16 de fev. de 2014

Para vocês: Meryl Streep



Meryl Streep é a revelação de todos os tempos no cenário cinematográfico.
Seus filmes, um atrás do outro, desvendam em cada papel o lado profissional e “quase” perfeito dessa atriz.
Ela nasceu em Summit, New Jersey, no dia 22 de junho de 1949.
Consegue levar sua vida pessoal com descrição, principalmente em um meio complicado que é o artístico de Hollywood.
Em 1978, estava noiva do ator John Cazale ( O poderoso chefão, Franco atirador ), quando ele foi diagnosticado com câncer ósseo.
Estava trabalhando com Meryl  no filme The Deer HunterA atriz, inclusive, só aceitou participar do filme para passar mais tempo ao lado de John.
Eles ficaram juntos por quatro anos, até a morte do ator.
Neste mesmo ano, Meryl inicia relacionamento com o escultor Don Gummer, amigo de longa data, com quem teve quatro filhos. Meryl e Don estão juntos há 36 anos. O que os torna um dos casamentos mais longos de Hollywood.
Ano passado, com a premiação do Oscar, Meryl iniciou o discurso de agradecimento mencionando seu marido, Don:  "Primeiramente eu gostaria de agradecer Don, porque quando se agradece ao marido no final do discurso, eles aumentam o volume da música e eu faço questão de que ele saiba que tudo que eu valorizo em nossas vidas foi ele que me deu".
Meryl é uma atriz surpreendente, no filme Mamma Mia! ela interpretou a maioria das canções, emprestando a voz para este que foi o maior sucesso comercial da atriz: aproximadamente 603 milhões de dólares.
Ela é conhecida, também, pela sua grande capacidade de mimetizar sotaques, desde dinamarquês, passando pelo inglês britânico, italiano, irlandês, australiano, polonês, alemão e o sotaque estridente da ex primeira ministra Margaret Thatcher, no filme A Dama de Ferro.
Meryl leva seu trabalho tão a sério que chega a ser fissurada pelo que faz, e busca sempre a perfeição.
Exemplo disso, é um dos filmes Música do Coração ( 1999 ), em que Meryl interpreta Roberta Guaspari, professora de violino.
Porém, a atriz não sabia tocar violino, e iniciou ensaios de 6 horas por dia, durante 8 semanas.
O resultado, conforme profissionais da área, não poderia ter sido mais convincente. o mais irônico, é que a primeira atriz cotada para este papel foi a cantora Madonna. E, para nosso alívio, ela não aceitou.
Quem assistiu Música do Coração, afirma categoricamente ( inclusive eu ), que Meryl foi responsável pelo sucesso e delicadeza do filme.
Eu já assisti a muitos filmes de Meryl, em todos eles encontro a sensibilidade da atriz exposta em cada cena. Seja o gênero que for, seja a personagem que for, Meryl possui uma delicadeza singular, que nos encanta, que nos faz ter vontade de aplaudi-la no final.
Foi assim nos filmes O Diabo Veste Prada, A Dama de Ferro, Mamma Mia!, A Casa dos Espíritos, Kramer vs Kramer, As Pontes de Madison, A Escolha de Sofia...
São 18 indicações ao Oscar ( venceu 03 vezes ) e 28 ao Globo de Ouro ( venceu 08 vezes ). Além de outros prêmios em diversos países.
Meryl tem um carreira sólida, mantém sua vida pessoal longe dos holofotes sensacionalistas.
Outro detalhe, que me chama atenção, é a humildade de Meryl. Em 2010, na premiação do Oscar, a vencedora foi Sandra Bullock. Quando foi anunciada, e chamada para subir ao palco e receber o prêmio, a atriz foi até Meryl, que a aplaudia, abraçou-a emocionada e agradeceu por tudo. Ela não acreditava que tinha ganho o prêmio, e não Meryl.
Este ano, Meryl foi indicada ao seu 18º. Oscar pelo filme Álbum de Família. Ela deu um depoimento indignada, dizendo que não entende como pode ter sido indicada, tendo atrizes tão maravilhosas que não foram, entre elas Emma Thompson: “Fiquei realmente chocada. Escrevi para ela um longo e sentimental e-mail dizendo o quanto me senti mal. Ela me respondeu dizendo ‘que bom’”, disse Meryl. E completa: “Não achei que eu tivesse chance. Sou tão velha guarda... Foram tantas as performances maravilhosas deste ano... Foram várias surpresas e injustiças”.
Não há como ficar indiferente diante da atuação de Meryl Streep. Ela consegue, ao interpretar personagens reais, como Miranda Presley, por exemplo, fazermos com que confundamos a personagem fictícia da real.
Abaixo, alguns dos filmes que assisti de Meryl, e que estão em minha coleção. A diversidade é impressionante:


Dúvida, 2008
1964. O carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) tenta acabar com os rígidos costumes da escola St. Nicholas, localizada no Bronx. A diretora do local é a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), que acredita no poder do medo e da disciplina. A escola aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, Donald Miller (Joseph Foster), devido às mudanças políticas da época. Um dia a irmã James (Amy Adams) conta à diretora suas suspeitas sobre o padre Flynn, de que esteja dando atenção demais a Donald. É o suficiente para que a irmã Aloysius inicie uma cruzada moral contra o padre, tentando a qualquer custo expulsá-lo da escola.

