26 de fev. de 2020

Morte na brincadeira


    
foto do Google
 Quem de nós não lembra com saudade e carinho das brincadeiras,que faziam parte de nossa infância,hoje foram esquecidas e trocadas por aparelhos eletrônicos.
Algumas destas brincadeiras ainda estão vivas em nossa memória,como:
pular amarelinha,esconder o anel,brincar e cantar “escravos de Jó”,esconde-esconde,pular elástico,bolinhas de gude, batata quente,telefone sem fio,corrida do saco,jogar bola eram tantas que precisamos de tempo para recordar, infelizmente algumas foram extintas.Vale ainda acrescentar que havia uma muito “perigosa”,para os pais era o terror, quem não lembra,do famoso rolimã,mas eram brincadeiras sadias e cheias de alegria, com pouco esforço podemos lembrar de alguns destes momentos ao lado dos amiguinhos da escola, e todos eram incluídos,sem preocupação com a cor, sexo ou religião. Tempo de viver como criança, cultivando a ingenuidade,a inocência,que é a característica da criança e por isso,elas são lindas.
   Parece-nos que as brincadeiras estão evoluindo, entretanto com objetivo de machucar o outro. Há vários casos assim muito se falou do caso suicida Baleia Azul, hoje a brincadeira “Quebra Crânio”, estão usando o termo brincadeira,mas com certeza não é, pois é uma atitude que pode levar a morte ou sequelas sérias. Nem vamos falar aqui sobre as consequências dentro da lei.  
    O novo desafio teve início entre estudantes venezuelanos e ganhou destaque na internet,nos últimos dias,e já começou a chegar a algumas escolas brasileiras, gerando preocupação entre pais e professores devido aos perigos da prática da insana brincadeira.
   Chamada de “quebra-crânio”,a brincadeira é realizada com a participação de três pessoas, que ficam lado a lado. Enquanto as duas das extremidades pulam, a do meio, que não sabe como o jogo funciona,pula também,e,é neste momento que os dois aplicam uma rasteira no participante desavisado, causando a sua queda,que pode levar ao
traumatismo craniano,ao coma,e até mesmo à morte, dependendo da gravidade,pois leva-se em conta a altura do salto. Ainda pode haver fratura de punho ou coluna se a vítima tentar se defender,apoiando-se nas mãos para se proteger.
   Essa bizarra ‘brincadeira’ ficou conhecida quando um youtuber irresponsável,brincou com a própria mãe,filmando-a e postando na internet,com isso alcançou muitos jovens e adolescentes.
  Professores,pais,médicos,psicólogos e outros profissionais estão unidos para esclarecer a todos sobre esta nova modalidade de brincadeira que pode matar.
   A conscientização está sendo significativa em nossas cidades e muito singular,começando nas famílias e escolas. Engajada ao trabalho de utilidade pública,a TV MILL apresentou uma matéria esclarecedora sobre o assunto,nesta sexta-feira com Doutor Arthur José Santos da Costa,médico Neurologista,que explicou detalhadamente os danos físicos causados à vítima da tal brincadeira,assim como Marcelo José Boldori,Coordenador do Curso de Direito da Universidade do Contestado,Porto União falou sobre às consequências penais relativas ao assunto. Em algumas escolas,alunos gravaram vídeo alertando sobre o perigo.
  Juntaram-se aos demais,nesta labuta de informação e conscientização o Colégio Visão de União da Vitória,duas alunas gravaram um vídeo,onde pedem a estes adolescentes um basta a esta ‘brincadeira’ de mal gosto.
   Nada precisaria ser dito sobre o perigo deste desafio, se houvesse a noção de responsabilidade na vida destes jovens,lamentavelmente não a possuem,e estão repetindo a sandice em outros os lugares.
O trabalho dos pais passa a ser de extrema importância, pois:
“Sua responsabilidade como pai e como mãe não é poupar o seu filho de sofrer,
mas ensiná-lo a fazer as melhores escolhas. Quando você faz isso, coloca sobre ele a responsabilidade pela própria felicidade”.




