14 de jan. de 2011

Televisão: o espelho do povo brasileiro

 Teve início mais uma edição do famigerado ''BBB''.
 É graças a ele que paro por alguns minutos, só minutos, e penso em como está nossa grade televisiva.
 Vamos aqui falar da ainda maior, ainda imperiosa Rede Globo.
 Não quero fomentar debates, pois os mesmos não solucionariam a programação encaixotada que hoje temos.
 Quero apenas expor meu ponto de vista, e quisá encontrar alguém que partilhe do ''mesmo prato de comida'' que eu.
 A novela Passione termina essa semana, arrastada, doída, sofrida, assim como seu autor, que nunca outrém fora tão criticado. A Rede Globo perde a mão mais uma vez no seu principal produto de exportação: a telenovela.
 Vamos adiante, no ''já deveria ter sido extinto'' Vale a Pena ver de Novo, a Globo reprisa O Clone, outro exemplo de como não devemos viver em sociedade, de como não devemos criar nossos filhos, do quão fúteis são as pessoas, e que de nada lembram o povo brasileiro, esse mesmo que você e eu acompanhamos nas telinhas quando um desastre se abate no Brasil, como agora nas enchentes em São Paulo e no Rio de Janeiro, unindo força tarefa à força do coração brasileiro.
 Domingo... ah, dia cruel. Além de nos lembrarmos que teremos uma ''segundona'' pela frente, enfrentamos um dia de bobagens, crendices, burrices, piadas de baixo calão, um Faustão defasado, um Fantástico que já fora mais, e hoje não passa de mais um folhetim sensacionalista trazendo pai de Michael, entrevista da Oprah com a mãe de Michael, a polêmica se os filhos são de Michael, além de entrevistas EXLUSIVAS ( não sei como eles sempre chegam antes(!) ) com mãe da Raquel, mãe da Isabela, mãe do Bruno, mãe do Bin Laden, OK!
 Leio, ouço músicas, vou ao cinema, teatros, vou ao shopping e sento-me em frente ao piano para ouvir Mozart, dedilhados por uma senhora simpática e rica em sua cultura.
 Chego em casa, a tecla power me chama. Já está na Globo, é verdade. Ainda tento descobrir o porquê dela ser a Poderosa sobre as outras emissoras.
 Começam os chamados para o BBB, as entrevistas na rua sobre o BBB, os flashes do BBB, o Bial, metido a poeta ( esqueçam Neruda, Drummond ), fazendo versos em prosa sobre os participantes que ele chamou de HERÓIS por diversas vezes, e polemizou como a rede Globo sempre faz conosco, os telesbobos.
 E quase tenho uma síncope quando vejo anúncio de pacotes para acompanhar nossos ''Grandes Irmãos Brasileiros'' durante 24 horas. 
 Não quero com isso demonstrar minha frustração por não ser uma atriz famosa, ou uma caricatura no BBB que após o término posará na Playboy ou ganhará matérias no já aqui citado Fantástico.
 Tenho meu brilhantismo, inteligência, perspicácia, e cada qual joga com o que tem.
 Mas será que só eu estou cansada dessa mesmice, babaquice, idiotice, e os outros ''ice'' que existem para descrever tal emissora?
 Não posso tirar a Rede Globo do ar, simplesmente apagar o canal 12 e só ver chuviscos na tela, mas posso desligar a caixinha preta, desligar do ''plim plim'', e percorrer caminhos que tragam algo de bom a minha vida, para que possa repassar à geração futura.
 O meu maior medo é saber que a maior audiência da rede Globo está concentrada em folhetins cujos personagens são ex prostitutas, ex viciados, ex mães, ex avós, ex pais, ex atletas, e num programa em que os participantes ficam trancafiados em uma casa, sem exercitar a mente, apenas o corpo, e o fazem tanto na academia quanto na cama. Homens e mulheres que vêm sabe-se Deus de onde, com um propósito único de uma fama burra e pobre, além de alguns trocados, que logo irão se esvair pois os mesmos não saberão como lidar com o montante proposto como já vimos vários exemplos.
 Acorda, Brasil!
 Chega dessa visão de terceiro mundo, país merreca, com macacos nos galhos e o povo falando ''uga uga'' que outros países têm de nós.
 Acorda, povo!
 Homem se vestindo de mulher, mulher se vestindo de homem, criança esquecendo de ser criança, mulheres vendendo seus corpos, novelas que estereotipam pessoas,mas não dão assistência às mesmas.
 Cadê nossa identidade?
 Recuso-me a crer que o nosso espelho é uma tela cuja dona é a Rede Globo, como já muitos disseram.
 Não somos mesquinhos, ordinários e cafajestes. Não permitamos essa lavagem cerebral, vamos reagir!
 Tiremos a TV da tomada, da nossa casa, da nossa vida, da nossa estante, da nossa parede, nem que seja por míseros segundos.
 Vai nos fazer muito bem.
 Boa sorte!



