28 de jan. de 2014

Dicas de Filmes: Terror e Suspense

Os Outros ( 2001 )

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.



Invocação do Mal ( 2013 )

Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

A Bruxa de Blair ( 1999 )

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

Na Companhia do Medo (Gothika) ( 2004 )

Miranda Grey (Halle Berry) é uma conceituada psiquiatra criminal que, repentinamente, descobre estar internada na clínica para deficientes mentais em que trabalha. Miranda é acusada de ter assassinado seu marido, mas ela não se lembra de ter cometido o crime. Tentando recuperar sua memória, Miranda passa a desconfiar que esteja sendo usada por uma força sobrenatural, que esteja buscando vingança.

O Despertar ( 2011 )

1921, pouco após a Primeira Guerra Mundial. Assombrada pela morte de seu noivo, Florence Cathcart (Rebecca Hall) resolveu dedicar sua vida a investigar supostos casos paranormais, usando a lógica para explicá-los. Ela aceita o convite para ir a uma escola onde um garoto foi encontrado morto e, segundo rumores, seu fantasma assombra o local. Logo ela começa a buscar evidências científicas que expliquem a situação, só que suas descobertas aos poucos colocam em dúvida tudo o que sabe até então.

Evocando Esíritos ( 2009 )

Quando Matt (Kyle Gallner), filho de Sara (Virginia Madsen) e Peter Campbell (Martin Donovan), é diagnosticado com câncer, toda a família precisa se mudar para um local mais próximo da clínica onde realizará seu tratamento. Aos poucos Matt apresenta sintomas estranhos, tendo uma súbita mudança de comportamento. Ao pesquisar o passado da nova casa, Sara e Peter descobrem que ela fora um centro de pesquisas que procurava algo além do que o simples contato com espíritos.

A Chave Mestra ( 2005 )

Caroline Ellis (Kate Hudson) é uma jovem que acompanha doentes terminais, com o objetivo de juntar dinheiro para poder cursar a escola de enfermagem. Em um de seus trabalhos ela aceita acompanhar um senhor inválido, Ben Devereaux (John Hurt), que mora com sua esposa Violet (Gena Rowlands) em um terreno isolado na cidade de Nova Orleans. O local é famoso pela quantidade de cerimônias místicas lá realizadas, mas Caroline não acredita nestas crendices. Ben sofreu um derrame recentemente, que o deixou praticamente paralisado e mudo. Para que Caroline possa percorrer a casa à vontade, Violet lhe entrega uma chave mestra que abre todas as portas. Porém em suas andanças ela encontra uma porta escondida, localizada atrás de uma estante e no fundo do sótão. Caroline abre a porta com a chave mestra e lá encontra várias antiguidades, espelhos que foram retirados de todos os demais cômodos e ainda artefatos aparentemente ligados à prática de algum tipo de magia.

O Orfanato ( 2007 )

Laura (Belén Rueda) passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e irmãs verdadeiros. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos (Fernando Cayo) e seu filho Simón (Roger Príncep), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto à medida que os contos ficam mais estranhos Laura começa a desconfiar que há algo à espreita na casa.

Vozes do Além ( 2004 )

VP (Eletronic Voice Phenomena) é o fenômeno que diz que, caso um rádio esteja mal sintonizado, pode-se ouvir vozes do além, sendo que caso isto ocorra com uma TV pode-se ver rostos de pessoas já falecidas. Jonathan Rivers (Michael Keaton) é um arquiteto que enviuvou há pouco tempo, com sua esposa tendo falecido de forma misteriosa. Quando lhe é oferecida a oportunidade de entrar em contato com ela usando o método do EVP, Jonathan inicialmente recusa mas, esperançoso com a possibilidade de reencontrá-la, acaba aceitando. O que ele não contava era que a situação fugisse do seu controle.

Brinquedo Assassino (1988 )

Um serial killer é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere sua alma para um boneco. Um menino ganha exatamente este brinquedo como presente da sua mãe. O menino tenta alertar que o boneco está vivo, mas sua mãe e um detetive da polícia só acreditam nele após o brinquedo ter feito várias vítimas. Mas o boneco está realmente interessado é no garoto, pois só no corpo dele poderá continuar vivo, e isto coloca a criança em grande perigo.
 

