16 de dez. de 2013

Estrela Montenegro do Universo



Ela nasceu Arlette Pinheiro Esteves, o ano era 1929.
Em entrevista ao programa Starte ( Globo News ), revelou que não gosta de ser reconhecida como dama do teatro, diva, mito e outros adjetivos.
Sempre com uma postura correta, Fernanda Montenegro falou sobre sua carreira, sua família, seu companheiro durante 60 anos ( Fernando Torres ) e falou sobre as pessoas que desejam seguir a carreira de ator e atriz: “Eu, geralmente, quando me perguntam: o que que você diria para um ator que está começando? Eu sempre digo: desista.” 

 Sobre como é  fazer teatro hoje, ela afirma:
“Hoje em dia, o que você fizer, você tem que passar pelo crivo estatal, a cultura está absolutamente nas mãos do governo (...)”
Sobre a beleza das mulheres, Fernanda afirma:
“(...) deformá-la é uma ilusão. Vamos dizer que eu agora fizesse uma plástica extraordinária, eu ia ter 70 anos. (...) E tem uma hora que não adianta costurar, mas também não sou contra quem faça. (...) Na verdade, também, eu nunca fiz a minha vida profissional pela beleza, aliás eu sempre me achei mais pra enfezadinha do que pra beleza. Nunca fui um tipo de beleza, eu sou de uma geração de mulheres deslumbrantes, então não adianta eu fazer esforço (...)”.
Percebemos também que a paixão maior de Fernanda é o teatro, são nos palcos de madeira que ela se realiza profissionalmente e pessoalmente:
“Quando você faz televisão ou cinema você se vê, e você às vezes diz assim “aquilo era melhor e ele não pôs, não escolheu... como, ele fez em close mas era tão bonito aquilo em long shot (...) a opção é de terceiros para montar a sua figura”, ou seja, a TV e o Cinema limitam o resultado das interpretações dos atores, sempre haverá um corte, ou uma música de fundo, ou uma lágrima falsa colocada às pressas para melhorar a cena. No teatro você é mais livre, você é o seu produtor, como no caso de Fernanda. Atores e atrizes como ela, não nasceram para serem aprisionados em gaiolas e limitadas como a TV e o Cinema fazem. 
Ela nasceu para voar, para ser Fernanda por completo, para interpretar e não ser censurada por uma mesa de edição.
O Brasil possui uma safra de atores que nos orgulham, que nos trazem sorrisos e lágrimas, que enchem nossos peitos de emoção a cada interpretação e Fernanda, para mim, é a mestra de todos.
Foi a única atriz brasileira a concorrer ao Oscar ( pelo filme Central do Brasil, 1998 ), vencedora do Urso de Prata ( pelo filme Central do Brasil, 1998 ), recentemente recebeu o Emmy Internacional como melhor atriz pela microssérie Doce Mãe. São quase 50 reconhecimentos, através de prêmios e indicações pelos seus trabalhos no cinema, tv e teatro.
Ainda sobre a entrevista, ela fala sobre as duas mulheres que vivem dentro dela: Arlette e Fernanda, e sobre seu casamento com Fernando Torres, seu parceiro na vida e na profissão e se dirige a ele no presente, mesmo tendo falecido em 2008. Quando indagada sobre a saudade que sente de Fernando, ela responde:
“ (...) no fim de 60 anos, graças a Deus, nós resistimos, graças a Deus, a carnificação deste encontro de uma forma tão apaziguadora, e, portanto, extremamente saudosa, porque... não como Brecht, Nas selva das cidades: “a mocidade  foram os melhores anos da nossa vida” (... ) a mocidade foram os melhores anos de nossas vidas sem que nós tivéssemos consciência, mas, os últimos anos de nossa vida, foram anos de consciência, de um encontro na consciência, e na apaziguação. (...) se a coisa tivesse tido um desenrolar lá, talvez não doesse tanto. Mas o apaziguamento nos tempos finais de uma vida, a caminho do final de uma vida, é muito difícil, não impossível, mas é muito difícil.
Porque na verdade eu estou sempre num diálogo com ele, tal o nosso vício um no outro (...)”.

E essa é Fernanda Montenegro. 










Para quem quiser degustar a entrevista integralmente, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=fZoGVTbqIro


38 comentários:

  1. Gasparzinho16/12/13 19:04

    Como posso ficar indiferente diante dessa figura impar? Como posso não elogiar Fernanda Montenegro? Isso é um insulto. Ela é a dama do teatro, da TV, do cinema. Fernanda/Arlette, duas mulheres em uma só. Que existem para nos embalar em suas falas e gestos, seja na telinha, seja na telona, seja nos palcos de madeira. Aplausos, aplausos! Viva Fernanda Montenegro!
    Abraços do amiguinho camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaparzinho, penso que Fernanda Montenegro seja realmente, o exemplo maior de todos os que representam a Arte seja, ela nos palcos ou na vida.....Há com certeza, muitas pessoas que também nos servem de exemplo, porém as homenagens, hoje são para Fernanda. Abraços!

