tudo.
    Feliz semana .
    Beijos carinhosos...
    Evanir....
    PS..Se for do seu agrado deixei
    mimo na postagem.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde querida Marli..
    um belo filme sem dúvida...
    os filmes nos mostram e fazem despertar...
    como ouvi um vez...
    o ruim é bom... o feio é belo...
    tudo tem seu lado oposto..
    não existem pessoas ruins, existem a ignorancia do verbo ignorar
    a verdade e cada verdade é a nossa verdade..
    filme que gostei muito foi
    do padre pio de pietrelcina..
    tem em duas partes no youtube é muito bom
    bjs e feliz sempre

    ResponderExcluir
  6. Palavras sábias,amiga!
    Sempre em busca do BEM,
    nada poderá vencer uma atitude de amor e de Solidariedade!
    Amo esses filmes ,que nos remetem às grandes Lições da Humanidade!
    Bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli
    Só com muito amor para vencer esse caos de ganância e poder.
    Pessoas sem fé e temor a Deus praticando barbáries e ou provocando a dizimação de tantas vidas
    Muito para refletir e muito mais para mudar. Porque não "SER" ao invés do ter que traz tantas angústias? É preciso repensar esse livre arbítrio com tantas escolhas equivocadas
    Um grande beijo amiga

    ResponderExcluir
  8. Só a solidariedade pode salvar o mundo. Gostei da reflexão deste texto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Os sentimentos e os valores ficaram perdidos pelos caminhos, sendo substituídos pelo que não se consegue entender. Ainda existem muitas pessoas boas, caridosas, solidárias... Pena que seja preciso um número bem maior delas para fazer diferença. Quando vejo os noticiários sinto um aperto enorme no peito.Há mais portas fechadas que abertas. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga Marli, realmente, muito triste. Na verdade, desde o começo deste mundo, o homem alterna momentos de violência sanguinária, hajam vistas o periodo dos povos bárbaros e até muito antes, como atrocidades cometidas pelos assírios, caldeus, etc, além da exploração da América espanhola e Brasil onde os povos originários foram dizimados. Tudo se resolveria fosse o homem consciencioso. A resultante do binômio bem/mal está relacionada com vontade e consciência, que em última estância está atrelada à evolução individual, geral, étnica, racial. Acho que ainda passarão alguns milênios para o homem atingir o estágio da convivência fraterna.
    Um abração. Tenhas um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. OI MARLI!
    O MUNDO AVANÇA, O HOMEM SE DIZ EVOLUÍDO E DE REPENTE NOS DEPARAMOS COM CENAS COMO A QUE CITAS EM TEU REFLEXIVO TEXTO,NOS LEVANDO A PENSAR SE REALMENTE EVOLUÍMOS OU SE NÃO PASSAMOS DE PRIMATAS, AO MENOS NA MENTE, ME PARECE QUE SIM.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ola querida amiga,teu excelente texto,não me parece mais reflexivo,mas sim ,bem mais uma constatação de tudo que estamos passando de horrível nos dias de hoje.Estamos vivendo numa selva de pedras muito densa e como saber o fim que Deus dará a tudo isto.Adorei tua visitinha e quero agradecer tuas palavras com tanto carinho.Meu grande abraço.SU

    ResponderExcluir
  13. Passando para visitar este cantinho que amo, me desculpar pela demora em vir agradecer seu carinho de me visitar sempre, problemas todos temos mas, tem momentos que algo nos impede, falta tempo, internet ruim cinco finais de semana sem conexão, mana operada na minha casa, graças a Deus tudo bem com ela e outras situações que me fez ficar ausente. O importante é que estou aqui , mesmo com esse comentário colado para lhe dizer que és muito importante para mim e principalmente para Deus que te ama muito.
    Um Domingo abençoado e um início de semana na paz, saúde e muito amor.
    Deixo esse pensamento de Dalai Lama e sua resposta quando questionado: O que mais te surpreende na Humanidade?
    E ele respondeu:
    - Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
    E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

    Vamos viver melhor e não deixar que a vida passe por nós. Abraçosss
    Lourdes Duarte.
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Prof Lourdes Duarte http://pensador.uol.com.br/colecao/lourdesduarte/

    ResponderExcluir