3 de mai de 2016

E agora? Bloqueou!

Mais uma vez, em menos de dois anos, um dos aplicativos mais baixados no mundo, o WhatsApp, foi bloqueado. Para quem ainda não sabe o motivo dessa decisão, segue o resumo: o processo exige que o WhatsApp divulgue dados sigilosos de conversas pelo aplicativo que poderiam auxiliar na investigação sobre um esquema internacional de tráfico de drogas. 
Pois bem, o aplicativo, é utilizado por milhões de brasileiros, seja para um simples bate papo, ou para informações profissionais. Muitas empresas utilizam a ferramenta para marcar reuniões, informar quanto a decisões ou solicitar algo aos seus funcionários.
É um meio barato de comunicação, não há custo algum para o cliente, que paga só os dados, quando os utiliza, das operadoras.
Através do aplicativo, é possível transferir arquivos, realizar chamadas e,isso sem pagar um centavo. O que o difere, e muito, das operadoras.
A questão é: até onde é correto o juiz banir a todos da utilização do Whats? 
Muitos brasileiros manifestaram-se em outras redes sociais ( ainda não bloqueadas ), sejam com piadas irônicas ou acusações políticas, dizendo que é mais uma forma do governo censurar a todos.
Outros falam em complô das operadoras contra o aplicativo, pois o bendito produto norte-americano, está roubando clientes, pois desde que surgiu no Brasil,  rapidamente ganhou adeptos, muitas operadoras não têm conseguido vender os pacotes de dados, que incluem ligações ( o que no aplicativo é gratuito ).
Seja o que for, um dia virá à tona.
Hoje mesmo,  em uma conversa, estive falando a respeito: Não há mal tão bem escondido que um dia não seja descoberto.
No momento, indiferente do motivo, incomoda o fato de saber que, há tantas coisas erradas em nosso País,  juízes que poderiam obrigar, bloquear, manifestarem-se através de sua caneta e com embasamento nas Leis, parecem que hibernaram.

Rio de Janeiro, 2016, Olimpíadas. Gasto estimado: 39 BILHÕES de reais.
Rio de Janeiro, 2016, Ciclovia Tim Maia. Gasto estimado: 44 MILHÕES de reais.
Rio de Janeiro, 2015, Museu do Amanhã. Gasto estimado 8 BILHÕES de reais.
Copa do Mundo, Brasil, 2014. Gasto estimado apenas nos estádios: 8,4 BILHÕES de reais.




Não, não tenho NADA contra a cidade maravilhosa, que é sim maravilhosa, acolhedora, esplêndida em sua natureza. Mas cito-a como exemplo, porque essa semana mesmo, assistindo a um trecho do jornal nacional, aposentados e pensionistas choravam porque AINDA, a prefeitura não tinha pago seus salários, alegando FALTA DE VERBA.
Porque o dinheiro pra construir uma ciclovia ( utilizando areia, visto o tempo que durou ), não pode ser utilizado para pagar àqueles que tanto trabalharam e fizeram pela cidade, pelo estado, pelo país!
O que está errado, meus amigos do Naco de Prosa?
Somos nós que viemos de uma sucessão de erros políticos?
Somos nós que nos deixamos levar e hoje, estagnamos de uma forma que quem deveria nos servir nos pune?
Eu definitivamente não entendo!
Aí, o juiz, seja o estado que for, não faz diferença, aos invés de indagar isso que listei acima, ele simplesmente resolve “canetear” e bloqueia nosso acesso a um dos aplicativos mais utilizados no mundo.
A impressão que tenho, é que o Brasil está ótimo, economia, educação e saúde de primeiro mundo, o que desobriga pessoas com funções relevantes e, que nos deveriam proteger, fazem coisas assim... bloquear WhatssApp.
A minha indignação não é pelo bloqueio, embora senti falta porque tenho parentes e amigos espalhados pelo Brasil e, é sempre bom saber de todos, quando não nos é possível viajar. A minha indignação é pelo rumo que as coisas estão tomando, e tenho muito medo de que não consigamos mais virar o lado de tudo, e que muito já se perdeu e não terá como retomarmos.

Não me dói bloquearem o Whats, ou o Face, ou seja lá o que for. Dói-me, é ouvir o grito de desespero, é ver a lágrima escorrendo em rostos desconhecidos, mas não menos importantes, porque não saberá como irá gerir sua família a partir de amanhã porque está desempregado. Ou porque é a última pílula de um remédio controlado, e que amanhã não terá como comprar porque a prefeitura não tem VERBA para pagar o que é dele por direito!
Estão falando que o próximo a ser bloqueado é o Facebook, boato ou não, eu realmente espero um dia ler ou ouvir por aí: o Brasil saiu da UTI.



10 comentários:

  1. Minha amiga Marli, infelizmente o Brasil não vai sair da UTI por um bom tempo, pois todos nós sabemos o motivo dele estar assim, Brasil é rico, riquíssimo, não tem dinheiro é para fazer uma boa e justa distribuição de renda!
    Daria para se escrever aqui um livro, mas disseste tudo!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  2. interesante y bien formulada información Terezinha gracias por compartirla, recibe mis saludos . jr.

    ResponderExcluir
  3. Que acrescentar ao teu excelente texto? Muito inquietante mesmo o rumo que as coisas tomam. Parece que o bom senso sumiu, como vocês dizem. Por cá, apesar de tudo, a situação não é tão gritante, em termos de desigualdade social; mas os casos de corrupção vão vindo à tona como cogumelos. Resta a esperança!
    Bjo, Marli

    ResponderExcluir
  4. OI MARLI!
    COMPACTUO DE TUA INDIGNAÇÃO, NOSSO PAÍS ESTÁ INGOVERNÁVEL E QUANDO PENSAMOS EM QUEM PODERIA FAZÊ-LO COM A DIGNIDADE QUE MERECEMOS, FICA DIFÍCIL CITARMOS UMA SÓ PESSOA.
    ÓTIMO TEU TEXTO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marli
    Que tenhas um fim de semana bom.
    E um dia das Mães, maravilhoso. Confesso, que não tenho mais a minha, ao meu lado aqui na terra. Mas, tenho a esperança de reencontrá-la um dia, em algum lugar de tempo e espaço, por que creio na ressurreição, em nome de Jesus Cristo.
    Um abraço, para você.

    ResponderExcluir
  6. Estou passando para deixar
    um carinho e matar as saudades.
    Desejar um feliz dia das mães,
    Um Domingo abençoado.
    Se for do seu gosto deixei mimos
    na postagem.
    Beijos.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  7. Um texto de indignação e denúncia.
    Que tudo se recomponha por aí.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Acho que você disse muito bem, Marli: o problema não é o bloqueio do WhatsApp... é o bloqueio do Brasil! boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  9. Marli, eu gostei muito desse seu texto, que está muito claro e esclarecedor. E quando se trata dessas modernidades precisamos dessa forma de abordagem. Parabéns.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ler.

    A minha demora, deve-se aos blogues não actualizarem. O sistema não anda bom.

    Beijinhos e um bom Domingo.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Criticar ou não criticar?

Às vezes o que precisamos é apenas um filme que nos traga algo de bom. E esses dias eu estava a procura de algo bom, delicado e encontrei...