      Excluir
  2. Ela é maravilhosa.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bell,obrigada pela amável visita e carinho. Com certeza é maravilhosa. Tenha um excelente domingo. Grande abraço!

      Excluir
  3. Grandíssima pessoa e atriz. É a nossa representante em todo o mundo. Sinto-me orgulhoso por essa extraordinária atriz. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, obrigada pela sua visita. Fico feliz por ter gostado da postagem sobre Fernanda Montenegro.Tenha um feliz domingo! Abraço!

      Excluir
  4. Uma mulher simplesmente incrível.......

    Fernanda Montenegro é tudo de bom...

    Boas festas

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Escritora de Artes", obrigada pela visita. Desejo a você um ótimo domingo. Abraço!

      Excluir
  5. Grande artista de palco a merecer e a ficar em lugar de destaque na história das artes cénicas. Depois disto, do fundo do coração desejo FELIZ NATAL!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, obrigada pela visita. temos que sempre nos lembrar dos grandes vultos na história em todas as áreas. Abraço!

      Excluir
  6. BOA TARDE, COLEGA MARLI!
    AGRADEÇO AS GENTIS PALAVRAS EM MEU BLOG. SEJA MUITO BEM-VINDA À "GAM DOLLS (2)". OBRIGADA POR PRESTIGIAR, COMENTAR MEUS TRABALHOS E SEGUIR-ME.
    PARABÉNS PELO TEU BLOG. ESTÁ MUITO INSTRUTIVO, DIVERSIFICADO E ACONCHEGANTE. TAMBÉM JÁ ESTOU TE SEGUINDO.
    QUANTO A POSTAGEM DE HOJE, ADOREI! A FERNANDA MONTENEGRO É O MÁXIMO. UMA MULHER MUTO ESPECIAL, SEM DÚVIDA. JAMAIS IMAGINEI QUE SEU NOME REAL É ARLETTE. VIVENDO E APRENDENDO... ;)
    TENHA UMA LINDA TARDE.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dona Gam, eu é que lhe agradeço por retribuir com tão amáveis palavras. Estarei visitando seu espaço mais vezes,pois achei muito interessante. Tenha um ótimo domingo.Abraço!

      Excluir
  7. Olá Marli! Belíssima homenagem esta que fazes a grande Fernanda Montenegro. Acompanho o seu trabalho há muitos anos, sempre fui e sou seu fã, e a única coisa que posso dizer é que ela é uma atriz extraordinária.

    Passando para te cumprimentar e, especialmente, para te desejar um excelente Natal e um magnífico 2014, repleto de muito amor, paz, saúde, felicidades e realizações, extensivo a todos os teus familiares.

    Beijos e fiques com Deus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Furtado,obrigada pelas belas palavras.Sua visita é muito importante,pois é meu termômetro para saber se as postagens estão agradando aos amigos. Tenha um lindo domingo. Abraço!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá Bell. obrigada! Desejo a você um belo e santo Natal!
      Beijos!

      Excluir
  9. Boa tarde

    Independentemente do texto que está fantástico, venho desejar um NATAL muito feliz, cheio de Paz, Saúde, felicidade e boa harmonia
    Que o Amor esteja sempre presente em seu coração
    Os meus votos são extensivos à família e amigos.

    Deixo abraço
    ******************************************************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,obrigada por tão lindas palavras.Desejo a você e família um Natal santo.
      Volte sempre!
      Abraço!

      Excluir
  10. Boa tarde

    Independentemente do poema que está fantástico, simplesmente brilhante, venho desejar um NATAL muito feliz, cheio de Paz, Saúde, felicidade e boa harmonia
    Que o Amor esteja sempre presente em seu coração
    Os meus votos são extensivos à família e amigos.

    Deixo abraço
    ******************************************************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Merecida homenagem, um Natal cheio de paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lisette, obrigada pela visita e belas palavras, desejo a você e família,um ótimo e santo Natal.Tenha um lindo domingo. Beijos!

      Excluir
  12. Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    As palavras podem ser as mesmas, mas os sentimentos e a sinceridade são sempre renovados e crescentes.
    Beijo, e até 2014
    Ângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ângela,obrigada pelas palavras de carinho.Que seu Natal seja santo e abençoado. Grande beijo!

