1 de mar. de 2011

Um ser chamado Mulher

  Na semana que antecede ao Dia Internacional da Mulher, podemos falar sobre a história dela a qual não é de longe apenas a sua história, mas de todos que convivem com a mulher  mãe, professora, médica, boia-fria, enfermeira, dona de casa, e tantas mulheres, que estão encarnadas em apenas uma, pois uma única mulher carrega todas que encontra pelo seu caminho quando vai à luta.    
Fazemos parte desta mulher guerreira,que não se deixa abater.       


 
Um ser chamado Mulher



Ser mulher é muito difícil, mas não é impossível. Se fosse, não existiriam tantas mulheres maravilhosas transitando e mudando o mundo para melhor. Claro que existem aquelas incompetentes, interesseiras, ignorantes, insignificantes e tantos outros defeitos comecem ou não com a letra “i”, mas essas “i” qualquer coisa, a gente ignora com todos os “iii”.

Vamos falar de mulheres que sabem ser mulher, e isso inclui ser bela e faceira, por uma vida inteira, vivendo cada fase, adaptando-se ao tempo que, fatalmente, a deixará com rugas, que ela verá como sinais de experiência, com os seios meio caídos que, para ela será a recompensa por tantas vezes ter dado o peito em alimento a um filho ou como abrigo a um amigo que chorava, então, se com o tempo, seus seios ficarem meio flácidos, não será um motivo de tristeza, mas sim de alegria, por tanto amparo que causaram. O tempo também e, certamente, a deixará com a barriguinha saliente, que ela verá que, acima de uma barriga, ela é um ventre que gera vida, que recebe o sêmen, que já é a semente mas, se caísse em qualquer outro lugar, morreria sem nada gerar e, se gera, é por que um ventre o recebe, une a um óvulo e ainda serve de moradia a esse ser que começa a crescer...
Mas ser mulher é muito mais do que isso – é saber cozinhar, mesmo queimando o dedo, é saber guardar segredo e enfrentar tudo sem medo. Ser nobre de alma, saber perdoar sempre, sem medo de ser chamada de boba, na verdade bobo é quem acha que uma mulher tem que ser dura com os errantes, pisotear os amantes e posar de “top”. Tem que ser guerreira sim, mas no dia-a-dia, criar poesia, lutar por um mundo mais justo, aprender a levar susto sem surtar. Assumir que não é bonita 24 horas por dia, tem fases em que incha, outras em que pechincha, tem a cara de noite mal dormida, a cara de mal agradecida, cara de oferecida e, além de muitas outras, ainda tem a cara de noite bem vivida...



 Ser mulher é vestir-se de forma ousada ou recatada, depende de onde é esperada. É ser forte e resistente, driblar qualquer dor, do parto, da rejeição no quarto, de ser trocada pela “melhor amiga”, de menstruar todos os meses, mas ainda quando esse sangue desce cedo demais, ali pelos oito anos de idade em que a vontade é correr alegremente, mas a dor no ventre é tanta que desiste-se da brincadeira sem saber direito por que, entre tantas meninas no mundo, tinha logo que ser com ela. Mesmo assim, não tem choradeira, por que sabe que a dor é passageira, logo cessará e a brincadeira irá reiniciar-se, até que no próximo mês em que irá menstruar e...


Ser mulher é ser mãe, pode ser de filhos legítimos ou adotivos, ou até daqueles que vão se chegando, com cara de carente, vão ficando e, quando se percebe, na nossa casa já estão morando. Mas também é ser mãe de gatos, cachorros e tantos outros animais sejam adquiridos em caros pet shops sejam recolhidos das “pet ruas” que é onde mais se acham esses seres que tantas alegrias nos dão.

Ser mulher é ser feia e bonita, é ver-se pelo avesso, olhar-se no espelho da alma, saber perder a calma e encontrá-la em seguida, é pedir desculpas, é saber errar e se perdoar... É saber que a Ciência já comprovou que a mulher foi o primeiro ser, neste planeta, a ter vida biológica, o que, aliás, tem lógica, já que a mulher gera o ser em seu ventre. Contrariando os princípios de tantas crenças e religiões que pregam a superioridade masculina e seu surgimento antes da mulher, mas neste ponto resta uma dúvida, se a mulher foi o primeiro ser, quem a fecundou?...  
Mas, antes de sugerirmos mais um dilema, já há tantos no Universo, termino essa prosa em verso, dizendo que ser mulher é tudo isso e muito mais. Ser mulher é partir desse meu texto e se completar. Ser mulher é, acima de tudo, saber ser um grande ser...



23 comentários:

  1. Marli, sempre grandes postagens que nos faz refletir e sair daqui com a alma cheia de esperanças, paz e luz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Malu,que bom que apreciou o que encontrou aqui.Sua presença me deixa muito feliz,volte sempre.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marli aqui também encontrei verdades. Grata por passar pelo jornal. Se tiver tempo passe pelo meu blog oficial. Ele fou feito principalmente para as mulheres.

    www.oquecintilaemmim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá docerachel,obrigada pela agradável visita.Com certeza irei conhecer seu blog oficial.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga Marli, obrigada pela sua visita, adoro recebê-la, retribuindo, adorei e deixo aqui uma pequena mensagem...
    Mulher
    Seu amor é incondicional,
    Vive várias personagens em tempo integral.
    Nas alegrias se expressa pelo choro,
    Nas tristezas mostra ser valente.
    Divide seu afeto em milhões,
    Sem jamais falar de suas aflições.
    Mulher ser completo,
    A quem Deus confiou o maior projeto.
    Não medir seus sentimentos,
    Doar-se em todos os momentos.