O Suspeito, 2007
Anwar El-Ibrahimi (Omar Metwally) está retornando aos Estados Unidos, após participar de uma conferência na África do Sul. Entretanto antes de desembarcar, mas já em solo americano, ele é retido por autoridades do governo. Isabella (Reese Whiterspoon), sua esposa, fica à sua espera no aeroporto, em vão. Anwar simplesmente desaparece, sem que Isabella ou qualquer outra pessoa saiba o que aconteceu com ele. Na verdade Anwar foi retido a mando de Corrine Whitman (Meryl Streep), que investiga a morte de cidadãos americanos em um atentado terrorista e desconfia que ele tenha algum envolvimento com um grupo perigoso no Egito, seu país-natal. Anwar é levado para fora dos Estados Unidos, onde passa a ser torturado com o objetivo de revelar as informações que sabe. Paralelamente Isabella busca a ajuda de um antigo amigo de escola, Alan Smith (Peter Sarsgaard), que agora trabalha como assessor de um senador (Alan Arkin).

Um Divã para Dois, 2012
Kay (Meryl Streep) e Arnold Soames (Tommy Lee Jones) estão casados há 30 anos. O relacionamento entre eles caiu na rotina e há tempos não tem algum tipo de romantismo. Querendo mudar a situação, Kay agenda para ambos um fim de semana de aconselhamento com o dr. Feld (Steve Carell), que passa a lhes dar conselhos sobre como reavivar a chama da paixão.

Julie & Julia, 2009
1948. Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

Mamma Mia!, 2008

1999, na ilha grega de Kalokairi. Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.


Álbum de Família, 2013
Barbara (Julia Roberts), Ivy (Julianne Nicholson) e Karen (Juliette Lewis) são três irmãs que são obrigadas a voltar para casa e cuidar da mãe viciada em medicamentos e com câncer (Meryl Streep), após o desaparecimento do pai delas (Sam Shepard). O encontro provoca diversos conflitos e mostra que nenhum segredo estará protegido. Enquanto tenta lidar com a mãe, Barbara ainda terá que conviver com os problemas pessoais, com difíceis relações com o ex-marido (Ewan McGregor) e com a filha adolescente (Abigail Breslin).

As Pontes de Madison, 1995
Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.

A Dama de Ferro, 2011
Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeiro-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

O Diabo Veste Prada, 2006
Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

Música do Coração, 1999
Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar às s crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.

A Casa dos Espíritos, 1993
A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende.

Um Amor Verdadeiro, 1998
Narrado quase todo em flashback, retrata os últimos meses da vida de Kate Gulden (Meryl Streep), que está morrendo de câncer. George Gulden (William Hurt), o marido e escritor frustrado, alegando que não pode cuidar da esposa por ter uma vida profissional intensa pressiona Ellen Gulden (Renée Zellweger), a filha, para largar seu emprego de jornalista em Nova York e sua vida particular para cuidar da mãe. Ellen concorda a contragosto, pois além de prejudicar sua carreira se vê em um contexto social totalmente estranho.

Leões e Cordeiros, 2007
O senador Jasper Irving (Tom Cruise) pretende lançar sua nova "estratégia completa" para a guerra dos Estados Unidos no Afeganistão e, para divulgá-la, precisa convencer a jornalista Janine Roth (Meryl Streep). Simultaneamente o dr. Stephen Malley (Robert Redford), um professor idealista, tenta convencer Todd (Andrew Garfield), um de seus alunos mais promissores, a mudar o curso de sua vida. Ao mesmo tempo Ernest (Michael Peña) e Arian (Derek Luke) são soldados que estão lutando nas montanhas geladas do Afeganistão, buscando se lembrar do porquê de terem se alistado no exército americano.

Terapia do Amor, 2005
Rafi Gardet (Uma Thurman) é uma mulher de 37 anos, que mora em Nova York e se separou recentemente. Decidida a se dedicar à carreira, ela não quer se envolver em nenhum relacionamento amoroso. Mas sua opinião muda após conhecer David Bloomberg (Bryan Greenberg), um talentoso pintor de 23 anos, por quem se apaixona.