      Excluir
  13. marli,
    este espaço sempre oferece percepções diferentes e por isto estou aqui
    namastê e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,obrigada pela visita e comentário.Volte sempre !
      Tenha um lindo domingo.
      Abraço!

      Excluir
  14. Oi Marli
    Vim agradecer pela oportunidade que me deste de conhecer seu blog e fazer-me presente sempre que possível .É sempre muito bom iniciar o ano com novas descobertas e leituras,
    Um texto que faz jus a grandeza da artista.
    Obrigada e Feliz Natal _que nos vejamos sempre no ano que inicia.
    Estou ausente das publicações por algum tempinho mas voltei pra deixar uma palavrinha aos amigos que tanto quero bem
    abraços de Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lis, obrigada pela atenção. Espero com ansiedade a sua volta com belas palavras. Tenha um santo e feliz Natal. Beijos!

      Excluir
  15. Olá Marli,
    A Fernanda Montenegro é uma SENHORA do teatro muito conhecida e igualmente querida em portugal.
    A sua obra é reconhecida pelo seu enorme valor.
    E quero desejar um FELIZ NATAL, querida amiga.
    Um grande bji

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela,realmente, Fernanda Montenegro é a SENHORA das Artes.Obrigada , querida amiga, Tenha Um Santo Natal e FELIZ ANO NOVO! Beijos!

      Excluir
  16. Olá MARLI,

    nós estamos habituados a querer encontrar estrelas no céu e ...só no céu!

    Ledo engano,pois entre nós respirando o mesmo ar, sentindo e reagindo conosco,falando nossa própria língua,defendendo os nossos mesmos direitos,sorrindo os nossos sorrisos e chorando os nossos choros como qualquer um de nós,existe uma linda e estrela, também.

    Seu nome: Fernanda Montenegro no atacado das artes cênicas do Brasil e no varejo familiar,Arlette Pinheiro Esteves.

    E para todo mundo,uma estrela na Terra!

    Um abração carioca e Feliz tudo para você , com muita saúde, saúde e...saúde, pois o resto a gente luta para conseguir.

    ResponderExcluir
  17. Grande senhora,grande mulher!!
    Boas festas querida Maria,tudo de bom para ti!!
    Feliz natal,espero que tambem passes uma excelente passagem de ano!!
    Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!!

    ResponderExcluir
  18. Querida amiga Marli...!!!

    Senti-me honrado com mais uma sua presença
    Em meu blogue, com o seu carinho de sempre.
    Passando para retribuir, deixar o meu abraço e,
    Desejar-lhe muito amor, paz e luz nesse Natal.
    Beijos de luz !

    POETA CIGANO – 22/12/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderExcluir
  19. Gran mujer Fernanda Montenegro.
    Felices fiestas, amiga.

    Un abrazo muy fuerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Towanda, obrigada. Boas festas a você e família. Abraços!

      Excluir
  20. O Natal, lembre-se a beleza dos pequenos
    gestos e a atenção para as pessoas de quem mais amamos,
    só por ,que tenho alegria em meu coração saber ,
    que ainda sou importante na vida de alguém.
    Deixe-me deslumbrar com o pensamento no
    carinho de mais um ano vivido com sentimento belo e profundo.
    Eu não me deixo levar apenas por uma
    festa da sociedade de consumo.
    Fico triste com uma desculpa para coração
    quem não sabe entender que
    mesmo um pequeno pensamento
    também fez com suas próprias mãos,
    pode aquecer o coração carente não do presente ,
    mais de um afago um carinho para sua almas era tudo .
    Que o Natal lhe traga um presente de amor e paz
    a você e toda família.
    Eu quero muito passar muitos Natal
    em sua doce companhia.
    Beijos no coração e carinhos na Alma.
    Evanir.
    PS:Na postagem deixei
    mimos que fiz com muito carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Evanir, obrigada por seu comentário tão belo.O Natal de hoje, não tem mais o mesmo valor dos que tínhamos em outros tempos, porém Jesus, o homenageado continua sendo sempre o centro de tudo. Obrigada! Grande beijo!

      Excluir
  21. Um Natal cheio das mais alegres flores, dos mais perfeitos pensamentos,de uma Luz imensa que lhe ilumine os caminhos, e principalmente, com todas aqueles sonhos que só Deus pode permitir que tenhamos.
    Façamos o Natal acontecer de verdade, empregando as maiores ferramentas do ser humano em desuso – AMOR E PAZ.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, obrigada por sua amável visita e tão valiosos comentário. Desejo a você e família Natal e Ano Novo repleto de paz e amor.
      Abraço!

      Excluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...