27 de jul. de 2018

Intervenção


  Em conversa com amigos, durante um agradável café, comentamos sobre o assunto Intervenção. Interessante notar que muito se fala sobre o assunto, mas sequer sabemos o significado do termo, primeiramente deveríamos estudar ou buscar o que ele representa, não no sentido etimológico, que seria a origem e história do vocábulo, passando para como aconteceu a sua evolução, no mundo da gramática, mas no seu sentido real, na existência dentro de nossa vida, nossa comunidade e no meio social.
Dependendo de como é empregada, essa palavra apresenta diversos significados.
Intervenção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de intervir e indica uma intercessão ou mediação em alguma situação adversa, e intercessão significa literalmente mediar e defender a causa do outro, ser um elo.
 Precisamos de uma Intervenção?
Certamente, nós brasileiros precisamos com urgência de uma Intervenção na Educação, investimento no treinamento e capacitação de mais professores ou na modernização das escolas, alteração do currículo escolar e pessoas preparadas para os desafios cada dia maiores, bem como melhorias nas condições de trabalho dos professores e todos aqueles envolvidos na Educação.
Atualmente, a questão da Educação no Brasil vem mostrando um relevante crescimento no que diz respeito ao analfabetismo. O Brasil não conseguiu atingir a sua meta, sendo assim, o nosso país continua descumprindo a própria Constituição, a qual diz que todos têm direito à cidadania, mas como ser cidadão sem saber ler nem escrever? Temos que garantir que não haja mais novos analfabetos. Segundo Rui Aguiar, gestor da UNICEF- “Não há como resolver o problema do analfabetismo se não alfabetizarmos as crianças na idade correta.” Nosso país somente será uma nação quando os nossos governantes se conscientizarem de que um futuro promissor está intimamente ligado a uma educação digna e de qualidade. Essa necessidade  e preocupação deve acontecer em todos os níveis da Educação.
 Podemos também falar de Intervenção na Saúde Pública, que necessita de políticas mais efetivas, isto é, que promovam melhores condições de vida e diminuam o número de doenças. Fazer com que a saúde seja uma das prioridades do ser humano.
A população brasileira não está conseguindo levar a saúde para o topo da lista. O direito à saúde decorre do princípio da dignidade da pessoa. “Não é uma concessão da sociedade ou do Estado. Apesar disso, no Brasil, o direito à saúde e outros direitos só foram reconhecidos como direitos universais a partir da Constituição de 1988, como fruto de muita luta popular. A saúde, juntamente com a previdência e a assistência social e auxílio desemprego constituem a seguridade social.” (Blog - Tudo sobre a saúde).
Precisamos também de Intervenção Cultural.
Intervenção na Cultura é empregada em várias áreas, pois não há uma única definição para o termo, o termo cultural abrange diversos setores culturais.
Muitos brasileiros, infelizmente, hoje estão vivendo a exclusão cultural, pois estão inseridos em um meio, de difícil acesso a museus e teatros. Segundo Fernanda Montenegro:-“Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote.” A falta de integração e acessibilidade impossibilita o acesso de grande parte da população.” Isso deve-se, principalmente, ao não incremento dos subsídios aos municípios, de maneira a deixar as ferramentas culturais restritas aos grandes centros urbanos”. A maioria da população não tem condições financeiras para fazer parte desse grupo, que é privilegiado com a cultura em seus diversos campos.
A intervenção pode haver em qualquer área, que esteja necessitando dela, um exemplo muito sensível é a intervenção humanitária, que acontece quando há acidentes naturais,quando a pobreza é ameaça à vida, e o melhor, o intervencionismo pode ser de um estado para outro, e aí podemos notar a grande mobilização de todos para ajudar em tudo que for preciso para que a vida siga dentro da normalidade. Importante saber que há diferença entre Assistência Humanitária e Intervenção, pois quando um país se recusa a auxiliar o outro, a intervenção o obriga. É claro que existem vários fatores que implicam aqui, mas é um assunto para outra ocasião.
Importante saber que em algum tempo e, em algum setor haverá a necessidade de uma Intervenção.

11 comentários:

  1. Marli, vim te agradecer e deixo beijos praianos, pena quase acabando as férias...

    Chica

    ResponderExcluir
  2. Um belo texto.

    Bjos
    Votos de um óptima sexta-feira

    ResponderExcluir
  3. Pois é minha querida Amiga. Todos nós, em todos os lugares precisamos de ser mais interventivos para não ficarmos à espera que os outros resolvam os problemas que existem… Gostei muito do seu texto. Foi uma lição de cidadania.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marli, li com atenção que merece esse teu excelente artigo sobre Intervenção, principalmente ao que diz respeito à educação.
    Lembrei-me ao ler esse artigo, do que ocorreu na Coreia do Sul, que, à partir dos anos 50, se não me engano, o governo sul-coreano vendo o estado de miséria de seu povo, pobreza quase absoluta tomou uma sábia decisão: investir os parcos recursos do país na educação, com grande ênfase nos primeiros anos de escola até a graduação em curso superior. Essa luta, do governo foi incessante até que em médio prazo, os resultados foram alvissareiros. O país tornou-se uma das maiores economias do mundo, graça ao seu esmerado ensino. Esse, minha amiga, é o único caminho para que o Brasil possa se desenvolver no meu entendimento.
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Um abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
  5. As "intervenções" custam dinheiro. Por isso, os políticos devem descobrir onde gastar menos para intervir nas áreas mais carenciadas.
    Isto é muito fácil dizer, mas geralmente os políticos são cegos e surdos a ideias como esta...
    Magnífico texto, gostei imenso de o ler.
    Marli, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/8/18 05:19

    Bom dia Marli,
    Concordo com vc, a Educação deveria ser prioridade, o anafabeto nada pode reinvindicar se nada sabe ou conhece, mas é isso que o governos quer: cegos de conhecimento , sem vez nem voz... Infelizmente é assim no nosso Brasil. Parabéns pelo grito!
    Seguindo seu blog!
    Feliz findi!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Um belo texto. Acredito que um dia em nosso país tudo se transformara para melhor.
    Um abraço. Élys.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marli, que é feito da menina?

    Espero k você e família se encontrem bem. Aqui, tem estado um calorão, onde as temperaturas excedem, facilmente, os 40ºg centígrados.

    Li seu texto, de fio a pavio, e para além de mto bem escrito, como é já costume, você aborda tema vasto e complexo, e, por isso, precisa de mta ética e aprendizagem.

    A intervenção se faz aos mais diversos níveis, mas há intervenções, k nem deveriam existir, contudo o mundo tem de tudo.

    Intervir é agir, é estar "dentro", é estar ao lado de seu semelhante.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  9. OI MARLI!
    TEU TEXTO É ESCLARECEDOR E OPORTUNO E MESMO QUE O TENHAS ABORDADO DE FORMA MUITO COMPETENTE, ENQUANTO O LIA, ME VINHA A MENTE, O QUANTO, NO BRASIL, NECESSITAMOS DE INTERVENÇÕES, HAJA VISTO A QUANTIDADE DE PROBLEMAS QUE HORA ENFRENTAMOS.
    ABRÇS AMIGA E PARABÉNS PELA LUCIDEZ.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto, Marli!!! Aqui, amiga, estou pensando se não precisamos de redescobrir esse país, tudo está um caos! O que funciona? Tudo a meia-boca. Aguardamos mais um pouquinho, novas eleições pode dar um respiro... Bem que olhando os candidatos... arrepia. Apenas um, levo alguma fé.
    Beijinho

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...