38 comentários:

  1. Eu estou aqui e concordo com você! Parabens pelo texto corajoso e verdadeiro!

    ResponderExcluir
  2. Olá Veloso,que bom vê-lo aqui e saber que concorda com minha opinião.Já fui muito criticada quando disse que a televisão é uma caixa de fazer bobos,é claro que há programas ótimos,mas quem se habilita a vê-los?Ah! o horário para assistirmos a estes programas bons são ou de madrugada ou em horário que estamos impossibilitados de nos sentarmos para isso.Que fazer?Conscientizar as crianças,voltarmos a ler,ler muito....Ah! estou sendo chata rsssss
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli, primeiro quero agradecer por ter passado pelo meu blog. É lamentável, mais é pura realidade, uma midia ditando valores(errados), ditando moda, prendendo o homens em tantas bestialidades, explorando a mente fraca do brasileiro.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Faz um bom tempo que desliguei a tv.
    para mim ela so serve para assistir filmes em dvd.

    a Rede globo faz parte do PIG . ¨partido da imprensa golpista¨. do qual tambem faz parte , a Revista veja e a folha de são paulo.

    são os senhores do brasil , que manipulam noticias e jogam para os incaltos.

    bela postagem essa sua !

    um beijo , querida !

    ResponderExcluir
  5. Uauu!!
    O que dizer.. Concordo plenamente!!
    Bjo e parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  6. Antunes,obrigada pela sua rica presença em meu espaço.Tenho lido seus posts e gosto muito do que nos diz através deles.Volte sempre.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Moisés Poeta,que brilho aqui com sua presença e comentário.Gostei imensamente do seu comentário em meu post,pois às vezes fico um pouco insegura com meus assuntos,principalmente quando os faço como crítica.Devido a isto que necessito da presença dos meus queridos amigos que me dão o exato valor do que registro aqui.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Andrébdois,bom dia!
    Uau! digo eu em vê-lo aqui.Fico feliz por ter lido,avaliado e dado seu parecer ao post.Obrigada,volte mais vezes.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marli, mas eu só tenho de concordar com você! Pra falar a verdade, não vejo novela; não assisto este BBB (coitados...), quase não assisto a chamada 'poderosa'. Fico mais nos canais fechados à procura de reportagens sérias, programas de entrevistas, literatura, música, documentários...Enfim 'coisa com coisa'.
    Posso dizer que temos, na maioria dos canais abertos, a deseducação do nosso povo. Elas dão o que o povo quer e não o que o povo precisaria para ser educado, esclarecido. Assim tá bom, né? Mas cabe a nós, os mais esclarecidos, dizer não; mudar de canal e pronto. Não dá pra fazer mais nada, uma vez que o que manda é a grana, os patrocínios que investem na massa. Ou escrever e colocar nossas ideias, o que pelo menos nos alivia...