Desventuras em Série, 2004
Klaus (Liam Aiken), Violet (Emily Browning) e Sunny (Kara Hoffman e Shelby Hoffman) são três irmãos que repentinamente recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio. Como são menores de idade eles não podem ainda herdar a fortuna de seus pais, o que apenas ocorrerá quando Violet, a mais velha, completar 18 anos. O trio passa então a morar com o Conde Olaf (Jim Carrey), um parente distante bastante ganancioso, que deseja tomar a fortuna das crianças para si. Para atingir sua meta Olaf não medirá consequências.

Simplesmente Complicado, 2009
Santa Barbara. Jane (Meryl Streep) é mãe de três filhos e mantém uma relação amigável com Jake (Alec Baldwin), seu ex-marido, de quem se separou há dez anos. Quando eles se encontram para a formatura de um dos filhos, fora da cidade, surge um clima e eles passam a ter um caso. Só que Jake é agora casado com Agness (Lake Bell), o que faz com que Jane torne-se sua amante. Paralelamente, Adam (Steve Martin) entra na vida de Jane. Ele é um arquiteto contratado para remodelar a cozinha do restaurante de Jane e, aos poucos, se apaixona por ela.

A Escolha de Sofia, 1982
Em 1947 Stingo (Peter MacNicol), um jovem aspirante a escritor vindo do sul, vai morar no Brooklyn na casa de Yetta Zimmerman (Rita Karin), que alugava quartos. Lá conhece Sofia Zawistowska (Meryl Streep), sua vizinha do andar de cima, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau (Kevin Kline), seu namorado, um carismático judeu dono de um temperamento totalmente instável. Em pouco tempo tornam-se amigos, sendo que Stingo não tem a menor idéia dos segredos que Sofia esconde nem da insanidade de Nathan.

Into the Woods ( 2014 - estréia prevista para 25 de Dezembro de 2014 nos Estados Unidos )
O longa é uma adaptação do espetáculo da Broadway encenado pela primeira vez em 1987, criado por Stephen Sondheim e James Lapine, que usaram como base os contos de fadas dos Irmãos Grimm. No musical, as histórias de Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Rapunzel e João e o Pé de Feijão se encontram, em uma mistura divertida e macabra, ao mesmo tempo. A personagem de Meryl tem a missão de reverter uma maldição para que ela volte a ser bonita.




23 comentários:

  1. Gasparzinho16/2/14 18:31

    Bela postagem! Meryl merece essa homenagem. Gosto muito dos trabalhos que ela fez e faz. Quando assisto aos seus filmes, nos créditos finais, fica aquela "gosto" de quero mais. E a expectativa de um novo trabalho que, com certeza, acarretará mais uma indicação ao Oscar. Ela merece todas as indicações e prêmios. Aplausos à Meryl Streep, grande atriz, grande mulher!
    Abraços do amiguinho camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gasparzinho,Meryl Streep sempre mostrou seu potencial em seus filmes. Seu trabalho no cinema deixa evidente que quem possui talento não necessita de artimanhas para vencer na vida e Meryl Streep é um grande exemplo da importância de se ter competência.
      Obrigada! Grande abraço!

      Excluir
  2. Pois é amiga Marli, a Meryl é espetacular. Difícil dizer qual o melhor trabalho realizado por ela, pois todos são bons. Ela é por demais versátil. Eu, particularmente, gosto mais do filme Entre dois amores, mas acho que pela influencia da leitura do livro Uma fazenda na Africa, o qual deu origem a este filme. A leitura aconteceu antes de da atriz ser conhecida pelo público.
    Um abração. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilmar,seu comentário me deixou a pensar ,pois eu também tenho o meu filme favorito " As pontes de Madison",no entanto os demais não deixam de ser menos favoritos, por isso o trabalho da Meryl é tão elogiado.Tenha um domingo feliz! Abraço!

      Excluir
  3. Olá! Como é bom fazer uma viagem como essa, nas ondas encantadas da Gloriosa Meryl Streep. Só faz filmão! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ives, obrigada pela sua visita e comentário.Tenha um feliz final de semana! Abraço!

      Excluir
  4. Olá Marli, e que tudo esteja bem contigo!

    E cá estou eu novamente, ainda que após longo intervalo, lendo e admirando as tuas belas postagens.
    A Meryl é deveras uma excelente atriz, e passa a impressão de ser um ser de intenso equilíbrio, e assistir filmes com ela é sempre emocionante, parabéns pela postagem!
    Gostei também da postagem sobre a justiça injusta deste nosso país, onde diz muitas verdades, também penso que as organizações estão sempre protegendo os bandidos e ainda nos culpam pelos atos criminosos e irresponsáveis dos bandidos, é uma pena que tudo esteja tão invertido no planeta!
    E assim após estas leituras eu me vou agradecido por tua amizade e visitas e também por compartilhar belos pensamentos, deixando também meu desejo para que seja sempre tão intenso e deveras feliz o teu viver, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sotnas, bela visita e palavras,realmente senti a sua ausência aqui, é sempre bom ver os amigos nos visitando. Agradeço pela sua passagem em minhas postagens. Muito obrigada! Tenha um lindo domingo. Abraços!