    Que seu dia da mulher seje muito especial.... bjs de luz

    ResponderExcluir
  6. Marli,

    Que post lindo!

    Eu amooooooooo ser mulher.
    Me desdobro em mil papéis, mãe, filha, mulher...vou a luta, me rasgo, me firo, mas sempre de pé, sem jamais perder a delicadeza.
    Ser mulher é isso!

    Parabéns a todas nós!


    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Vizinha, eu estava indo na amiga aqui do lado, levar um texto que fiz para o dia da MULHER, quando passei em frente a sua casa(blog) e ví a porta entreaberta ....nossa que casa linda a sua! Se tiver um tempinho passe lá em CASA para um café e um bolinho....hj é dia de festa!
    Se resolver se hospedar por lá também me acomodo por aqui ...
    Feliz dia da Mulher vizinha!
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Valéria,que graça,você tão gentil,tão amável,adorei sua visita.Obrigada pelo convite para tomar café e ainda,com bolinho,nossa é tudo que mais quero...Com certeza,vou ainda hoje em sua casa,por demais acolhedora.Feliz dia da Mulher para você também.Volte sempre para alegrar meu espaço que passa a ser seu também.

    ResponderExcluir
  9. Que texto lindo. Parabéns pelo nosso dia! Obrigada pela sua visita e pela sua generosidade com os textos que publico no onzepalavras.

    Um abraço, Ana

    ResponderExcluir
  10. Loivarice,além do presente de sua visita me deixou como lembrança um lindo poema.Sem palavras para agradecer tão grande gesto.Minha querida,um grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Sil,ah! nós mulheres,somos demais....que bom encontrar você aqui,já sentia saudades de suas visitas e comentários.Tenha um feliz dia da MULHER! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Onzepalavras,
    Ana,obrigada por ser tão gentil.Seu espaço realmente é maravilhoso,estou sempre dando uma espiadinha.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga, que bom que veio, seja muito bem vinda ao CASA DECORADA,também já sigo seu cantinho....voltarei com tempo para papear mais ....me avise o que estiver em falta em nossa CASA para que sua permanência seja perfeita.
    Se vier e eu não estiver , vai se acomodando que logo chego!
    Fui colher umas flôres para te receber ...
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Olá minha querida amiga,que bom que notou minha visita,achei linda sua casa,toda preparada para me receber,realmente me senti muito bem , voltarei com certeza.Um grande abraço! Ah! Vou buscar minhas flores.

    ResponderExcluir
  15. Rer mulher,amar ser amada. ter alegrias e tristezas e se tiver a alegria de ser Mãe, viver, ir envelhecendo,quase sem dar por isso, ,andar neste mar, por vezes tão sereno, outras vezes ,tão violento, quase a naufragar,mas,ai vem um vento amigo que leva para longe a tormenta e a viagem continua atéquando,náo sabemos... mas de pois dos filhos chegam os netos e talvêz,por isso gostamos tanto de sermos Mulheres,pois se não existír a Mulher tambem o mundo dos homens acabaria

    ResponderExcluir
  16. Marli que bela postagem!

    Parabéns para nós aprazado, pelo dia Internacional da Mulher.
    É uma delicia ler seu blog uma ótima noite para você beijos.✿ ܓ

    ResponderExcluir
  17. Ave! perdão Marli escrevi errado é atrasado toou cansada trabalhei muito hoje rs beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marli, que belo texto, um retrato das mulheres; somos tantas em uma! E muitos ainda acham o máximo os parcos cargos que obtivemos na política, na medicina, no Direito... Isso é muito pouco, diria que falando em história, não é nada. É uma luta desigual onde os mais fortes oprimem. Sem dúvida que se maior parte deste mundo estivesse nas mãos de mulheres, haveriam menos guerras e mais amor. Poderia se perder muito, mas nada que se comparasse ao amor, à solidariedade e à compaixão, mais próprias nas mulheres. Recebi e li em vários blogs mensagens e textos lindo na passagem do dia 8.

    Postei no Porto das crônicas, também algo sobre as mulheres.
    Muitas vezes a gente esquece o quanto valemos.

    Grande beijo, amiga.
    Tais luso

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto! Tenho orgulho de ser mulher assim como sou, e que tempos bons o que vivemos onde somos iguais aos homens, mesmos direitos, como deveria ser desde o início!

    ResponderExcluir
  20. Jamais saberei com exatidão o que em mim sou eu, o eu humano e universal, e o que é a mulher em mim. Como fazermos gênero de nós mesmas? ;-)

    Beijos, querida. Estava com saudades de passar aqui.

    ResponderExcluir
  21. Beleza de texto! Tudo que se podia dizer neste dia!

    Um grande abraço

    Maria J Fortuna

    ResponderExcluir
  22. Queridas Josefina,Verônica,Tais,Me,Dayane,Roberta e MJFortuna agradeço pela visita que cada uma de vocês me fez como presente ao dia da Mulher.Obrigada de coração.Um grande beijo a todas.

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...