A Órfã ( 2009 )

Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard) ficam arrasados devido a um trágico aborto. Apesar de já ter dois filhos, Daniel (Jimmy Bennett) e a surda muda Maxime (Aryana Engineer), o casal decide adotar uma criança. Durante uma visita a um orfanato, os dois se encantam pela pequena Esther (Isabelle Fuhrman) de nove anos e optam rapidamente por sua adoção. O que eles não sabiam é que estranhos acontecimentos fazem parte do histórico da menina que passa a se tornar, dia após dia, mais misteriosa. Intrigada, Kate desconfia que Esther não é quem aparenta ser, mas devido ao seu passado de alcoolismo tem dificuldades de provar sua teoria.

A Casa de Cera ( 2004 )

Carly (Elisha Cuthbert), Paige (Paris Hilton), Wade (Jared Padalecki), Nick (Chad Michael Murray) e mais dois amigos decidem viajar de carro para o maior campeonato universitário de futebol americano a ser realizado no ano. Durante a viagem eles decidem acampar à noite, planejando seguir adiante pela manhã. Um acidente com um motorista de caminhão assusta o grupo, que no dia seguinte descobre que o carro em que estavam foi danificado. Sem saída, eles aceitam uma carona até Ambrose, a cidade mais perto do local. Ao chegar chama a atenção do grupo a Casa de Cera de Trudy, a principal atração de Ambrose, que possui várias estátuas de cera bastante parecidas com pessoas de verdade. Porém o que eles não sabem é o motivo pelo qual as estátuas parecem tão reais.

Caso 39 (2009 )

Emily Jenkins (Renée Zellweger) é uma dedicada assistente social que está diante do caso 39, referente à garota Lilith Sullivan (Jodelle Ferland). Os pais de Lilith tentam feri-la, o que faz com que Emily intervenha. Encantada com a garota, Emily oferece que more com ela até que seja encontrada uma família adotiva. Só que há um mistério por trás da garota, já que todos que se aproximam dela aparentam enlouquecer.

 

A Última Casa da Rua ( 2012 )

Dispostas a conquistar uma nova vida, a jovem Elissa (Jennifer Lawrence) e sua mãe Sarah (Elisabeth Shue), que se separou recentemente, se mudam para uma grande casa em uma nova cidade. O negócio só foi possível porque o imóvel vizinho ao delas foi palco de um duplo assassinato e assim o aluguel ficou mais baixo. Mas tudo na vida tem um preço e quando Elissa começa a se relacionar com Ryan (Max Thieriot), o único sobrevivente da família assassinada, as coisas começam a mudar radicalmente, trazendo à tona problemas entre mãe e filha, além de conflitos com os vizinhos da região, que acabam envolvendo também a polícia local.

A Janela Secreta ( 2004 )

Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.

A Mulher de Preto ( 2012 )

Arthur Kipps (Daniel Radcliffe) foi enviado por seu escritório para regularizar os documentos de uma mansão abandonada, próximo a um vilarejo, cujas crianças morrem misteriosamente de tempos em tempos, sem que ele soubesse de nada disso. Quando começa a ter uma série de visões sinistras durante a execução de suas tarefas, inclusive uma de uma mulher vestida de preto, ele descobre que existe algo relacionado ao passado daquele local e decide investigar, provocando a ira dos moradores e a morte de mais vítimas. Agora, só o tempo para dizer se o seu instinto paternal irá ajudar a resolver esse perigoso e grande mistério.

Espíritos – A Morte está ao seu Lado  ( 2004 )

Thun (Ananda Everingham), um jovem fotógrafo, e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee) atropelam acidentalmente uma pedestre. Eles fogem da cena do crime e retornam às suas vidas normais, em Bangkok. A partir de então Jane passa a ser atormentada por estranhos pesadelos, enquanto que Thun nota que em suas fotos aparecem estranhas figuras, parecidas com fantasmas. O casal decide investigar o fenômeno e encontra outras fotografias com imagens sobrenaturais. Paralelamente os melhores amigos de Thun começam a morrer, um a um, de forma misteriosa.