      Excluir
  5. A Meryl é uma grande mulher e espectacular actriz!

    Sempre estamos em casa a reprisar os filmes dela,cujo talento de facto tem o poder de adentrar em nossa alma com toda sorte de emoções.

    MARAVILHOSA Postagem a tua ,realmente muito bem construida e repleta de informações que enriquece nossa filmografia.

    Congratulações a Ti Marli e a bela Meryl Streep!

    Foi um prazer visita-la e já estamos seguindo teu espaço, deixamos o convite para visitares Nosso Refúgio,será para nós um prazer recebe-la.

    Um abraço e tenha um boa continuação da semana.

    Ps: O Selo de participação é para levarmos?

    Temos nossa página especial de selo.

    Até breve.

    ResponderExcluir
  6. Categórica! Emocionante é olhar para Meryl. Difícil é não assistir aos seus filmes. Muito obrigado, Marli.

    ResponderExcluir
  7. Show de atriz.
    E continua linda.
    Homenagem merecida;

    ResponderExcluir
  8. Excelente postagem, onde você mostra Meryl Streep como deve ser uma verdadeira atriz. Gosto muito dela e a humildade que possui me encanta.

    Obrigado por sua carinhosa visita em meu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Marli, adorei lhe ver no Refúgio das Origens, pois estou postando somente lá agora. O Infinito Particular deixou de existir. Obrigada pela visita!!!
    Adorável e impecável esta postagem sobre esta fabulosa atriz!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Que bela postagem, Marli, excelente atriz! Vi vários de seus filmes, também. Não tenho dúvidas que ela está entre as melhores! Estou para assisti Álbum de família. Adoro esses temas.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, que bom vê-la por aqui, obrigada! Meryl é uma atriz completa. Merece o nosso aplauso. Grande abraço!

      Excluir
  11. Querida amiga Marli .!!!

    Senti-me honrado com mais uma sua presença
    Em meu blogue, com o seu carinho de sempre.
    Passando para retribuir, deixar o meu abraço e
    Carinho, desejando-lhe um lindo dia e maravilhosa
    Semana.
    Uma interessante história de vida da atriz
    Meryl Streep, sua vida pessoa, seus filmes, seus
    sucessos. Gostei de ler e saber.
    Que a paz, o amor e a felicidade, sejam constantes
    Em seu coração.
    Beijos de luz !

    POETA CIGANO – 19/02/2014

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    Obs: No lado direito do meu Blogue, no
    “Selos para os amigos”, tem um mimo
    Para seu belíssimo Blogue.
    “ESTE BLOGUE VALE OURO”. Basta
    Copiá-lo (Capturá-lo) para seus arquivos ,
    Salvá-lo e colá-lo em seu Blogue. Você é uma
    Amiga especial e me sentiria honrado.

    .........................................................................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,( Poeta Cigano), grande escritor, meu grande amigo.Obrigada por tão belas e sensíveis palavras.Obrigada pelo mimo, vou lá em sua casa buscá-lo. A honra é toda minha em ter um amigo escritor. A cultura só nos faz bem. Grande abraço!

      Excluir
  12. Es una de las grandes actrices que siempre estarà en nuestros recuerdos por todos sus papeles cinematogràficos.

    un abrazo

    fus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fus, que bom vê-lo aqui. Obrigada pela visita . Volte mais vezes.
      Un abrazo!

      Excluir
  13. Excelente atriz, obrigado por nos mostrar um pouco
    da Meryl para nós.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Hamilton, fico feliz por postar algo que gostou. Volte sempre,pois este espaço já é seu também. Grande abraço!

      Excluir
  14. Olá.
    Bom dia. Bom fim de semana.
    Paz. Que dos céus derramem alegrias. Por que a Vida, é um seguimento Divinal. E viver, uma tradução dos sonhos e desejos.
    Estou aqui, para saudar-te.
    Saudades de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Maria, obrigada pela visita e saudação. Você é uma pessoa de muita sensibilidade, gosto disso, gente boa. Volte sempre,pois este espaço é seu também. tenha um lindo dia. Beijo grande!

      Excluir

A carta que nunca chegou

    Tarde cinza, vento forte fazia os galhos das árvores dançarem no jardim. Eu precisava finalizar a mudança que começara há dois anos,...