    Ótimo este teu texto, gostei mesmo.
    Beijão, amiga.
    Tais luso

    ResponderExcluir
  10. Olá Taís,obrigada pela visita e rico comentário.Minha amiga,fico feliz com suas palavras e mais confiante sabendo que você assina sob o que escrevi.Tenha um ótimo final de semana.Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. Querida Marli!

    A sua visita enobrece e seus comentários é de grande valia!
    Sua sensibilidade é tão aprimorada que capta todos os nuances do que escrevemos.
    Seu texto atinge um ponto crucial que o marteking explora: a ignorância!
    O negócio é vender de qualquer forma....comportamentos, gente, situações, sexo, pessoas vazias (estas dão lucro) e produtos.
    Já não assisto TV aberta há muito tempo... será que estou desatualizada?

    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Olá Guímel,que bom receber você aqui,com seu comentário rico e ponderado.Hoje,infelizmente ser burro ou ficar burro é bom para muita gente.E a ignorância dá um ótimo retorno financeiro,a nós resta valorizar o que existe de bom em todos os meios de comunicação e passar de alguma maneira para frente.Amiga,obrigada e um grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Marli amiga, assino embaixo do seu comentário. Completo, perfeito.
    Obrigado pela visita e que bom teres gostado.
    Bjs do ZC

    ResponderExcluir
  14. Marli, tudo bem! estou atrasado, mas consegui desligar a TV, mesmo porque este BBB nunca me aprisionou, tenho um certo repúdio, não encontro nexo numa programação tão mau ensaiada.

    abraços

    ResponderExcluir
  15. Marli, temos mesmo que nos indignar! O BBB é lamentável... Sinto como se estivesse, aquele grupo, numa armadilha bem decorada, prometendo ao melhor rato ou ratazana, um pedaço de queijo... contanto que desempenhem aqueles lamentáveis papeis. Como também numa tourada, em que o toreiro atiça o touro para que fique bem furioso enquanto a plateia aplaude... Muito lamentável mesmo... Alguém tem que gritar!
    Um grande abraço

    Maria J Fortuna

    ResponderExcluir
  16. Zé Carlos,fico muito contente por saber que esteve aqui e que gostou do que leu.Para mim conta muito,pois desta forma sei que postei assunto que interessa para muitas pessoas,cuja sensibilidade está em entender nas mensagens que devemos fazer algo, mesmo que seja escrevendo em nossos blogs.Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. José Vitor,obrigada pela sua visita e comentário.Realmente se tivéssemos poder,quem sabe poderíamos dar muito mais às pessoas,mas no momento só pão e circo.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga,MJFortuna,sua visita ao meu espaço causou-me felicidade,comentário uau....é isso mesmo,estamos vendo a continuação do pão e circo para o povo.Minha querida,obrigada pelo rico comentário.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Cara Marli, muito pertinente sua matéria, maravilhoso tema. Temos que unir esforços com as armas que temos, nossa opinião e palavra sobre isso, mesmo que minoria. Realmente quem não tem acesso às TVs fechadas ficam a mercê do besteirol enlatado, principalmente da globo. Infelizmente a grande maioria só tem os canais abertos, outrossim, a TV cultura, mas quem diz que cultura chama a atenção do povão? Nosso povo é carente Marli, carece de heróis, de fantasia, pois é um povo que trabalha de sol a sol, um povo que não tem casa para morar, não tem acesso à saúde nem à educação, um povo carente de tudo, abandonado a própria sorte, pois o governo, infelizmente só remedia e não resolve os problemas com eficácia. Não sou paternalista, mas pagamos uma enorme carga tributária e deveríamos ter as necessidades básicas supridas pelo governo, no mínimo. O povo vê a realidade das telenovelas para fugir da sua própria que é feia e sem graça, na maioria das vezes. Digamos que os besteiróis da globo são o “crack” do povo, a droga alucinógena para iludir-se e fingir num momento fugaz que tudo é belo, que todos têm aquelas mesas fartas, mansões com piscinas, carrões, todos são ricos belos com corpos esculturais e que é isso e tão somente isso que importa...uma moral paralela que deturpa e aprisiona cada vez mais a grande massa, infelizmente. BBB é o mais horrendo exemplo da falta de vontade e imaginação de um povo que chega do trabalho cansado, mas nem por isso eximo-os da culpa de não buscar cultura real e consistente, suprimento duradouro para alma. É entristecedor saber que as pessoas vêem graça e emoção num bando de gente vazia (pelo menos ali não mostram suas reais qualidades) fazendo caras e bocas tentando convencer as pessoas de que a convivência de pessoas normais é daquela forma, horrível e de péssimo gosto. As telenovelas, às vezes, até colocam uns temas interessantes em pauta, entretanto, a falta de realidade do contexto é tamanha que o sentido educativo vai por água abaixo, isso quando o povo entende o sentido educativo, que é quase nunca, pelo contrário, o tiro ainda sai pela culatra e acaba sendo um exemplo torpe, resumindo, o estrago é bem maior que o benefício intentado. Friso o comentário do jornalista Willian Bonner no Jornal Nacional que afirma: “O povo brasileiro é como Homer Simpson”, por aí dá pra ter uma noção da visão que a globo tem do povo, assim como a preocupação ou consciência social em instruir culturalmente. O povo, o governo e as TVs, todos tem sua parcela de culpa. Não me alongarei mais do que já fiz. E VAMOS AOS LIVROS, TEATROS, PARQUES, MUSEUS E MÚSICAS!!! Bjo Marli, parabéns pelo tema e obrigada pela presença sempre ilustre em meu blog, é uma honra!