Espíritos 2 – Você nunca está Sozinho ( 2006 )

A jovem Pim (Masha Wattanapanich) mudou-se recentemente, da Tailândia para a Coréia. Lá ela pretende iniciar nova vida, ao lado de seu marido Vee (Vittaya Wasukraipaisan), por quem é apaixonada desde criança. Entretanto a doença de sua mãe os obriga a retornar à Tailândia, o que faz com que Pim se recorde da infância e de sua irmã gêmea e siamesa, Ploy (Masha Wattanapanich). Desde que voltou Pim tem a sensação de que sempre existe alguém ao seu lado, o que é confirmado com a revelação de um antigo segredo de família.

Psicose ( 1960 )

Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.
 

Os Pássaros ( 1963 )

Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

O Iluminado ( 1980 )

Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.


Jogos Mortais ( 2004 )


Jigsaw é um assassino que possui uma marca registrada: ele deixa em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, que faz com que elas cometam atos igonizantes para se salvar. O detetive David Tapp (Danny Glover) é designado para investigar os assassinatos, bem como a capturar seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw leva o detetive a desenvolver uma obsessão por capturá-lo.

19 comentários:

  1. Gasparzinho28/1/14 21:33

    Grande parte dos filmes listados aqui eu assisti. Alguns passaram "batidos". Como o Naco de Prosa tem conhecimento e bom gosto, com certeza seguirei as dicas e buscarei aos outros filmes. De todos, o que marcou para mim foi Brinquedo Assassino. É um clássico que fez/faz história. Não sou fã de terror ou suspense, sou fã de bons roteiros e ótimas ideias, seja o gênero que for.
    Abraços do amiguinho camarada.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Encontrei o seu blog no Top Blogueiro da Ilha da Lindalva e vim aqui conhecer. :)

    Eu sou APAIXONADA por terror e suspense, amo amo amo! Eu já assisti a maior parte dos filmes listados e os outros eu tenho interesse em assistir também. Os Outros e a Órfã são os meus queridinhos. <3

    Gostei de conhecer o seu blog, li algumas de suas postagens, apesar de algumas de suas opiniões serem diferentes das minhas em alguns pontos (sou socialista e também sou politicamente correta), gostei de ter vindo aqui.

    Um abraço e fique na Paz. :)

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, estou passando para fazer um convite antecipado. No dia 01-02-14 o meu blog estará completando dois aninhos e neste dia estarei lançando o TROFÉU CULTURAL, será um prazer te ver lá participando da festinha e escolhendo o seu troféu.
    Estou me antecipando com as visitas, uma vez que na minha cidade está acontecendo a festa do Padroeiro, visitas em casa e dia 01, volto ao trabalho, desta forma para visitar a todos ficará difícil no dia.
    Abraços uma linda noite!
    Profª Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi Marli,

    confesso que não é o meu estilo preferido de filme,
    mas sem dúvida as suas indicações são dos melhores,me parece...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. oi Marli

    Eu tive medo do filme Os Outros (não gosto de filmes de terror com crianças).
    Agora muitos acima qdo assisto tenho crise de risadas rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. O que é isso, companheira! Meus cabelos ainda em pé! (rs). Vou fazer uma triagem do que você recomenda, depois lhe digo alguma coisa! Obrigado pelo teu olhar sempre, Marli!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Marli, obrigado pelo comentário expondo sua opinião a respeito da seleção de Portugal. Com referencia as dicas de filmes o gênero terror não me agrada. Gosto mesmo é de filmes de ação e policial. Me agrada muito também humor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Uma longa seleção de filmes de terror e alto suspense. Gostei de "Psicose", com Anthony Perkins, embora não seja meu gênero favorito.
    Meu abraço.
    Jorge