Queridos amigos,estou demorando para visitá-los e publicando menos.Sei que irão entender,estou em um trabalho voluntário desde o ano passado,dou aulas para 25 meninas de famílias carentes,estou me dedicando ao máximo e me sentindo feliz. Tenho passado na corrida para ler suas postagens,mas às vezes não consigo deixar meu comentário. 
Grande abraço a todos!


12 comentários:

  1. Esse tema das brincadeiras é muito importante. Andamos vendo cada coisa aterrorizante! Que bom voltasses as brincadeiras antigas e inocentes!

    Que bom esse teu trabalho! Gratificante! parabéns! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz interior, querida amiga Marli!
    Um texto que revela o disparate das 'brincadeiras' atuais horrendas que refletem bem como não se valoriza a vida que é tão linda.
    Seu trabalho voluntário seja abençoado por Deus, querida amiga.
    Sair de si para cuidar do outro é algo totalmente de Deus.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Querida Marli, eu vi isso, e não acho um nome certo para essa 'brincadeira' irresponsável! A pessoa do meio que leva o calço quando pula, cai, bate com as costas, com a cabeça e umas desmaiam. É algo que nunca pensei em ver e ainda ser chamada de brincadeira!!! É pura maldade. Não sei como os colégios permitem algo assim.
    Muito boa tua postagem! Tomara que isso acabe, que tenha alguma coisa que penalize quem faz isso. A pessoa do meio é surpreendida, não sabe o que vai lhe acontecer.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Muita força aí e felicidades no seu trabalho. As crianças precisam de si! Parabéns

    -
    A vida é um redopio ...
    -
    Beijos. Boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Tantas vezes me lembro disso.
    Mas nasci noutro tempo
    e o tempo segue sempre adiante...

    Saudações!

    ResponderExcluir
  6. Também gosto de recordar as brincadeiras desse tempo inocente que era a infância. Essas brincadeiras que refere são estúpidas e irresponsáveis. De resto, as crianças já não brincam sem o telemóvel… Um texto de reflexão, minha Amiga.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Sou da Polônia, conheço esses jogos. Eu lembro deles. Sim, estou triste agora porque todo mundo está ocupado.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marli!

    Como sempre, minha amiga, a sua crônica fala dos valores da vida, como esta que aponta os brinquedos das crianças de hoje (e são poucos os brinquedos, já que a eletrônica, a Internet e outros espaços tiraram o que era bom para meninas e meninos). E esses brinquedos modernos podem matar, como já tivemos notícias, e você destaca na sua crônica.

    Gostei desta abordagem, que serve para que os pais modernos (presos à Internet), tomem mais cuidado de seus filhos.

    No final da postagem você diz que está lecionando para crianças carentes, que toma muito do seu tempo. Claro que aguardaremos pelas suas crônicas, que cede um pouco o seu lugar para a meritória participação social nesse voluntariado.

    Um bom final de semana com saúde e paz, Marli.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Antes de tudo, Marli parabéns pelo trabalho voluntário! É assim, cada um fazendo a nossa parte, que mudaremos o mundo. E vamos apostar, sim, naqueles jogos inocentes e sadios, que tanto alegraram a nossa infância! Belo post, amiga; meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Olá, como está?

    O meu desejo é que esteja bem!
    no meio desta tragédia toda,
    que é o vírus.

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Marly!

    Um texto com um assunto mto interessante, aliás como todos os k aqui aborda.

    Brincar no antigamente nada tem a ver com a atualidade. Nós brincávamos por prazer e não pensávamos no mal. Pura diversão e tínhamos horas para voltar para casa e as meninas brincavam pertinho das mães, que normalmente estavam por casa.

    Não conheço essa estúpida e perigosa brincadeira chamada de "quebra-crânio", mas que é mto perigosa, ah, isso é. Espero que a criançada e juventude tome consciência do perigo dela. Divulgação e alerta são fundamentais.

    Então, dando aulas. Eu agora estou de quarentena, devido ao Covid-19 e os estabelecimentos de ensino estão todos fechados. Depois da Páscoa, veremos como está a situação pandémica e se voltarei ou não para a escola.

    Beijos e se proteja!

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa noite!

    Que saudade, amiga!

    Votos para que tudo esteja bem, por aí!

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...