    ResponderExcluir
  20. Muito bom e verdadeiro seu texto.Parabéns e tudo de bom pra você,beijos.

    ResponderExcluir
  21. Arnoldo,obrigada pela visita e comentário.Tenho estado em seu espaço,muitas letras e palavras gostosas para degustar.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Andrea,seu comentário como sempre veio complementar ricamente o que foi postado.A honra é toda minha em recebê-la aqui,em meu espaço.Você como sempre deixando eu pensar mais,e isto é bom.Suas palavras e expressões colocadas sem parcimônia dizem muito sobre o assunto.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Marli, eu assino embaixo tudoooooooo que vc escreveu:
    Infelizmente, a TV emburrece.
    Não existe nada mais educativo, apenas os BBBs da vida, programas que mostram a desgraça alheia.
    Eu não ligo a TV.
    Infelizmente o que eu queria ouvir na TV, é a descoberta de vacinas, cura de doenças...mas só vejo bundas e a degradação humana.
    Uma pena.
    Minha filha então? Passa bem longe dela.
    TV em casa? pra ver Dvd's.

    Um beijo grande pra ti!

    ResponderExcluir
  24. Olá Sil,fico contente por você compartilhar comigo este post.Realmente a TV deveria nos informar as coisas necessárias à uma vida melhor.Mas....vamos fazendo a nossa parte.Minha querida amiga,obrigada.Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  25. Oi Marli !


    Gostei muito do seu Blog e achei bastante variado e interessante.

    Parabéns !

    Quanto aos seus comentários, tenho a dizer que a Rede Globo tem seu ponto forte na qualidade técnica de suas transmissões: imagem, som, ritmo, recursos de edição, etc.

    Quanto ao conteúdo é um lixão!

    Na parte de entretenimento, como você disse, seu nível é de fato baixíssimo!

    Na parte informativa (tele jornais), a TV Globo não informa, desinforma.

    O que vemos é o brasileiro médio tentando imitar os personagens Globais sempre querendo levar vantagem.

    Tá feia a coisa! Somente a "Lei de Mídia" regulamentando artigo da Constituição (que a Globo diz ser censura!!!!!) para consertar esse estado de coisas!