    ResponderExcluir
  9. Oi oi querida,dás aqui excelentes dicas de filmes,eu gostava muito de poder assistir um dia a esses filmes,parecem ser óptimos!! No entanto,filmes de terror,eu não aconselho para ver antes de ir para a cama,este tipo de filmes devem-se ver durante o dia,pelo menos,é a minha opinião. Quero aproveitar esta visitinha para te desejar um excelente mês de fevereiro,tudo de bom para ti!! Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, Psicose, O Iluminado e Janela Secreta são muito bons, as atuações de Anthony Perkins, Jack Nicholson e Johnny Deep são sensacionais.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/2/14 14:09

    Oi Marli
    Uma riquíssima seleção mas não fazem o meu estilo. Gosto de filmes mais leves e repousantes.
    “A amizade é fundamental em nossas vidas. Por isso agradeço a Deus pelas pessoas que ocupam um lugar especial em meu coração. Você é uma delas! Obrigada por seu carinho” E para estreitar os laços da nossa amizade estou lhe oferecendo um singelo mimo. Acesse aqui... http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2014/01/o-valor-de-uma-amizade.html e pegue o seu. Tenha um lindo final de semana.
    Beijos com afeto
    Gracita

    ResponderExcluir
  12. Podes acreditar que não assisti nenhum dos teus elencados? Não sou fã de filmes de terror, gosto de mais suspense. De qualquer forma, gostei de passar por aqui, estou lá na Ilha da Lindalva, vamos nos ver por lá.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  13. terror não compartilho, suspense nem pensar já basta por aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E chegou o grande dia – HOJE COMEÇAMOS A VOTAÇÃO DO TOP BLOGUEIRO 2014 e você MARLI faz parte desta festa, então vamos agitar a blogosfera – esta é uma mensagem spam kkkkkkkkkkkkk, mas tenho tantas casinhas a visitar, tu entendes né? Um enorme e reluzente beijo no teu coração - http://anos-da-ilha.blogspot.com.br/

    NOTA DE ESCLARECIMENTO: o voto será aberto, mas o mural decidi por restrito porque mesmo antes de se encerrarem as inscrições um pá de blogueiros foram votando sem nem ao menos lê as regras da brincadeira, é isso que temos que acabar, as pessoas têm que entrar em nossas casas e vê realmente as disposições do móveis. Eu, como sei que tu, QUEREMOS QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE...

    ResponderExcluir
  14. Com exceção de "Brinquedo Assassino" , "A casa de Cera" e "jogos Mortais", que não correspondem ao meu gosto, vi todos os demais que mencionou (rss). Sou apaixonada por filmes de suspense e de terror. Você apresentou uma bela seleção deles. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga Marli !!!!!!

    Passando por aqui para deixar o meu
    Abraço e carinho e, ao mesmo tempo,
    Deleitar-me com a beleza de seu Blogue
    E conteúdos, como também, desejar-lhe
    Um lindo Domingo e maravilhoso final
    De semana. Que haja muita Paz, Luz,
    Amor e felicidade em seu coração!
    Também faço parte do TOP-
    BLOGUEIRO, da querida amiga
    Lindalva.
    Beijos de luz !!!!!!!!

    POETA CIGANO – 02/02/2014
    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Muito interessante e informativo o seu blog. Eu também faço parte do Top Blogueiro da amiga Lindalva. Vamos todos participar nesta grande interação blogueira. Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oie vim conhecer seu espaço e te juro passei rapidex sua postagem kkkkkkk ..ñ gosto de filmes de terror..me arrepia kkkkkkkkkkkk..minha filhota Drikinha ama..já deve ter assistidos todos esses kkk muito prazer...e já começou a votação do top blogueirinhos 2014...da amiguxa Lindalva..vai lá votar .estamos juntos lá .beijus feliz domingo!!
    http://anos-da-ilha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá minha querida, Nadjinha obrigada por sua visita e comentário arrepiante rsssssssssssssssss. Com certeza , vamos lá votar sim, eu estou com alguns problemas no meu PC, pois às vezes quando escrevo e vou publicar ele desliga sozinho, não me obedece mais rssssssssssss. Grande beijo, minha querida.

    ResponderExcluir
  19. Muitos destes filmes eu vi.
    Iluminado e Os outros foram os que mais gostei.

    ResponderExcluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...