2 de jul. de 2018

A Dor do Abandono


   
Foto: Google

  Hoje, um dia lindo, domingo com a família, almoço demorado,longas conversas. Todos os dias do ano deveriam ser assim,muita paz junto à família. Mas nem tudo é paz para muitos,principalmente aqueles que passam por abandono.
Na BR, pela qual passamos quase que diariamente, vemos muitas coisas, nem há necessidade de citar frequentes acidentes, caminhão tombado, cargas saqueadas, mas há outro fato que se tornou corriqueiro, o abandono de cachorros à beira do asfalto, os pobrezinhos ficam desesperados, primeiro ficam quietos para ver se o “dono” vai voltar, depois de algum tempo percebem que estão por conta própria e, aí, a situação se agrava. Hoje, assistimos a mais uma cena triste, um pequeno cachorrinho de cor preta, à beira da estrada, em estado lastimável, foi visto por estar caminhando, à procura de comida, pois sua cor se confundia com o asfalto. Provavelmente, havia sido abandonado há dias, pois estava bem desidratado.
    O que fazer? Há tantos casos iguais todos os dias, mas se pudermos fazer a diferença para um, já valeu a pena ter passado nesse lugar, na hora certa. Sem a intenção de igualar o abandono de um animalzinho com o de um ser humano, porém sabemos que o abandono dói para todos, e vai muito além disso, é como esquecer, não dar importância, penso que seja a falta mais cruel da humanidade. O sentimento de abandono deve ser um dos mais difíceis de ser trabalhado. Nos asilos há muitas pessoas que lá são deixadas e após abandonadas. Já ouvi filhos dizendo:- Meu pai está melhor no asilo que em casa, lá ele está bem cuidado, há horário certo para tudo, sequer percebem que seu pai adoraria estar perto dos netos, e com sua família.
   Em uma visita a um asilo, uma senhorinha me pediu várias vezes, que pedisse ao seu filho para visitá-la. O recado foi dado, porém o filho nunca foi vê-la, a tristeza faz com que os abandonados  deixem de ter alegria na vida. Os idosos não foram abandonados porque ficaram velhos, mas sim porque perderam o interesse por ele, triste assim.
     Há diversos tipos de abandono e todos têm punições previstas no Código Penal. No entanto podemos notar que muitos abandonos não são vistos ou quem sabe ignorados.
    Sabemos que muitas crianças são abandonadas ao nascer, ou simplesmente, descartadas em qualquer lugar,pessoas com necessidades especiais também são rejeitadas por aqueles que se denominam família.
    Filhos que afastam seus pais do convívio familiar por estarem dependentes, por não saberem mais como se portar à mesa.
    Deveríamos seguir o exemplo da China e Japão onde a velhice é sinônimo de sabedoria e respeito, sua família é o seu abrigo seguro.
    No século XVIII, o idoso era tido como patrimônio e não encargo, quem sabe possamos voltar a esse passado, pois hoje só lhe resta a exclusão e a marginalização.
    O filósofo Confúcio (551-479 a.C.), profundo conhecedor da alma humana, que externou conceitos de moral e de sabedoria, sempre aconselhou o amor na família e o respeito com os idosos.
    Segundo Silvana Sidney Costa Santos, Professora da faculdade de Enfermagem N. S. das Graça, o amor dos filhos aos pais envelhecidos, a assegurar-lhes maior proteção e segurança na última idade do seu processo de viver, compreende uma das mais sublimes ações do ser humano para consigo mesmo e para com a sua espécie, ou seja, para com a sua geração e para as gerações futuras, perpetuando assim, o amor intenso e especial entre pais e filhos.
     No Ocidente, infelizmente é assim que a sociedade vê o envelhecimento, “Quão penoso é o fim do ancião! Vai dia a dia enfraquecendo: a visão baixa, seus ouvidos se tornam surdos, o nariz se obstruí e nada mais pode cheirar, a boca se torna silenciosa e já não fala. Suas faculdades intelectuais se reduzem e torna-se impossível recordar o que foi ontem. Doem-lhe todos os ossos. A ocupação a que outrora se entregara com prazer, só a realiza agora com dificuldade e desaparece o sentido do gosto.” (Beauvoir, 1990).



17 comentários:

  1. Texto para nos fazer chorar!
    Muito triste mesmo o abandono, tanto dos idosos humanos quanto os dos animais!
    Infelizmente há e muito!
    Abraços querida Marli!

    ResponderExcluir
  2. Olha, me corta o coração quando um cachorro é abandonado. Dá vontade de trazer todos para morar lá em casa. Acredito que se a pessoa não pode dedicar-se à um animal, que ao menos procure uma pessoa que gostaria de ter um cachorro e tenha tempo necessário para passar com ele.