    Um grande abraço

    Rosi

    ResponderExcluir
  26. Rosi,seja bem vinda ao meu espaço que agora é seu também.Fiquei feliz em saber que você faz parte do pequeno grupo que ainda consegue fazer refletir e analisar o que está havendo sob nossos olhos.Há tanta situação que precisa ser melhorada e com nossas ideias e críticas positivas poderemos dar uma pequena colaboração para uma melhor mudança.Um grande beijo a você,minha amiga de aulas em Ctba.Volte sempre é um prazer receber excelentes comentários aqui.E com certeza,o seu veio trazer brilho.

    ResponderExcluir
  27. Belo blog, belo post!!!

    PArabens muito bom...

    Convidaria vc a conhecer meu... Ficaria muito feliz! http://mailsonfurtado.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Marli minha querida tudo bem? Olha eu sou o Bruno Martins e conheci o seu espaço graças ao Folhetim Cultural.(http://informativofolhetimcultural.blogspot.com/)
    Pela coluna de comunicação onde eu também falei sobre a manipulação que ainda impera na comunicação brasileira.
    Marli hoje o mundo é essa Fabrica de mentiras informações trocadas erros em fim, são burrisseolismo invés de jornalismo.
    Amiga meus parabéns pelo belo texto.
    Se quiser seguir o meu blog fique a vontade vai ser uma honra
    http://blogdobrunomartins.blogspot.com/

    São Crônicas, Criticas e Poesias fique a vontade o espaço também é seu.

    Um beijo Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  29. Mailson, obrigada pela visita, já fui ao seu espaço.Gostei e voltarei.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  30. Bruno,obrigada pela confiança,visitei seu espaço e,me senti em casa.Excelente conteudo,e o assunto do post sobre comunicação é isso mesmo.Devemos continuar gritando nos espaços que possuimos,porém há mais motivos para colocarmos nossas ideias em prática.Vamos continuar a criticar o que há de errado,quem sabe um dia a gente veja algum resultado.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Professora Marli,sinto-me honrado em poder estar aqui em seu blog.O assunto sobre a Rede Globo realmente é sério e gostei muito do que li.Penso igual.Tenho visitado seu blog sempre que posso,mas ñ aprendi a deixar registrado meu comentário,acho que é porque eu já passei dos trinta (risos).Abraço.Leo.

    ResponderExcluir
  32. Amei o escrito, muito bom, assim como as imagens. Termino a noite com um grande encontro: o seu blog!

    Abraços

    Priscila Cáliga

    ResponderExcluir
  33. Priscila,seja bem vinda ao meu espaço que também é seu.Fico honrada em saber que o encontro com meus posts foi positivo.Volte sempre,pois é de grande valia ter você aqui.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Olá, amiga Marli, posso chamá-la assim?, quero agradecer sua presença no meu blog e sempre que quiser seje bem-vinda, também concordo com você que a teve btasileira precisa se reciclar, acho que tem assuntos muito mais importantes para merecerem destaques do que encher uma programação de abóbrinhas sem nada ensinar.... bjs de muita luz....

    ResponderExcluir
  35. Loivarice,amiga que bom ser chamada de amiga,não só pode como deve.Sinta seu este espaço.Agradeço pela visita e à sua bela filhinha também, muito linda,um beijinho para ela.Venha sempre,pois sua visita me deixa muitíssimo feliz.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  36. Adorei o seu blog,maravilhoso,já estou seguindo.
    Rogerio Rinaldi designer de jóias e acessórios
    http://sbrincos.blogspot.com
    Beijão.

    ResponderExcluir
  37. Olá Rinaldi,seja bem vindo,pois este espaço também é seu.Fico feliz por ter gostado do blog.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  38. Rosi,minha querida,faz um tempo que perdi seu contato,por diversas razões não consegui mais recuperar meu antigo e-mail.Tentei recuperar todos os meus contatos,mas foi impossível , nem seu telefone tenho mais.Resolvi deixar um recado aqui onde vc fez seu comentário,caso vc o leia,meu novo e-mail está no início do blog.Espero recuperar você em minha agenda.Um grande abraço

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...