    Grande abraço!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Um texto bastante sensível e verdadeiro. Gostei de ler.
    :))

    Bjos
    Votos de uma boa noite

    ResponderExcluir
  4. Tema triste e infelizmente faz pensar.Acontecem esses abandonos de animais e de idosso.Triste realidade!Pena! bjs, chica, ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Belo texto! Infelizmente é cada vez mais notório o abandono tanto de pessoas como de animais! Triste mesmo!:)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, pessoas são pessoas, animais são animais, ambos são seres vivos com sentimentos, não se deve comparar porque o sofrimento é diferente, o abandono de pessoas ou de animais é feito por aqueles(as) sem sentimentos e caracter.
    Continuação de feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  7. OI MARLI!
    NÃO HÁ COMO NÃO FICARMOS TRISTES LENDO TEU MARAVILHOSO TEXTO E TENDO DE CONCORDAR COM TUDO QUE DIZES. O ABANDONO É UMA DAS COISAS MAIS TRISTES QUE SE PODE INFLIGIR A UM SER E AÍ, FALO TANTO DOS ANIMAIS QUANDO DE PESSOAS. IMAGINEI AS CENAS ENQUANTO LIA E TE JURO, DEU VONTADE DE CHORAR.
    PARABÉNS AMIGA PELA SENSIBILIDADE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida Marli!

    Tudo bem com você? Eu, um pouquinho melhor das mãos, sim, mas sem hipóteses de grandes "voos" na escrita.

    Grata, mto grata pelas palavras deixadas em meu blog. Mto obrigada.

    Um tema forte, triste, atual e mto comum, infelizmente. O abandono, seja em k situação for e de quem ou de que for, é terrível.

    Você escreve maravilhosamente bem e sua temática, k é variada, nos faz pensar e isso é bom, pke somos seres sociais.

    Infelizmente, a sociedade atual está se descartando de tudo o k seja responsabilidade, dignidade e amor. Que viva o luxo, o futebol, a diversão, o ter e não o ser.

    Não há retrocesso, nesse caso, infelizmente, aliás, penso k as coisas se irão agravar nos próximos anos, salvo raras exceções, naturalmente.

    beijos e bfds.

    ResponderExcluir
  9. O abandono, seja de pessoas, de cães ou de outro ser qualquer, é das piores atitudes da humanidade.
    Magnífico texto, parabéns.
    Amiga Marli, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. É muito triste qualquer tipo de abandono!

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Marli querida


    Gostei muito do seu texto, o ser humano é muito covarde.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  12. Nossa, amiga!!! Essa é uma postagem que eu gostaria de ter feito! Ótima ao grau máximo!
    Você não imagina o ódio que sinto por essas pessoas que, na estrada, abrem a porta do carro e despejam seus animais de estimação, sejam gatos ou cães. Já vi fazerem isso postado no youtube. Quanto aos idosos em asilos, amiga... gostaria de estar viva para ver esses filhos nos asilos.
    Parabéns pela bela crônica!
    Beijo, uma feliz semana.

    ResponderExcluir
  13. O abandono é desumano. Seja de pessoas ou animais. O seu texto é uma boa reflexão…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Minha querida Marli, é triste essa situação, essas pessoas desumanas deveriam nem pensar em adotar um cachorro para depois abandonar. Mas tem coração para tudo, tem mães que abandonam seus filhos imagine um animal.Triste ver os olhinhos deles pedindo socorro, muito triste. Abordou em sua crônica um tema triste mais muito pertinente porque está de fato acontecendo muito. Grata pela visita, volte sempre amiga. Abraços, feliz semana.

    ResponderExcluir
  15. Belo post, Marli! Infelizmente, são muitos os casos de abandono. A meu ver, ainda piores quando se trata de idosos; não posso imaginar nada mais triste e desalentador, do que caminhar só os últimos passos da vida! :( Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  16. Marli
    Uma situação de abandono será sempre penosa, começar por animais que eu de facto não adopto. Porém quem os adopta, os deve tratar como elementos da casa e deve ser criminalizado se os abandona. Já as pessoas tem de começar pelos governos a providenciar-lhes uma reforma digna. Depois da sociedade estabelecer esses parâmetros, cabe aos próximos estarem sempre dispostos a estar sempre por perto a cuidar das suas necessidade, que no ocaso da vida mais se acentuam. Se fizermos assim estamos a deixar exemplos societários aos nossos descendentes.
    Como sempre gosto de ler os arrazoados das tuas crónicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. É lamentável que num mundo tão "civilizado" como este, o abandono ainda tão frequente!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...